Estudo de Atos 2:43 – Comentado e Explicado

De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém e o temor estava em todos os corações.
Atos 2:43

Comentário de Albert Barnes


E o medo veio – Ou seja, houve grande reverência ou reverência. A multidão pouco antes zombara deles Atos 2:13 ; mas tão impressionante e manifesto foi o poder de Deus nesta ocasião, que silenciou todos os clamores e produziu uma veneração e reverência geral. O efeito de uma grande obra da graça de Deus é comumente produzir uma seriedade e solenidade incomuns em uma comunidade, mesmo entre aqueles que não são convertidos. Ele restringe, subjuga e silencia a oposição.

Toda alma – Toda pessoa ou indivíduo; isto é, sobre o povo em geral; não apenas sobre aqueles que se tornaram cristãos, mas sobre as multidões que testemunharam essas coisas. Tudo foi adequado para produzir esse medo: a recente crucificação de Jesus de Nazaré; as maravilhas que participaram desse evento; os eventos do dia de Pentecostes; e os milagres realizados pelos apóstolos eram todos adequados para difundir solenidade, pensamento e ansiedade através da comunidade.

Muitas maravilhas e sinais – Veja as notas em Atos 2:22 . Isso foi prometido pelo Salvador, Marcos 16:17 . Alguns dos milagres que eles realizaram são especificados nos capítulos seguintes.

Comentário de E.W. Bullinger

em cima de = para.

Comentário de John Calvin

43. E aí veio. Ele significa para nós que o espetáculo e a visão da Igreja eram tais, que assustou os outros, os quais não consentiram em [sua] doutrina; e isso foi feito para preservar e promover a Igreja. Quando alguém é visto, todos os homens se põem firmemente contra o mesmo; e, como a novidade é odiosa, os judeus nunca teriam permitido que a Igreja de Cristo permanecesse um minuto por hora (144) , a menos que o Senhor os tivesse contido com medo, como com um freio. Além disso, Lucas percebe a maneira do medo, que não era o medo que leva os homens à obediência de Cristo, mas o que leva os homens a duvidar, e, portanto, consequentemente, por assim dizer, os atam à mão. e pé, (145) para que não ousem atrapalhar a obra do Senhor. Como há alguns hoje em dia que voluntariamente ignoram o evangelho; ou, pelo menos, estão tão apegados aos cuidados deste mundo que não podem se unir completamente a Cristo; e, no entanto, eles não são tão sinceros, mas confessam que a verdade está do nosso lado; e, portanto, eles descansam, por assim dizer, no meio do caminho, nem favorecem a crueldade dos iníquos, porque têm medo de lutar contra Deus. E enquanto ele diz: Toda alma, ele fala assim por sinédoque. Pois é certo que muitos desprezaram a mão de Deus, e que outros foram atingidos sem grande medo, mas que se enfureceram furiosamente juntos contra a Igreja. (147) Mas o significado de Lucas era este, que havia um poder de Deus na Igreja, que as pessoas na maioria das vezes não tinham uma palavra a dizer. (148)

E muitas maravilhas. Este membro também serve para mostrar a causa. Pois os milagres serviram para deixá-los com medo, juntamente com outras obras de Deus, embora essa não fosse a única razão, mas uma de muitas, pelas quais eles tinham medo de se opor a Deus, que estava daquele lado, quando se reuniram por eles. os milagres; de onde concluímos que eles não são apenas lucrativos para trazer homens a Deus, (149) mas também para tornar os iníquos um pouco mais gentis, e para que possam domar sua furiosidade. Faraó era um homem de teimosia desesperada ( Êxodo 8: 8 , etc. 19), e ainda assim vemos como os milagres às vezes perfuram seu coração obstinado. Ele os esquece aos poucos; mas quando a mão de Deus é pesada sobre ele, ele é compelido pelo medo a ceder. Para ser breve, Lucas ensina que os judeus eram assim impedidos, que a Igreja, que poderia ter sido facilmente destruída, poderia ter levantado sua cabeça. (150) Que coisa muitas vezes tentamos (151) mesmo em nosso tempo. E ele não apenas declara que foram superados pelo medo, para que não sejam tão ousados ??a ponto de tentarem tanto quanto desejavam fazer mal à Igreja, mas também foram humilhados com reverência à glória do evangelho.

Comentário de Adam Clarke

E o medo veio sobre toda alma – Diferentes MSS. e as versões leram esta cláusula assim: E Grande medo e Tremor vieram sobre toda alma em Jerusalém. Durante várias semanas, eles tiveram uma série dos milagres mais surpreendentes realizados diante de seus olhos; ficaram perplexos e confusos com a maneira pela qual os apóstolos pregavam, que os acusavam de casa pelo assassinato deliberado de Jesus Cristo, e que atestavam, da maneira mais positiva, que ele havia ressuscitado dentre os mortos e que Deus havia enviado aquela poderosa efusão do Espírito que eles agora testemunharam como prova de sua ressurreição e ascensão, e que essa mesma pessoa a quem eles crucificaram foi designada por Deus para ser o juiz de rápida e morta. Em conseqüência, estavam cheios de remorso e apreensivos dos julgamentos de Deus; e as maravilhas e sinais continuamente operados pelos apóstolos eram ao mesmo tempo provas da origem celestial de sua doutrina e missão, e de sua própria baixeza, perfídia e maldade.

Comentário de Thomas Coke

Atos 2:43 . E o medo veio sobre toda alma: Um medo reverencial , misturado com admiração e respeito. O Dr. Heylin lê o versículo: E as mentes de todos os homens ficaram impressionadas com as muitas maravilhas e milagres que foram realizados pelos apóstolos.

Comentário de John Wesley

E o medo veio sobre toda alma; e muitas maravilhas e sinais foram feitos pelos apóstolos.

E o medo veio sobre toda alma – Dos que não se uniram a eles: pelo que a perseguição foi impedida, até que fosse necessária para eles.

Referências Cruzadas

Ester 8:17 – Em cada província e em cada cidade, onde quer que chegasse o decreto do rei, havia alegria e júbilo entre os judeus, com banquetes e festas. Muitos que pertenciam a outros povos do reino tornaram-se judeus, porque o temor dos judeus tinha se apoderado deles.

Jeremias 33:9 – Então Jerusalém será para mim uma fonte de alegria, de louvor e de glória, diante de todas as nações da terra que ouvirem acerca de todos os benefícios que faço por ela. Elas temerão e tremerão diante da paz e da prosperidade que eu lhe concedo’.

Oséias 3:5 – Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus, e Davi, seu rei. Virão tremendo atrás do Senhor e das suas bênçãos, nos últimos dias.

Marcos 16:17 – Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;

Lucas 7:16 – Todos ficaram cheios de temor e louvavam a Deus. “Um grande profeta se levantou entre nós”, diziam eles. “Deus interveio em favor do seu povo”.

Lucas 8:37 – Então, todo o povo da região dos gerasenos suplicou a Jesus que se retirasse, porque estavam dominados pelo medo. Ele entrou no barco e regressou.

João 14:12 – Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.

Atos dos Apóstolos 3:6 – Disse Pedro: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande”.

Atos dos Apóstolos 4:33 – Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles.

Atos dos Apóstolos 5:11 – E grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos.

Atos dos Apóstolos 5:12 – Os apóstolos realizavam muitos sinais e maravilhas entre o povo. Todos os que creram costumavam reunir-se no Pórtico de Salomão.

Atos dos Apóstolos 5:13 – Dos demais, ninguém ousava juntar-se a eles, embora o povo os tivesse em alto conceito.

Atos dos Apóstolos 5:15 – de modo que o povo também levava os doentes às ruas e os colocava em camas e macas, para que pelo menos a sombra de Pedro se projetasse sobre alguns, enquanto ele passava.

Atos dos Apóstolos 9:34 – Disse-lhe Pedro: “Enéias, Jesus Cristo vai curá-lo! Levante-se e arrume a sua cama”. Ele se levantou imediatamente.

Atos dos Apóstolos 9:40 – Pedro mandou que todos saíssem do quarto; depois, ajoelhou-se e orou. Voltando-se para a mulher morta, disse: “Tabita, levante-se”. Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *