Estudo de Amós 5:15 – Comentado e Explicado

Detestai o mal, amai o bem, fazei reinar a justiça nas vossas assembléias; talvez então o Senhor, o Deus dos exércitos, tenha piedade do que resta de José!
Amós 5:15

Comentário de Albert Barnes

Odeie o mal e ame o bem – O homem não deixará de “procurar o mal”, a menos que ele “odeie”; nem ele “buscará o bem”, a menos que o “ame”. Jerônimo: “Ele odeia o mal, que não apenas não é dominado pelo prazer, mas odeia suas ações; e ele ama o bem, que, sem querer, por necessidade ou por medo, faz o que é bom, mas porque é bom. ” Dionísio: “O mal do pecado deve ser odiado, por e para si; o pecador não deve ser odiado em si mesmo, mas apenas o mal nele. Eles odiavam ele, que os reprovava; ele pede que eles odeiem o pecado. Eles “depositam a justiça no chão”; ele ordena a eles que “estabeleçam”, literalmente, “estabeleçam firmemente o julgamento no portão”. Desfazer, na medida do possível, os efeitos do pecado passado, está entre as primícias do arrependimento.

Pode ser que o Senhor Deus dos Exércitos seja gracioso – o “Ele fala assim, em relação à mutabilidade e incerteza, não em Deus, mas no homem. Não há dúvida de que Deus é misericordioso com todos que “odeiam o mal e amam o bem;” mas Ele nem sempre os livra da calamidade ou do cativeiro temporais, porque não é para a salvação deles. No entanto, se Israel “odiasse o mal e amasse o bem”, porventura os teria libertado do cativeiro, embora frequentemente dissesse que deveriam ser levados em cativeiro. Pois assim ele disse às duas tribos em Jeremias: “Emende os teus caminhos e as tuas obras, e eu farei com que habites neste lugar” Jeremias 7: 3 . Mas como Deus sabia que a maioria deles não se arrependeria, Ele disse que “será misericordioso com Israel”, mas “com o restante de José, isto é,“ o restante, de acordo com a eleição da graça ” Romanos 11: 4-5 ; tais como “os sete mil que não dobraram os joelhos diante de Baal”; aqueles que se arrependeram, enquanto “o resto foi endurecido”. Ele diz: “José”, não Efraim, a fim de recordar a eles os feitos de seu pai. A bênção de Jacó sobre José desceu sobre Efraim, mas foi perdida pelo “pecado de Jeroboão, com o qual ele fez Israel pecar”. Rup .: “José em suas obras e sofrimentos era um tipo de Jesus Cristo, em quem o restante é salvo.” “Um remanescente”, no entanto, apenas “deve ser salvo;” assim diz o profeta;

Comentário de John Wesley

Odeie o mal, e ame o bem, e estabeleça juízo na porta; pode ser que o Senhor Deus dos exércitos seja misericordioso com o restante de José.

O mal – Todo o mal entre o povo e a si mesmo.

Amor – Recomenda, incentive, defenda: deixe seu coração para as coisas boas e para os homens bons.

Remanescente – O que as invasões de inimigos ou as guerras civis pouparam e deixaram na Samaria e em Israel.

Comentário de Adam Clarke

Odeie o mal e ame o bem – O que arruina você, evite; o que ajuda você a se apegar. E como prova de que você segue esse conselho, purifica os assentos da justiça e espera que Deus seja misericordioso com o restante de José – com a posteridade das dez tribos.

Comentário de E.W. Bullinger

Odeio o mal, ele. Compare Salmos 34:14 ; Salmos 97:10 . Romanos 12: 9 , isto conclui a última das três exortações.

pode ser Hebraico. você está deitado. O verso inteiro é a exortação: mas o sotaque hebraico marca essa frase, chamando a atenção, não para a incerteza da parte de Jeová, mas para a dificuldade da parte de Israel; e essa ordem para estimular a obediência à exortação. Êxodo 32:30, 2 Reis 19: 4, Joel 2:14 .

Joseph. Colocado pela figura do discurso Synecdoche (da parte), App-6, para todo o Reino do Norte.

Comentário de John Wesley

Odeie o mal, e ame o bem, e estabeleça juízo na porta; pode ser que o Senhor Deus dos exércitos seja misericordioso com o restante de José.

O mal – Todo o mal entre o povo e a si mesmo.

Amor – Recomenda, incentive, defenda: deixe seu coração para as coisas boas e para os homens bons.

Remanescente – O que as invasões de inimigos ou as guerras civis pouparam e deixaram na Samaria e em Israel.

Referências Cruzadas

Exodo 32:30 – No dia seguinte Moisés disse ao povo: “Vocês cometeram um grande pecado. Mas agora subirei ao Senhor, e talvez possa oferecer propiciação pelo pecado de vocês”.

2 Samuel 16:12 – Talvez o Senhor considere a minha aflição e me retribua com o bem a maldição que hoje recebo”.

1 Reis 20:31 – Seus oficiais lhe disseram: “Soubemos que os reis do povo de Israel são misericordiosos. Nós vamos até o rei de Israel vestidos com panos de saco e com cordas no pescoço. Talvez ele poupe a tua vida”.

2 Reis 13:7 – Nada havia sobrado do exército de Jeoacaz, com exceção de cinqüenta cavaleiros, dez carros de guerra e dez mil soldados de infantaria, pois o rei da Síria havia destruído o restante, reduzindo-o a pó.

2 Reis 14:26 – O Senhor viu a amargura com que todos em Israel, tanto escravos quanto livres, estavam sofrendo; não havia ninguém para socorrê-los.

2 Reis 15:29 – Durante seu reinado, Tiglate-Pileser, rei da Assíria, invadiu e conquistou Ijom, Abel-Bete-Maaca, Janoa, Quedes e Hazor. Tomou Gileade e a Galiléia, inclusive toda a terra de Naftali, e deportou o povo para a Assíria.

2 Reis 19:4 – Talvez o Senhor seu Deus ouça todas as palavras do comandante de campo, a quem o senhor dele, o rei da Assíria, enviou para zombar do Deus vivo. E que o Senhor seu Deus o repreenda pelas palavras que ouviu. Portanto, suplique a Deus pelo remanescente que ainda sobrevive”.

2 Crônicas 19:6 – dizendo-lhes: “Considerem atentamente aquilo que fazem, pois vocês não estão julgando para o homem, mas para o Senhor, que estará com vocês sempre que derem um veredicto.

Salmos 34:14 – Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.

Salmos 36:4 – Até na sua cama planeja maldade; nada há de bom no caminho a que se entregou, e ele nunca rejeita o mal.

Salmos 37:27 – Desvie-se do mal e faça o bem; e você terá sempre onde morar.

Salmos 82:2 – “Até quando vocês vão absolver os culpados e favorecer os ímpios? Pausa

Salmos 97:10 – Odeiem o mal, vocês que amam o Senhor, pois ele protege a vida dos seus fiéis e os livra das mãos dos ímpios.

Salmos 119:104 – Ganho entendimento por meio dos teus preceitos; por isso odeio todo caminho de falsidade.

Salmos 139:21 – Acaso não odeio os que te odeiam, Senhor? E não detesto os que se revoltam contra ti?

Jeremias 7:5 – Mas se vocês realmente corrigirem a sua conduta e as suas ações, e se, de fato, tratarem uns aos outros com justiça,

Jeremias 31:7 – Assim diz o Senhor: “Cantem de alegria por causa de Jacó; gritem, exaltando a principal das nações! Proclamem e dêem louvores dizendo: ‘O Senhor salvou o seu povo, o remanescente de Israel’.

Joel 2:14 – Talvez ele volte atrás, arrependa-se, e ao passar deixe uma bênção. Assim vocês poderão fazer ofertas de cereal e ofertas derramadas para o Senhor, o seu Deus.

Amós 5:6 – Busquem o SENHOR e terão vida, do contrário, ele irromperá como um fogo entre os descendentes de José, e a devastará, e não haverá ninguém em Betel para apagá-lo.

Amós 5:10 – vocês odeiam aquele que defende a justiça no tribunal e detestam aquele que conta a verdade.

Amós 5:24 – Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene! “

Amós 6:12 – Acaso correm os cavalos sobre os rochedos? Poderá alguém ará-los com bois? Mas vocês transformaram o direito em veneno, e o fruto da justiça em amargura;

Jonas 3:9 – Talvez Deus se arrependa e abandone a sua ira, e não sejamos destruídos”.

Miquéias 2:12 – “Eu vou de fato ajuntar todos vocês, ó Jacó; sim, vou reunir o remanescente de Israel. Eu os ajuntarei como ovelhas num aprisco, como um rebanho numa pastagem; haverá barulho de muita gente.

Miquéias 5:3 – Por isso os israelitas serão abandonados até que dê à luz a que está em trabalho de parto. Então o restante dos irmãos do governante voltarão para unir-se aos israelitas.

Miquéias 5:7 – O remanescente de Jacó estará no meio de muitos povos como orvalho da parte do Senhor, como aguaceiro sobre a relva; não porá sua esperança no homem nem dependerá dos seres humanos.

Romanos 7:15 – Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio.

Romanos 7:22 – Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus;

Romanos 8:7 – a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.

Romanos 12:9 – O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.

1 Tessalonicenses 5:21 – mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.

3 João 1:11 – Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que faz o mal não viu a Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *