Estudo de Salmos 107:32 – Comentado e Explicado

Celebrem-no na assembléia do povo, e o louvem no conselho dos anciãos.
Salmos 107:32

Comentário de Albert Barnes

Exaltem-no também – exaltem seu nome ao alto; deixe-os torná-lo visível. A palavra significa “levantar”, e é aplicada ao louvor, porque assim, “elevamos” a Deus, ou o fazemos conspícuo.

Na congregação do povo – Não apenas em privado, mas em público. Como seus atos são públicos e conspícuos – como pertencem a todos – as pessoas devem reconhecê-lo em sua capacidade pública ou quando reunidas.

E louvai-o na assembléia dos anciãos – Os anciãos; os homens eminentes por experiência e sabedoria. Talvez isso se refira àqueles que ocupavam alguma posição oficial no culto público, como designado para presidir esse culto e conduzi-lo. Sabemos que o arranjo foi feito desde o início para nomear um corpo de homens idosos para presidir as assembléias para o culto e dirigir as devoções do povo. Na presença de tais homens veneráveis ??e venerados, eles são exortados a dar o devido louvor a Deus. A “razão” para isso parece ser parcialmente extraída do que foi mencionado nos versículos anteriores – o poder de Deus como visto para acalmar as tempestades do oceano; e parcialmente do que é imediatamente mencionado – a bênção de Deus nos trabalhos do homem no cultivo da terra.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 107: 32 . O povo – e – anciãos O povo aqui se opõe aos anciãos, e ambos juntos significam toda a assembléia ou congregação; pois, entre os judeus, os médicos, os governantes da sinagoga e os anciãos tinham um apartamento distinto do povo; e, sendo o serviço muito antiphone ou em resposta, parte foi falada por aqueles que oficiaram na sede dos anciãos e parte pela multidão de pessoas em geral, que responderam amém, pelo menos, ao agradecer.

Comentário de E.W. Bullinger

congregação = assembléia ou convocação.

montagem = sessão ou empresa sentada.

Comentário de Adam Clarke

Exaltem-no também na congregação – Sua libertação de um perigo tão iminente, e de uma maneira que mostrou claramente a interposição divina, exige, não apenas gratidão de coração e cânticos de louvor no fim da tempestade, mas quando eles vierem apoiar que eles o reconheçam publicamente na congregação do povo de Deus. Muitas vezes, fico satisfeito em ver as notas enviadas ao ministro por marinheiros piedosos ao ministro, retornando graças ao Todo-Poderoso pela preservação dos naufrágios e, em geral, pelos perigos do mar; e por trazê-los de volta em segurança ao seu próprio porto. Assim “eles exaltam o Senhor na congregação e o louvam na assembléia dos anciãos”. E não é algo desse tipo que o salmista exige?

Comentário de John Wesley

Exaltem-no também na congregação do povo e louvem-no na assembléia dos anciãos.

Exaltá-lo – Nas assembléias públicas, e diante de todas as pessoas, pois elas têm oportunidade.

Anciãos – Os magistrados ou governantes; não tenham vergonha nem medo de falar das maravilhosas obras de Deus, diante do maior dos homens.

Referências Cruzadas

Exodo 15:2 – O Senhor é a minha força e a minha canção; ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus e eu o louvarei, é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei!

Salmos 18:46 – O Senhor vive! Bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja Deus, o meu Salvador!

Salmos 22:22 – Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembléia te louvarei.

Salmos 22:25 – De ti vem o tema do meu louvor na grande assembléia; na presença dos que te temem cumprirei os meus votos.

Salmos 40:9 – Eu proclamo as novas de justiça na grande assembléia; como sabes, Senhor, não fecho os meus lábios.

Salmos 46:10 – “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra. “

Salmos 66:16 – Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que ele fez por mim.

Salmos 99:5 – Exaltem o Senhor, o nosso Deus, prostrem-se diante do estrado dos seus pés. Ele é santo!

Salmos 99:9 – Exaltem o Senhor nosso Deus; prostrem-se, voltados para o seu santo monte, porque o Senhor, o nosso Deus, é santo.

Salmos 111:1 – Aleluia! Darei graças ao Senhor de todo o coração na reunião da congregação dos justos.

Salmos 119:46 – Falarei dos teus testemunhos diante de reis, sem ser envergonhado.

Isaías 12:4 – Naquele dia vocês dirão: “Louvem ao Senhor, invoquem o seu nome; anunciem entre as nações os seus feitos, e façam-nas saber que o seu nome é exaltado.

Isaías 25:1 – Senhor, tu és o meu Deus; eu te exaltarei e louvarei o teu nome, pois com grande perfeição tens feito maravilhas, coisas há muito planejadas.

Atos dos Apóstolos 4:8 – Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Autoridades e líderes do povo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *