Estudo de Jeremias 12:3 – Comentado e Explicado

Mas vós, Senhor, me conheceis e me vedes, e sondais os sentimentos do meu coração a vosso respeito. Arrebatai-os, quais carneiros para a matança, e consagrai-os em vista ao massacre.
Jeremias 12:3

Comentário de Albert Barnes

Você me viu … – Antes, “você me vê e experimenta o meu coração” em todos os momentos, e conhece a sinceridade de sua devoção “a Ti”.

Puxe-os para fora – O original é usado Jeremias 10:20, do rompimento dos cabos da tenda, e Ezequiel 17: 9, do arrancamento das raízes. Jeremias não duvida da justiça de Deus ou do castigo final dos ímpios, mas deseja que seja administrada de maneira resumida.

Prepare – literalmente, “santifique”, isto é, dedique.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 12: 3 . Puxe-os para fora, etc. – Você os separará como ovelhas a serem sacrificadas, e os separará, etc. Houbigant.

Comentário de Adam Clarke

Mas tu, ó Senhor, me conheces – eu sei que os próprios segredos do meu coração são conhecidos por ti; e me alegro disso, pois sabes que meu coração está para ti – é reto e sincero.

Comentário de John Calvin

O Profeta não está aqui solícito, mas, pelo contrário, empreende a defesa de seu próprio ofício, como se ele tivesse dito isso, cumpriu fielmente o ofício que Deus lhe confiou. Embora então os judeus, e até os cidadãos de Anathoth, seu próprio povo, o perseguissem injustamente, ele ainda não estava empolgado com erros particulares; e apesar de ter desconsiderado completamente essas questões, ele ainda não podia desistir da defesa de seu cargo. Ele então não fala aqui de seus próprios sentimentos particulares, mas apenas reivindica para si mesmo fidelidade e sinceridade diante de Deus no desempenho de seu ofício como professor; como se ele tivesse dito que executou o que Deus lhe ordenara que fizesse, e que, portanto, os judeus não lutavam com um ser mortal, mas com o próprio Deus.

Por isso, ele diz: Mas tu, Jeová, me conhece e me vê, e tenta meu coração para ti; isto é, tu sabes como sinceramente te sirvo, e esforças-te por cumprir a minha vocação e assim obedecer à tua ordem. Posteriormente, ele se gloria sobre eles como conquistador e diz: “ Desenhe-os como ovelhas para o dia do sacrifício, prepare-os para o abate”. Aqui, sem dúvida, o Profeta pretendia não apenas tocar, mas também ferir fortemente os judeus, a fim de que pudessem saibam que até então estavam seguros a nenhum propósito e à sua própria ruína, porque Deus os havia poupado. Aqueles que consideram que o próprio Profeta estava perturbado, porque viu que Deus era propício e gentil com os ímpios, pensam que, com referência a si mesmo, ele se consolou com isso – que o julgamento de Deus estava próximo; mas não duvido que o Profeta tenha considerado os judeus, como já te lembrei. Quando, portanto, ele viu que eles eram tortuosos em suas ilusões, ele pretendia despertar suas sensibilidades, dizendo: “Entendo como é, ó Senhor; de fato você se admite; mas qual é a sua finalidade senão que eles sejam engordados para o dia do abate? ”

Ele diz, primeiro: Tu os atrairás: outros lêem: “Tu os conduzirás adiante”, e citar uma passagem em Judas 20:32 , onde ??? nutak, é tomada neste sentido. A palavra significa apropriadamente extrair com força, como quando uma árvore é puxada para cima ou quando alguém é puxado contra sua vontade; e esse é o sentido mais adequado à presente passagem. Tu os desenharás então ; isto é, você de repente os atrairá para o matadouro. Ele então sugere que não havia razão para que os judeus estivessem adormecidos em sua prosperidade, pois Deus poderia em um momento agir contra eles; e como a dor de quem está em trabalho de parto é repentina, assim também, quando os iníquos dizem: Paz e segurança, sua ruína virá repentinamente sobre eles. ( 1 Tessalonicenses 5: 3 ) Isso é o que o Profeta agora quer dizer agora: mas ele segue seu caminho de ensino; pois ele não se dirige aos homens como todos eram surdos, mas fala ao próprio Deus, para que sua doutrina seja mais eficaz: então os atrairás e os prepararás ; pois é uma oração: prepara-os para o dia do abate (56)

A última expressão deve ser notada especialmente. O Profeta, de fato, parece aqui, em um sentimento excitado, imprecar a ruína nas pessoas; mas não há dúvida de que ele estava aqui cumprindo o dever de seu cargo, pois era o arauto da vingança de Deus. Portanto, IIe pede a Deus para executar o que ele havia ordenado que ele denunciasse sobre o povo. Muitas vezes promulgara o que Deus havia decidido fazer com eles, mas não havia comovido ninguém: agora pede a Deus que cumpra o que havia predito aos judeus – que eles pereceriam em breve, porque se recusavam a se arrepender.

Podemos também aprender com esta passagem: – quando os ímpios acumulam riquezas, eles são engordados. Quando os bois aram e as ovelhas são alimentadas para que possam dar lã e dar à luz jovens, não são alimentadas para engordar, e uma quantidade moderada de alimento será suficiente para elas; mas quando alguém pretende preparar ovelhas ou bois para o matadouro, engorda-os. Portanto, a alimentação deles não passa de engorda; e a engorda deles é uma preparação para o abate. Eu disse, portanto, que uma doutrina muito útil está incluída nessa forma de falar; pois quando vemos que abundância de riqueza e poder abundam entre os ímpios e os desprezadores de Deus, vemos que eles são assim multados com coisas boas, para que engordem: – engorda ou abarrota. Então, não devemos tolerar que eles sejam cobertos com sua própria gordura, pois estão preparados para o dia do abate. Segue-se –

Mas tu, Jeová, me conheces; Vês-me e experimentas o meu coração para ti; tira-os como ovelhas para sacrifício, e separa-os para o dia do matadouro.

É evidente que “ver”, que está aqui no tempo futuro, deve ser tomado como expressão de um ato presente. Seria assim traduzido em galês:

F “> (lang. Cy) Ond ti Jehova, adwaenaist vi;
Gweli vi, um phrovi, vy nghalon tuag atat.

Deus o conhecia, ele ainda o estava vendo e aprovava seu coração diante dele, enquanto a Septuaginta expressava as palavras. Provar aqui, ou “tentar”, significa um julgamento pelo qual uma coisa é considerada genuína. Blayney dá o significado por uma paráfrase, –

Podes discernir por provação o meu coração para estar contigo.

Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

preparar = separar ou dedicar.

Referências Cruzadas

2 Reis 20:3 – “Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas”. E Ezequias chorou amargamente.

1 Crônicas 29:17 – Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade. Tudo o que dei foi espontaneamente e com integridade de coração. E agora vi com alegria com quanta disposição o teu povo, que aqui está, tem contribuído.

Jó 23:10 – Mas ele conhece o caminho por onde ando; se me puser à prova, aparecerei como o ouro.

Salmos 17:3 – Provas o meu coração e de noite me examinas, tu me sondas, e nada encontras; decidi que a minha boca não pecará

Salmos 26:1 – Faze-me justiça, Senhor, pois tenho vivido com integridade. Tenho confiado no Senhor, sem vacilação.

Salmos 44:21 – Deus não o teria descoberto? Pois ele conhece os segredos do coração!

Salmos 44:22 – Contudo, por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro.

Salmos 139:1 – Senhor, tu me sondas e me conheces.

Salmos 139:23 – Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações.

Jeremias 11:19 – Eu era como um cordeiro manso levado ao matadouro; não tinha percebido que tramavam contra mim, dizendo: “Destruamos a árvore e a sua seiva, vamos cortá-lo da terra dos viventes para que o seu nome não seja mais lembrado”.

Jeremias 11:20 – Ó Senhor dos Exércitos, justo juiz que provas o coração e a mente, espero ver a tua vingança sobre eles, pois a ti expus a minha causa.

Jeremias 17:18 – Que os meus perseguidores sejam humilhados, mas não eu; que eles sejam aterrorizados, mas não eu. Traze sobre eles o dia da desgraça; destrói-os com destruição dobrada.

Jeremias 18:21 – Por isso entrega os filhos deles à fome e ao poder da espada. Que as suas mulheres fiquem sem filhos e viúvas; que os seus homens sejam mortos, e os seus rapazes sejam mortos pela espada na batalha.

Jeremias 20:12 – Ó Senhor dos Exércitos, tu que examinas o justo e vês o coração e a mente, deixa-me ver a tua vingança sobre eles, pois a ti expus a minha causa.

Jeremias 48:15 – Moabe foi destruída e suas cidades serão invadidas; o melhor dos seus jovens desceu para a matança”, declara o Rei, cujo nome é o Senhor dos Exércitos.

Jeremias 50:27 – Matem todos os seus jovens guerreiros! Que eles desçam para o matadouro! Ai deles! Pois chegou o seu dia, a hora de serem castigados.

Jeremias 51:4 – Eles cairão mortos na Babilônia, mortalmente feridos em suas ruas.

João 21:17 – Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama? ” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama? ” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas.

Tiago 5:5 – Vocês viveram luxuosamente na terra, desfrutando prazeres, e fartaram-se de comida em dia de abate.

1 João 3:20 – quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *