Estudo de Miquéias 7:10 – Comentado e Explicado

Minha inimiga verá isso e ficará coberta de vergonha, ela que me dizia: Onde está o Senhor teu Deus? Meus olhos a contemplarão, quando for pisada aos pés como a lama das ruas.
Miquéias 7:10

Comentário de Albert Barnes

Então – (E) ela que é minha inimiga a verá, e a vergonha cobrirá a que me disse: Onde está ele, aquele de quem você se vangloria, o Senhor teu Deus? A causa de sua alegria, então, é que cessariam as blasfêmias do inimigo de Deus. Esta foi a parte mais amarga do seu copo, que eles disseram diariamente: “Onde está agora o teu Deus? venha Ele e te salve; como se Ele não pudesse, ou como se não a amasse, e ela presumiu em vão a Sua ajuda. Mesmo quando caído, era por causa dele que ela era odiada, que parecia superada nela: como ele era odiado em seus mártires, e eles perguntaram: “Onde está o Deus dos cristãos?” Agora a provocação foi fechada e voltou a ser usada por quem a usava. A roda, que eles giraram contra ela, girou sobre si mesma. Os que haviam dito: olhemos para Sião, agora tinham vergonha de sua esperança ter falhado. Eles desejavam alimentar a miséria dela; Sião teve sua reverente alegria ao contemplar a justiça de Deus. Babilônia foi pisada pelos medos e persas, e os que ela deixara em cativeiro a viram. Daniel estava no palácio, quando Belsazar foi morto.

A alma de alguém que conheceu o castigo de Deus, não pode deixar de ler sua própria história aqui. A alma pecaminosa é ao mesmo tempo o objeto do amor de Deus e tem aquilo que Deus odeia. Deus odeia o mal em nós, mesmo enquanto a mentira nos ama, sendo ou tendo sido, o mal. Ele perdoa, mas castiga. Seu descontentamento é o canal de Seu bom prazer. Natã disse a Davi: “O Senhor repudiou o teu pecado” 2 Samuel 12:10 , 2 Samuel 12:13 , mas também: “a espada nunca se apartará da tua casa”. Faz parte do Seu perdão purificar a alma com um “espírito de queimação” Isaías 4: 4 . “Parece-me”, diz Jerome, “que Jerusalém é toda alma, que tinha sido o templo do Senhor, e teve a visão de paz e conhecimento das Escrituras, e que depois, vencida por pecados, caiu em cativeiro. por seu próprio consentimento, separando-se daquilo que é certo aos olhos de Deus e permitindo-se “afundar entre os prazeres do mundo”.

Então, “em cativeiro e torturada, ela disse a Babilônia, isto é, a confusão deste mundo e o poder do inimigo que domina o mundo, e o pecado que o domina sobre ela, não se alegrem contra mim, meu inimigo; quando eu cair, me levantarei; ” Dionísio: “do pecado pelo arrependimento e da tribulação pela consolação do Espírito Santo, que, depois de chorar, derrama alegria. “Porque o Senhor ajuda os que caíram” Salmo 146: 8 , e diz pelo profeta: “Cairão e não ressuscitarão”? Jeremias 8: 4 . e: “Não tenho prazer na morte dos ímpios; mas que os ímpios se desviam do seu caminho e vivem. Se eu andar nas trevas, o Senhor é a minha luz ”! Ezequiel 33:11 . Pois embora “os governantes das trevas deste mundo” Efésios 6:12 me tenham enganado, e eu “me assento nas trevas e na sombra da morte” Salmo 107: 10 , e “meus pés tropeçam nas montanhas escuras” Jeremias 13 : 16 , contudo “para aqueles que se sentam na região e na sombra da morte, brota luz” Isaías 9: 2 , e “a luz brilha nas trevas” João 1: 5 , e “o Senhor é a minha luz e a minha salvação ; a quem então temerei ”? Salmo 27: 1 . e falarei com Ele e direi: “Tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho” Salmo 119: 105 “Ele me atrai das trevas da ignorância e da noite negra do pecado, e dá uma visão clara da felicidade futura e ilumina a alma mais íntima interior. ”

Dionísio: “Mesmo que uma névoa caia sobre mim e eu esteja nas trevas, também eu encontrarei a luz, isto é, Cristo; e o Sol da Justiça que surgir em minha mente o tornará branco. ” Apostarei pacientemente, mas de bom grado, a indignação do Senhor (Dionísio): “toda adversidade, provação, tribulação, perseguição, que pode acontecer nesta vida;” porque pequei contra Ele, “e tal é a enormidade do pecado, oferecida à Majestade e desonrando a Santidade de Deus, e tal castigo que merece no mundo vindouro, que se o pesarmos bem, suportaremos alegria qualquer que seja a adversidade que possa nos acontecer. Cirilo: “Embora, por pouco tempo, eu esteja fora de Sua Presença, e esteja; “Entregue a uma mente inconfundível” Romanos 1:28 ; ainda assim, vendo que sofro essa rejeição com justiça, suportarei o julgamento, pois não sou castigado em vão. ” “Todo o castigo para o presente parece não ser alegre, mas doloroso; no entanto, depois produz o fruto pacífico dos justos para aqueles que são exercidos por isso” Hebreus 12:11 .

Jerome: “A alma, sentindo que pecou, ??e tem as feridas dos pecados e está vivendo em carne morta e precisa de cautela, diz firmemente ao médico:‹ Queime minha carne, abra minhas feridas, todos os meus impostos. Foi minha culpa que eu fui ferido; seja minha dor, suportar tais sofrimentos e recuperar a saúde. E o verdadeiro médico mostra a ela, quando completo, a causa de Seu tratamento, e que Ele fez corretamente o que fez. Então, depois desses sofrimentos, a alma, sendo tirada das trevas exteriores, diz: Eu contemplarei Sua Justiça, e direi: “Tu, ó Senhor, és reto; Justos são os teus juízos, ó Deus ” Salmo 119: 137 . Mas se Cristo é “feito para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção” 1 Coríntios 1:30 , aquele que, depois da indignação de Deus, diz que verá a Sua justiça, promete a si mesmo a vista de Cristo. ” Cirilo: “Então, tendo considerado em sua mente a graça da justiça em Cristo e a destruição do pecado, a alma, em plena posse de si mesma, clama: Meu inimigo o verá, etc. Pois, depois que Cristo veio a justificando os pecadores pela fé, a boca do ímpio é interrompida e o autor do pecado é envergonhado. Ele perdeu seu domínio sobre nós, e o pecado é pisado, “como lama nas ruas”, sendo sujeito aos pés dos santos. Mas o apagamento do pecado é o dia de Cristo. ” Jerônimo: “E, porque o fim de toda punição é o começo do bem”, diz Deus à pobre, penitente, sacudida, alma, “os muros das virtudes serão edificados em ti, e você será vigiado por todos os lados. e o domínio dos teus opressores será muito distante, e teu Rei e Deus virão a ti, e todos os confins da terra verão a salvação de Deus. ” Dionísio: “Tudo isso será visto mais plenamente no dia do julgamento”.

Comentário de Joseph Benson

Miquéias 7: 10-13 . Então ela que é minha inimiga – Nomeadamente, a nação caldeia. O que me disse (a saber, quando ela me manteve em cativeiro): Onde está o Senhor teu Deus? Onde está agora Jeová, a quem você adora, e diz que é o único Deus? Por que ele não agora te livra? Por que ele não te liberta das minhas mãos, que não é seu adorador? Meus olhos a contemplarão: agora ela será pisada, etc. – Enquanto os pagãos viam com prazer as desolações da igreja e do templo de Deus (ver Miquéias 4:11 ), então chego a minha vez de ver os julgamentos de Deus executados sobre o império babilônico, que devem ser reduzidos a uma condição tão baixa. como sempre eles haviam reduzido o povo de Deus. No dia em que teus muros serão construídos, etc. – Quando Deus visitar seu povo e reparar seu estado decadente (compare Amós 9:11 ), então os decretos tirânicos de seus perseguidores serão totalmente abolidos. Em parte, isso pode estar relacionado à retirada desses éditos, que interromperam a reconstrução da cidade e do templo de Jerusalém: ver Esdras 4: 23-24 ; Esdras 6:14 ; Neemias 2: 8 ; Neemias 2:17 . Naquele dia – Naquela hora também; ele virá a ti da Assíria, etc. – Isto pode ser prestado, Eles virão, etc. isto é, teus habitantes restaurados; e da fortaleza – ou melhor, do Egito até o rio – isto é, o Eufrates; pois a palavra ???? , que traduzimos fortaleza, também significa Egito. Tudo isso significa o retorno dos judeus das várias partes para as quais foram espalhados. Não obstante, a terra será desolada, etc. – No entanto, a terra deve, antes disso, ser reduzida a um estado de desolação, devido à hedionda maldade daqueles que atualmente a habitam.

Comentário de John Wesley

Então ela, que é minha inimiga, a verá, e a vergonha cobrirá a que me disse: Onde está o SENHOR, teu Deus? os meus olhos a contemplarão; agora será pisada como lama das ruas.

Ela – Que nação ou povo, de qualquer maneira.

Devem contemplar – O povo de Deus verá seus inimigos abatidos.

Comentário de Adam Clarke

Então ela que é minha inimiga – Isso pode se referir particularmente à cidade da Babilônia.

Ela deve ser pisada – Literalmente cumprida no pacote daquela cidade pelos persas, e sua conseqüente ruína total. Tornou-se como lamaçal; suas paredes, formadas de tijolos amassados ??com palha e cozidas ao sol, ficam expostas ao molhado, dissolvidas, de modo que um vestígio da cidade não permanece, exceto alguns tijolos escavados sob o lixo, vários pedaços dos quais agora estão eu, e mostre os materiais que perecem dos quais o chefe desse orgulhoso império foi composto.

Comentário de E.W. Bullinger

Então ela, etc. Então ela [que tinha sido] minha inimiga: ie Assíria (em Miquéias 7:12 ).

Comentário de John Wesley

Então ela, que é minha inimiga, a verá, e a vergonha cobrirá a que me disse: Onde está o SENHOR, teu Deus? os meus olhos a contemplarão; agora será pisada como lama das ruas.

Ela – Que nação ou povo, de qualquer maneira.

Devem contemplar – O povo de Deus verá seus inimigos abatidos.

Referências Cruzadas

2 Samuel 22:43 – Eu os reduzi a pó, como o pó da terra; esmaguei-os e os amassei como a lama das ruas.

2 Reis 9:33 – Então Jeú ordenou: “Joguem essa mulher para baixo! ” Eles a jogaram e o sangue dela espirrou na parede e nos cavalos, e Jeú a atropelou.

Salmos 18:42 – Eu os reduzi a pó, pó que o vento leva. Pisei-os como à lama das ruas.

Salmos 35:26 – Sejam humilhados e frustrados todos os que se divertem à custa do meu sofrimento; cubram-se de vergonha e desonra todos os que se acham superiores a mim.

Salmos 42:3 – Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: “Onde está o seu Deus? “

Salmos 42:10 – Até os meus ossos sofrem agonia mortal quando os meus adversários zombam de mim, perguntando-me o tempo todo: “Onde está o seu Deus? “

Salmos 58:10 – Os justos se alegrarão quando forem vingados, quando banharem seus pés no sangue dos ímpios.

Salmos 79:10 – Por que as nações haverão de dizer: “Onde está o Deus deles? ” Diante dos nossos olhos, mostra às nações a tua vingança pelo sangue dos teus servos.

Salmos 109:29 – Sejam os meus acusadores vestidos de desonra; que a vergonha os cubra como um manto.

Salmos 115:2 – Por que perguntam as nações: “Onde está o Deus deles? “

Salmos 137:8 – Ó cidade de Babilônia, destinada à destruição, feliz aquele que lhe retribuir o mal que você nos fez!

Isaías 25:10 – Pois a mão do Senhor repousará sobre este monte; mas Moabe será pisoteado em seu próprio lugar, como a palha é pisoteada na esterqueira.

Isaías 26:5 – Ele humilha os que habitam nas alturas, rebaixa e arrasa a cidade altiva, e a lança ao pó.

Isaías 37:10 – “Digam a Ezequias, rei de Judá: Não deixe que o Deus no qual você confia o engane quando diz: ‘Jerusalém não será entregue nas mãos do rei da Assíria’.

Isaías 41:15 – “Veja, eu o tornarei um debulhador, novo e cortante, com muitos dentes. Você debulhará os montes e os esmagará, e reduzirá as colinas a palha.

Isaías 47:5 – “Sente-se em silêncio, entre nas trevas, cidade dos babilônios; você não será mais chamada rainha dos reinos.

Isaías 51:22 – Assim diz o seu Soberano Senhor, o seu Deus, que defende o seu povo: “Veja que eu tirei da sua mão o cálice que faz cambalear; dele, do cálice da minha ira, você nunca mais beberá.

Isaías 63:2 – Por que tuas roupas estão vermelhas, como as de quem pisa uvas no lagar?

Jeremias 50:33 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “O povo de Israel está sendo oprimido, e também o povo de Judá. Todos os seus captores os prendem à força, recusando deixá-los ir.

Jeremias 51:8 – A Babilônia caiu de repente e ficou arruinada. Lamentem por ela! Consigam bálsamo para a ferida dela; talvez ela possa ser curada.

Jeremias 51:24 – “Retribuirei à Babilônia e a todos os que vivem na Babilônia por toda a maldade que fizeram em Sião diante dos olhos de vocês”, declara o Senhor.

Jeremias 51:51 – “Estamos envergonhados pois fomos insultados e a vergonha cobre o nosso rosto, porque estrangeiros penetraram nos lugares santos do templo do Senhor.

Ezequiel 7:18 – Eles se cobrirão de vestes de luto e se vestirão de pavor. Seus rostos serão cobertos de vergonha, e suas cabeças serão rapadas.

Daniel 3:15 – Agora, porém, quando vocês ouvirem o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da flauta dupla e de toda espécie de música, se vocês se dispuserem a prostrar-se em terra e a adorar a imagem que eu fiz, será melhor para vocês. Mas, se não a adorarem, serão imediatamente atirados numa fornalha em chamas. E que deus poderá livrá-los das minhas mãos? “

Joel 2:17 – Que os sacerdotes, que ministram perante o Senhor, chorem entre o pórtico do templo e o altar, orando: “Poupa o teu povo, Senhor. Não faças da tua herança motivo de zombaria e de piada entre as nações. Porque se haveria de dizer entre os povos: ‘Onde está o Deus deles? ’ “

Obadias 1:10 – Por causa da violenta matança que você fez contra o seu irmão Jacó, você será coberto de vergonha e eliminado para sempre.

Miquéias 4:11 – Mas agora muitas nações estão reunidas contra você. Elas dizem: “Que Sião seja profanada, e que isso aconteça diante dos nossos olhos! “

Naum 2:1 – O destruidor avança contra você, Nínive! Guarde a fortaleza! Vigie a estrada! Prepare a resistência! Reúna todas as suas forças!

Naum 3:19 – Não há cura para a sua chaga; a sua ferida é mortal. Quem ouve notícias a seu respeito bate palmas pela sua queda, pois, quem não sofreu a sua crueldade sem limites?

Zacarias 10:5 – Juntos serão como guerreiros que pisam a lama das ruas na batalha. Lutarão e derrubarão os cavaleiros porque o Senhor estará com eles.

Malaquias 1:5 – Vocês verão isso com os próprios olhos e exclamarão: Grande é o Senhor, até mesmo além das fronteiras de Israel!

Malaquias 4:3 – Depois esmagarão os ímpios, que serão como pó sob as solas dos seus pés no dia em que eu agir”, diz o Senhor dos Exércitos.

Mateus 27:43 – Ele confiou em Deus. Que Deus o salve agora, se dele tem compaixão, pois disse: ‘Sou o Filho de Deus! ’ “

Apocalipse 17:1 – Um dos sete anjos que tinham as sete taças aproximou-se e me disse: “Venha, eu lhe mostrarei o julgamento da grande prostituta que está sentada sobre muitas águas,

Apocalipse 18:20 – Celebre o que se deu com ela, ó céus! Celebrem, ó santos, apóstolos e profetas! Deus a julgou, retribuindo-lhe o que ela fez a vocês ’ “.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *