Estudo de Números 30:2 – Comentado e Explicado

se um homem fizer um voto ao Senhor ou se se comprometer com juramento a uma obrigação qualquer, não faltará à sua palavra, mas cumprirá toda obrigação que tiver tomado.
Números 30:2

Comentário de Albert Barnes

O “voto” foi positivo; o “vínculo” negativo ou restritivo. Por voto, um homem empenhado em dedicar algo a Deus ou em realizar algum trabalho para Ele: por um vínculo, ele se negava a algum privilégio ou gozo. Um voto envolvia uma obrigação de fazer: um vínculo, uma obrigação de deixar de fazer.

Comentário de Thomas Coke

Números 30: 2 . Se um homem, etc. – Ou seja, uma pessoa inteiramente dona de si mesma, e na verdade dotada de razão. Veja Levítico 27. Os rabinos judeus avançaram duas excelentes máximas sobre esse assunto: aquele que um homem bom, que cumpre seu dever, faz bem em não se colocar sob a obrigação de votos; o outro, que não nos é permitido fazer outros votos além daqueles que, por sua própria natureza, tendem à glória de Deus. É muito evidente que os votos que respeitam as coisas legais apenas devem ser entendidos aqui; e, provavelmente, Moisés se refere principalmente a pessoas que, com a intenção de glorificar a Deus, fizeram votos para oferecer algum sacrifício de supererrogação nos dias de festa ou afligir suas almas em outro dia que não o da expiação. Nenhum voto ou juramento pode vincular-se ao que é ilegal. Veja Grotius de Jure B. & P. ??lib. 2: cap. 13 seita. 6. A determinação de Philo sobre essa cabeça é muito justa; que aquele que pratica qualquer ato de injustiça por causa de seu juramento acrescenta um crime a outro; primeiro, fazendo um juramento ilegal; e então, fazendo uma ação ilegal; portanto, alguém deve se abster da ação injusta e orar a Deus para perdoá-lo por seu juramento precipitado; uma observação que mostra claramente a iniqüidade da conduta de Herodes, Mateus 14: 9 . Os votos religiosos eram comuns entre todas as nações, em que a humanidade parecia ter considerado Deus mais do que a maneira dos homens, do que adequadamente a sua própria natureza. Podemos observar, no entanto, que os votos que mais lemos no Antigo Testamento eram apenas resoluções solenes de obediência universal a Deus. Veja Gênesis 28:20 . 2 Samuel 15: 8 . Isaías 19:21 . Jonas 1:16 ; Jonas 2: 9 . Os votos e resoluções solenes aos quais os cristãos se submetem pelo batismo e pela ceia do Senhor são desse tipo: e tais renovações sagradas e confirmações de nossas resoluções de obedecer a Deus são, sem dúvida, de grande e perpétuo uso. Outros votos servem apenas para uma armadilha, e é mais prudente omiti-los.

and this of vows lawful, and in a man’s power to perform.” Quebre sua palavra “Profano”, diz o Dr. Beaumont, ou seja, “não viole ou quebre sua promessa. Para as frases semelhantes, veja Salmos 55:20 ; Salmos 89:34 . Tudo o que procede, etc. significa cada palavra dele; como a frase é explicada, Lucas 4: 4 de Deuteronômio 8: 3 e isso faz votos lícitos, e no poder de um homem de realizar “.

Comentário de Adam Clarke

Se um homem faz um voto – Um voto é uma promessa religiosa feita a Deus. Os votos foram de vários tipos:

  1. De abstinência ou humilhação, ver Números 30:13 ;
  • Dos nazireus, veja Números 6;
  • De dar certas coisas ou sacrifícios ao Senhor, Levítico 7:16 ;
  • Sobre esmolas dadas aos pobres, ver Deuteronômio 23:21 .
  • A lei neste capítulo deve ter sido muito útil, pois evitou e anulou os votos precipitados e forneceu uma sanção adequada para o apoio e o desempenho daqueles que foram feitos racional e piedosamente. Além disso, essa lei deve ter atuado como um grande preventivo da mentira e da hipocrisia. Se um voto foi feito adequadamente, um homem ou uma mulher foram obrigados, sob pena do desagrado de Deus, a cumpri-lo.

    Comentário de John Calvin

    2. Se um homem faz um voto. Desejando modificar a lei geral, para que ninguém pense que houve alguma contradição nessa exceção, ele começa repetindo a própria lei, para que cada um pague fielmente o que prometeu; tanto quanto dizer que isso é bom, mas que ele apenas se refere àqueles que são seus próprios mestres; e que mulheres ou meninas que estão sob o poder de outra pessoa não estavam livres para fazer votos sem a concordância do consentimento de seus pais ou maridos. Esse prefácio, no entanto, deve ser entendido, como já indiquei, dos votos legais, segundo os quais nem a religião está corrompida nem a santidade do nome de Deus profanada. E certamente, a menos que o que oferecemos seja aceitável a Deus, não pode haver obrigação na consciência. Além disso, como existe aqui uma distinção entre homens e mulheres, é provável que se conjecture que meninos de dez anos de idade, embora ainda unidos à família, estejam vinculados por suas promessas; e, portanto, não discutirei pertinentemente sobre isso, porque é melhor deixar indeciso o que for duvidoso e discutível, como é comumente chamado, de ambos os lados.

    Comentário de Joseph Benson

    Números 30: 2 . Se um homem faz um voto – Concernente a algo lícito, e em seu poder de realizar. Para o Senhor – Para honra e serviço de Deus. Ou faça um juramento – Confirme seu voto com um juramento. Para amarrar sua alma com um vínculo – Contenção de algo legal; como, suponha, de tal tipo de carne ou bebida; ou obrigar-se a realizar algo que de outra forma não seria necessário, como observar um dia particular de jejum. Ele não deve quebrar (hebraico, ele não profana ) sua palavra – Não tornar sua palavra e, conseqüentemente, ele mesmo, profano ou desprezível aos olhos dos outros. Ele deve fazer de acordo com tudo o que sai da sua boca – pontual e conscientemente. Seu voto deve ser cumprido da maneira, tempo e espécie que foram inicialmente propostos, em reverência ao grande Deus a quem foi feito. Mas, se um homem faz um juramento, ou faz um juramento, de fazer algo que por si só seja ilegal, como os judeus fizeram, mencionou Atos 23:14 , nada pode ser mais claro do que esse voto ou juramento deve ser anulado na própria natureza. da coisa. Pois promessas e resoluções, impostas pelos juramentos mais fortes ou votos mais solenes, são apenas obrigações secundárias e, portanto, nunca podem nos absolver de nossa obrigação primária e imutável de obedecer às leis de Deus e da natureza; pois isso seria dizer que, por juramento, poderíamos nos obrigar a fazer o que Deus antes nos obrigara a não fazer. “Quem comete qualquer ato de injustiça”, diz Philo Judæus, de specialibus legibus, “por causa de seu juramento, acrescenta um crime a outro; primeiro fazendo um juramento ilegal e depois fazendo uma ação ilegal. Portanto, alguém deve se abster da ação injusta e orar a Deus para perdoá-lo por seu juramento precipitado. ” Assim Herodes deveria ter feito; em vez de cumprir a promessa precipitada que ele havia feito sob juramento, ele deveria ter punido a mulher perversa, que o instigou a cometer um assassinato, sob o pretexto de cumprir seu juramento, Mateus 14: 9 . Grotius observa ainda que, embora a coisa prometida não seja absolutamente ilegal, ainda que obstrua algum bem moral maior, tal promessa, mesmo selada com um juramento, não é obrigatória.

    Comentário de E.W. Bullinger

    fazer um voto. Figura do discurso Polyptoton (App-6) = faça uma promessa solene.

    alma. Hebraico. nephesh (App-13), usado neste capítulo doze vezes para toda a pessoa (responsável).

    pausa = profano hebraico.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 28:20 – Então Jacó fez um voto, dizendo: “Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa,

    Exodo 20:7 – “Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.

    Levítico 5:4 – “Se alguém impensadamente jurar fazer algo bom ou mau, em qualquer assunto que alguém possa jurar descuidadamente, ainda que não tenha consciência disso, quando o souber será culpado.

    Levítico 27:2 – “Diga o seguinte aos israelitas: Se alguém fizer um voto especial, dedicando pessoas ao Senhor, faça-o conforme o devido valor;

    Números 21:2 – Então Israel fez este voto ao Senhor: “Se entregares este povo em nossas mãos, destruiremos totalmente as suas cidades”.

    Números 30:3 – “Quando uma moça que ainda vive na casa de seu pai fizer um voto ao Senhor ou obrigar-se por um compromisso

    Números 30:10 – “Se uma mulher que vive com o seu marido fizer um voto ou obrigar-se por juramento a um compromisso

    Deuteronômio 23:21 – Se um de vocês fizer um voto ao Senhor, ao seu Deus, não demore a cumpri-lo, pois o Senhor, o seu Deus, certamente lhe pedirá contas, e você será culpado de pecado se não o cumprir.

    Juízes 11:11 – Assim Jefté foi com os líderes de Gileade, e o povo o fez chefe e comandante sobre todos. E ele repetiu perante o Senhor, em Mispá, todas as palavras que tinha dito.

    Juízes 11:30 – E Jefté fez este voto ao Senhor: “Se entregares os amonitas nas minhas mãos,

    Juízes 11:35 – Quando a viu, rasgou suas vestes e gritou: “Ah, minha filha! Estou angustiado e desesperado por tua causa, pois fiz ao Senhor um voto que não posso quebrar”.

    Juízes 11:39 – Passados os dois meses, ela voltou a seu pai, e ele fez com ela o que tinha prometido no voto. Assim, ela nunca deixou de ser virgem. Daí vem o costume em Israel

    Jó 22:27 – A ele orará, e ele o ouvirá, e você cumprirá os seus votos.

    Salmos 15:3 – e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo,

    Salmos 22:25 – De ti vem o tema do meu louvor na grande assembléia; na presença dos que te temem cumprirei os meus votos.

    Salmos 50:14 – Ofereça a Deus em sacrifício a sua gratidão, cumpra os seus votos para com o Altíssimo,

    Salmos 55:20 – Aquele homem se voltou contra os seus aliados, violando o seu acordo.

    Salmos 56:12 – Cumprirei os votos que te fiz, ó Deus; a ti apresentarei minhas ofertas de gratidão.

    Salmos 66:13 – Para o teu templo virei com holocaustos e cumprirei os meus votos para contigo,

    Salmos 76:11 – Façam votos ao Senhor, ao seu Deus, e não deixem de cumpri-los; que todas as nações vizinhas tragam presentes a quem todos devem temer.

    Salmos 116:14 – Cumprirei para com o Senhor os meus votos, na presença de todo o seu povo.

    Salmos 116:18 – Cumprirei para com o Senhor os meus votos, na presença de todo o seu povo,

    Salmos 119:106 – Prometi sob juramento e o cumprirei: vou obedecer às tuas justas ordenanças.

    Provérbios 20:25 – É uma armadilha consagrar algo precipitadamente, e só pensar nas conseqüências depois que se fez o voto.

    Eclesiastes 5:4 – Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto.

    Naum 1:15 – Vejam sobre os montes os pés do que anuncia boas notícias e proclama a paz! Comemore as suas festas, ó Judá, e cumpra os seus votos. Nunca mais o perverso a invadirá; ele será completamente destruído.

    Mateus 5:33 – “Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor’.

    Mateus 14:7 – que ele prometeu sob juramento dar-lhe o que ela pedisse.

    Mateus 23:16 – “Ai de vocês, guias cegos!, pois dizem: ‘Se alguém jurar pelo santuário, isto nada significa; mas se alguém jurar pelo ouro do santuário, está obrigado por seu juramento’.

    Mateus 23:18 – Vocês também dizem: ‘Se alguém jurar pelo altar, isto nada significa; mas se alguém jurar pela oferta que está sobre ele, está obrigado por seu juramento’.

    Atos dos Apóstolos 23:12 – Na manhã seguinte os judeus tramaram uma conspiração e juraram solenemente que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem Paulo.

    Atos dos Apóstolos 23:14 – E, dirigindo-se aos chefes dos sacerdotes e aos líderes dos judeus, disseram: “Juramos solenemente, sob maldição, que não comeremos nada enquanto não matarmos Paulo.

    Atos dos Apóstolos 23:21 – Não te deixes convencer, pois mais de quarenta deles estão preparando uma emboscada contra Paulo. Eles juraram solenemente não comer nem beber enquanto não o matarem. Estão preparados agora, esperando que prometas atender-lhes o pedido”.

    2 Coríntios 1:23 – Invoco a Deus como testemunha de que foi a fim de poupá-los que não voltei a Corinto.

    2 Coríntios 9:9 – Como está escrito: “Distribuiu, deu os seus bens aos necessitados; a sua justiça dura para sempre”.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *