Estudo de Atos 8:36 – Comentado e Explicado

Continuando o caminho, encontraram água. Disse então o eunuco: Eis aí a água. Que impede que eu seja batizado?
Atos 8:36

Comentário de Albert Barnes

Enquanto eles seguiam seu caminho – Em sua jornada.

Uma certa água – A expressão usada aqui não determina se era um rio, um riacho ou uma piscina em pé. E não há circunstâncias para determinar isso. É sabido, no entanto, que não há rio grande ou riacho muito considerável nesta vizinhança. Tudo o que se sugere é que havia água suficiente para realizar o ritual do batismo. Grotius diz que eles chegaram “a uma fonte que ficava no bairro de Bethsora, na tribo de Juda, no vigésimo marco de Aelia (Jerusalém) a Hebron”. Esta é, no entanto, uma tradição tirada de Eusébio. O local ainda é mostrado (Pococke).

O que me atrapalha … – Isso mostra que ele havia sido instruído por Philip sobre a natureza e o design do batismo. Também evidencia um propósito ao mesmo tempo entregar-se a Cristo, professar seu nome e dedicar-se ao seu serviço.

Para ser batizado – Sobre o significado da palavra “batizar” ßapt??? baptizo, veja todas as notas em Mateus 3: 6 , Mateus 3:16 .

Comentário de E.W. Bullinger

Ligado = desativado. Grego. kata. App-104.

Veja = Eis. Grego. idou. App-133.

Comentário de John Calvin

36. O que me deixa? O batismo do eunuco agora está garantido, de onde reunimos o quanto ele lucrou em pouco tempo, visto que ele se oferece voluntariamente para dar seu nome a Cristo. Pois deve ser necessário que a esteja em um estado maduro em seu coração, visto que ele entra em uma profissão externa com tanto desejo. Não gosto do que Crisóstomo nota, que ele foi impedido com modéstia de exigir o batismo claramente; pois esse interrogatório tem maior veemência do que se ele tivesse simplesmente dito a Filipe, terei que me batizar. Mas vemos que Cristo foi pregado a ele de tal maneira, que ele sabia que o batismo era um sinal de nova vida nele, e que, portanto, ele não negligenciaria o mesmo, porque foi acrescentado à palavra, e um acréscimo como era inseparável. Portanto, ao abraçar de bom grado aquilo que ouviu a respeito de Cristo, agora ele rompe com zelo piedoso a confissão externa de fé; nem ele acha que é suficiente para ele acreditar interiormente diante de Deus, a menos que testemunhe perante os homens que ele é um cristão. Pode ter acontecido muitas coisas em sua mente, o que poderia impedi-lo de ser batizado, para que ele não se abrisse ao ódio e repreendesse a rainha e também toda a nação. Mas ele nega que alguma dessas coisas o impeça de desejar ser contado entre os discípulos de Cristo. Se, sendo instruído por algumas horas, chegou a esse ponto, quão imunda é a lentidão dos homens que reprimem a fé que eles conceberam, tendo sido ensinados cinco, dez ou vinte anos?

Se você crer com todo o seu coração. Enquanto o eunuco não é admitido no batismo, até que ele tenha confessado sua fé, devemos buscar uma regra geral: que esses não devem [ser] recebidos na Igreja, que antes estavam distantes do mesmo, até que testemunhou que eles acreditam em Cristo. Pois o batismo é, por assim dizer, um aspecto de fé, e, portanto, é mais tarde. Em segundo lugar, se for dado sem fé, de quem é o selo, é ao mesmo tempo mau e profano demais. Porém, companheiros frenéticos praticam, tanto inábil quanto inconscientemente, batizar crianças de cor abaixo. Por que aconteceu que a fé precede o batismo no eunuco? Ou seja, porque vendo que Cristo comercializa somente aqueles que são da família da Igreja com esta nota e marca, eles devem ser enxertados na Igreja que deve ser batizada. E como é certo que aqueles que são crescidos são enxertados pela fé, então eu digo que os filhos dos piedosos nascem filhos da Igreja e que eles são considerados membros de Cristo desde o ventre, porque Deus nos adota sobre esta condição, para que ele também seja o Pai de nossa semente. Portanto, embora a fé seja necessária naqueles que crescem, isso é traduzido injustamente em crianças cujo estado é muito diferente. Mas certos grandes homens abusaram deste lugar, quando, como provariam que a fé não tem confirmação pelo batismo. Pois eles raciocinaram assim: O eunuco é ordenado a trazer fé perfeita ao batismo; portanto, nada poderia ser acrescentado. Mas as Escrituras tomam todo o coração muitas vezes por um coração sincero e não fingido, cujo oposto é um coração duplo. De modo que não há motivo para imaginarmos que eles acreditam perfeitamente em quem acredita com todo o coração, visto que pode haver uma fé fraca e fraca nele que, apesar de tudo, tenha uma mente sã e uma mente livre de toda hipocrisia. . Assim devemos tomar o que Davi diz: Que ele ama o Senhor com todo o seu coração. Filipe havia, de fato, batizado os samaritanos antes, e mesmo assim sabia que eles ainda estavam longe da realidade. Portanto, a fé de todo o coração é aquela que, tendo raízes vivas no coração, ainda assim deseja aumentar diariamente.

Eu acredito que Jesus Cristo. Como o batismo está fundamentado em Cristo, e como a verdade e a força dele estão contidas ali, o eunuco coloca Cristo sozinho diante de seus olhos. O eunuco sabia antes que havia um Deus que fez a aliança com Abraão, que deu a lei pela mão de Moisés, que separou um povo das outras nações, que prometeu a Cristo, por quem ele seria misericordioso com o mundo . Agora ele confessa que Jesus Cristo é o Redentor do mundo e o Filho de Deus; sob o qual ele compreende brevemente todas as coisas que as Escrituras atribuem a Cristo. Esta é a fé perfeita de que Filipe falou ultimamente, que recebe a Cristo, como foi prometido em tempos passados, e também demonstrou longamente, e que, com a sincera afeição do coração, como Paulo não quer que essa fé seja fingida . Todo aquele que não tem isso quando adulto, em vão se vangloria do batismo de sua infância. Pois, para esse fim, Cristo admite bebês pelo batismo, para que, tão logo a capacidade de sua idade sofra, eles possam se viciar em seus discípulos e que, sendo batizados com o Espírito Santo, possam compreender, com o entendimento da fé. , seu poder que o batismo prefigura.

Comentário de Adam Clarke

Veja, aqui está a água – Ele não estava disposto a omitir a primeira oportunidade que se apresentava ao assumir a profissão do Evangelho. Com isso, podemos ver que Filipe havia explicado a ele toda a fé cristã e a maneira pela qual os crentes foram trazidos para a Igreja Cristã.

Comentário de Thomas Coke

Atos 8:36 . Eles chegaram a uma certa água: ?? ?d??, uma certa água parece ter um significado diminuto e íntimo de que não era água de nenhuma profundidade: Jerome, Sandys e outros viajantes falam dela como uma certa fonte ou fonte, que se ergue ao pé de uma montanha na tribo de Judá ou Benjamim, cujas águas são sugadas pelo mesmo terreno que as produz; e eles relatam que este era o lugar onde o eunuco foi batizado por Filipe. Veja Hieron. de Locis Hebr. página 41 e Sandys ‘Travels, lib. 2: pag. 142

Comentário de John Wesley

E, seguindo o caminho, chegaram a uma certa água; e o eunuco disse: Veja, aqui está a água; o que me impede de ser batizado?

E ao seguirem no caminho, chegaram a uma certa água – Assim, mesmo as circunstâncias da jornada estavam sob a direção de Deus. O reino de Deus se adapta a circunstâncias externas, sem qualquer violência, como o ar cede a todos os corpos e, no entanto, permeia a todos.

O que me impede de ser batizado? – Provavelmente ele havia sido circuncidado: caso contrário Cornélio não teria sido o primeiro fruto dos gentios.

Referências Cruzadas

Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

João 3:5 – Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

João 3:23 – João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e o povo vinha para ser batizado.

Atos dos Apóstolos 10:47 – “Pode alguém negar a água, impedindo que estes sejam batizados? Eles receberam o Espírito Santo como nós! “

Tito 3:5 – não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

1 João 5:6 – Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *