Estudo de Êxodo 32:30 – Comentado e Explicado

No dia seguinte, Moisés disse ao povo: "Cometestes um grande pecado. Mas vou subir hoje ao Senhor; talvez obtenha o perdão de vossa culpa."
Êxodo 32:30

Comentário de Scofield

expiação

(Veja Scofield “ Êxodo 29:33 “) .

Comentário de John Calvin

30. No dia seguinte, Moisés disse que, na medida em que esse julgamento de Deus era terrível, para que os israelitas não caíssem em desespero, Moisés dirige-lhes um consolo para acalmar sua tristeza, prometendo que ele fará um pedido a ele. Deus em favor deles. Enquanto isso, para se apresentarem como humildes suplicantes à misericórdia de Deus, ele os lembra da enormidade de seus pecados. As palavras hebraicas significam literalmente: 352) pecastes um grande pecado; não há, contudo, ambiguidade no sentido; pois ele os humilhava, colocando diante deles a grandeza de seus crimes, para que se entregassem sinceramente ao arrependimento. Para o mesmo efeito é (353) a partícula ???? , auli, que é freqüentemente usada para expressar incerteza, mas aqui, como em muitos outros lugares, apenas denota dificuldade; para que, como é frequentemente o caso, eles devam pensar em pedir perdão despreocupadamente e sem cuidado, e não com sinceridade ansiosa. Assim, quando Pedro se dirige a Simão Mago, ele pede que ele ore, “se talvez” sua iniqüidade possa ser perdoada, ( Atos 8:22 😉 não para que ele vacile ou vacile em sua mente como aqueles que estão em suspense ou dúvida, mas, aterrorizado pelo medo da ira de Deus, ele deveria procurar ansiosamente o remédio.

Referências Cruzadas

Exodo 32:31 – Assim, Moisés voltou ao Senhor e disse: “Ah, que grande pecado cometeu este povo! Fizeram para si um deus de ouro.

Exodo 32:32 – Mas agora, eu te rogo, perdoa-lhes o pecado; se não, risca-me do teu livro que escreveste”.

Números 16:47 – Arão fez o que Moisés ordenou e correu para o meio da assembléia. A praga já havia começado entre o povo, mas Arão ofereceu o incenso e fez propiciação por eles.

Números 25:13 – Dele e dos seus descendentes será a aliança do sacerdócio perpétuo, porque ele foi zeloso pelo seu Deus e fez propiciação pelos israelitas”.

1 Samuel 2:17 – O pecado desses jovens era muito grande à vista do Senhor, pois eles estavam tratando com desprezo a oferta do Senhor.

1 Samuel 12:20 – Respondeu Samuel: “Não tenham medo. De fato, vocês fizeram todo esse mal, mas não deixem de seguir o Senhor, antes, sirvam o Senhor de todo o coração.

1 Samuel 12:23 – E longe de mim esteja pecar contra o Senhor, deixando de orar por vocês. Também lhes ensinarei o caminho que é bom e direito.

2 Samuel 12:9 – Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele.

2 Samuel 16:12 – Talvez o Senhor considere a minha aflição e me retribua com o bem a maldição que hoje recebo”.

2 Reis 17:21 – Quando o Senhor separou Israel da dinastia de Davi, os israelitas escolheram como rei Jeroboão, filho de Nebate, que induziu Israel a deixar de seguir o Senhor e o levou a cometer grande pecado.

Jó 42:7 – Depois que o Senhor disse essas palavras a Jó, disse também ao Elifaz, de Temã: “Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó.

Amós 5:15 – Odeiem o mal, amem o bem; estabeleçam a justiça nos tribunais. Talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, tenha misericórdia do remanescente de José.

Jonas 3:9 – Talvez Deus se arrependa e abandone a sua ira, e não sejamos destruídos”.

Lucas 7:47 – Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”.

Lucas 15:18 – Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.

Romanos 9:3 – Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça,

Gálatas 3:13 – Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.

2 Timóteo 2:25 – Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,

Tiago 5:16 – Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *