Estudo de Jeremias 23:24 – Comentado e Explicado

Poderá um homem se ocultar de tal modo que eu o não veja? – oráculo do Senhor. Porventura não enche minha presença o céu e a terra? – oráculo do Senhor.
Jeremias 23:24

Comentário de John Calvin

E que esse é o significado aparece mais claramente no próximo versículo, que deve ser lido em conexão com isso; Um homem se esconderá em cobertores, para que eu não o veja? (106) Este versículo é adicionado a título de explicação; portanto, não há dúvida de que respeitamos as palavras, distantes e próximas, – que Deus é dito ser um Deus à distância; porque seus olhos penetram nas profundezas mais baixas, para que nada possa escapar dele.

É de admirar que os tradutores de grego tenham cometido um erro tão grande; pois eles mudaram completamente o sentido – que Deus é Deus próximo, mas não distante. Em primeiro lugar, eles não consideraram a questão e, então, como não viram a deriva da passagem, inventaram a partir de seus próprios cérebros, o que é totalmente remoto das palavras do Profeta. Esse sentimento, de que Deus está próximo e não está longe, é realmente verdadeiro; mas o que se entende aqui é outra coisa: Deus vê de uma maneira muito diferente dos homens, pois ele vê plena e perfeitamente o que está mais distante dele, de acordo com a passagem que citamos nos Salmos 102: 19 ; e há outro nos Salmos 139: 7 , onde o salmista diz:

“Para onde fugirei do teu rosto? pois se eu subir ao céu, você estará lá; se eu me deitar no inferno, ali estenderás a tua mão; se eu pegar as asas do amanhecer e voar para as nuvens, até a tua mão me segurará ali; se procuro coberturas, até a própria noite está diante de ti como a luz, e as trevas brilham como a luz. ”

Se, então, juntarmos essas duas passagens, não aparecerá nada ambíguo nas palavras de Jeremias – mesmo que Deus penetre com seus olhos nas profundezas mais baixas, para que nada oculte dele.

Mas Jeremias não apenas explica o significado do último versículo, mas também faz um uso prático dele; Será que alguém, diz ele, se esconde em abrigos para que eu não o veja? A visão de Deus tem uma referência ao seu julgamento. Então todas as especulações frívolas devem ser deixadas de lado, uma vez que as Escrituras dizem que Deus vê todas as coisas; mas devemos considerar especialmente para que propósito ele vê todas as coisas; o que é evidentemente isso – que ele pode finalmente julgar o que quer que seja feito pelos homens. Existe então uma aplicação da doutrina ao nosso caso; pois, portanto, aprendemos que tudo o que fazemos, pensamos e falamos é conhecido por Deus.

Por abrigos ou esconderijos, ele se refere a todas as fraudes secretas que os homens pensam que podem cobrir; mas com tal tentativa, eles ganham nada além de um julgamento mais pesado. Por abrigos, então devemos entender todos os pensamentos vãos que os hipócritas alimentam; pois pensam que podem se esconder tanto que Deus não pode ver seus propósitos. Por isso, Deus ri deles com desprezo e diz com efeito: “Deixem que entrem em seus abrigos, escondam-se o quanto quiserem; ainda os vejo em seus abrigos não menos claramente do que se estivessem bem perto de mim. ”

Para confirmar isso, ele acrescenta: Não encho o céu e a terra, diz Jeová? Isso não deve ser explicado de maneira refinada da infinita essência de Deus. É verdade que sua essência se estende através do céu e da terra, pois é interminável. Mas as Escrituras não querem que nos alimentemos de noções frívolas e inúteis; ensina apenas o que vale a pena promover a verdadeira religião. O que, portanto, Deus declara aqui, que ele preenche o céu e a terra, deve ser aplicado à sua providência e seu poder; como se dissesse que não está tão ocupado com as coisas do céu que negligencia as preocupações da terra, como sonham os homens profanos; mas diz-se que ele preenche o céu e a terra, porque ele governa todas as coisas, porque todas as coisas são notadas por ele, porque ele é, em suma, o juiz do mundo.

Agora percebemos o que o Profeta quer dizer; e esta passagem tem direito a um aviso particular, porque esse erro de imaginar um Deus como nós é consagrado quase em todos nós. Por isso, é que os homens se permitem tanta liberdade; pois consideram uma coisa leve cumprir seu dever para com Deus, porque não refletem que tipo de ser ele é, mas pensam nele de acordo com seu próprio entendimento e caráter. Como, portanto, somos grosseiros em nossas idéias, torna-se cuidadosamente refletir sobre essa passagem, onde Deus declara, que ele não é apenas um Deus próximo, ou seja, que ele não é como nós, que apenas um poder limitado de ver, mas que ele vê nas mais densas trevas e na luz mais clara; e que, portanto, de nada serve para enganar a si mesmos que cavam por si mesmas cavernas, como é dito em Isaías, e se escondem em profundos labirintos. ( Isaías 2:21 .) Assim, ele nega que eles ganhem alguma coisa, e dá isso como a razão,

“Porque ele enche o céu e a terra;”

isto é, sua providência, seu poder e sua justiça são tão difundidos em todos os lugares, que onde quer que os homens se atinjam, é impossível que eles se ocultem dele. Segue-se, –

Pode um homem esconder-se nos esconderijos, para que eu não o veja, diz Jeová? Não encho os céus e a terra, diz Jeová?

A primeira linha pode ser renderizada mais literalmente:

Um homem pode se secretar em segredo?

Em galês, –

(lang. cy) Um lecha dyn mewn llechveydd?

“Os céus”, e não o “céu”, deveria ser a palavra na última linha; e Blayney também o processa. O céu visível e o invisível são destinados. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

Pode . . . ? . . . Faz . . . ? Figura do discurso E rotesis.

preencher. O sotaque hebraico ( Tiphcha” ) enfatiza o” preenchimento “(não a” terra “), denotando a plenitude da presença divina que nenhum lugar pode conter ou excluir. Uma plenitude de graça, do profético palavra de julgamento e promessa.

Referências Cruzadas

Gênesis 16:13 – Este foi o nome que ela deu ao Senhor que lhe havia falado: “Tu és o Deus que me vê”, pois dissera: “Teria eu visto Aquele que me vê? “

1 Reis 8:27 – “Mas será possível que Deus habite na terra? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te. Muito menos este templo que construí!

2 Crônicas 2:6 – Mas quem é capaz de construir um templo para ele, visto que os céus não podem contê-lo, nem mesmo os mais altos céus? Quem sou eu, então, para lhe construir um templo, a não ser como um lugar para queimar sacrifícios perante ele?

2 Crônicas 6:18 – “Mas será possível que Deus habite na terra com os homens? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te. Muito menos este templo que construí!

Jó 22:13 – Contudo você diz: ‘Que é que Deus sabe? Poderá julgar através de tão grande escuridão?

Jó 24:13 – “Há os que se revoltam contra a luz, não conhecem os caminhos dela e não permanecem em suas veredas.

Salmos 10:11 – Pensa consigo mesmo: “Deus se esqueceu; escondeu o rosto e nunca verá isto”.

Salmos 90:8 – Conheces as nossas iniqüidades; não escapam os nossos pecados secretos à luz da tua presença.

Salmos 139:7 – Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?

Salmos 139:11 – Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor,

Salmos 148:13 – Louvem todos o nome do Senhor, pois somente o seu nome é exaltado; a sua majestade está acima da terra e dos céus.

Provérbios 15:3 – Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons.

Isaías 29:15 – Ai daqueles que descem às profundezas para esconder seus planos do Senhor, que agem nas trevas e pensam: “Quem é que nos vê? Quem ficará sabendo? “

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Isaías 66:1 – Assim diz o Senhor: “O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? É este o meu lugar de descanso?

Jeremias 49:10 – Mas eu despi Esaú e descobri os seus esconderijos, para que ele não mais se esconda. Os seus filhos, parentes e vizinhos foram destruídos. Ninguém restou para dizer:

Ezequiel 8:12 – Ele me disse: “Filho do homem, você viu o que as autoridades da nação de Israel estão fazendo nas trevas, cada um no santuário de sua própria imagem esculpida? Eles dizem: ‘O Senhor não nos vê; o Senhor abandonou o país’ “.

Ezequiel 9:9 – Ele me respondeu: “A iniqüidade da nação de Israel e de Judá é enorme; a terra está cheia de sangue derramado e a cidade está cheia de injustiça. Eles dizem: ‘O Senhor abandonou o país; o Senhor não nos vê’.

Daniel 4:35 – Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: “O que fizeste? “

Amós 9:2 – Ainda que escavem até às profundezas, dali a minha mão irá tirá-los. Se subirem até os céus, de lá os farei descer.

Efésios 1:23 – que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *