Estudo de Salmos 111:4 – Comentado e Explicado

Memoráveis são suas obras maravilhosas; o Senhor é clemente e misericordioso.
Salmos 111:4

Comentário de Albert Barnes

Ele fez suas maravilhosas obras – no céu e na terra.

Para ser lembrado – literalmente: “Ele fez memória por suas maravilhosas obras”. “Eles” são feitos para que o homem se lembre deles; a memória do homem também é feita, para que possa retê-los. O exercício mais alto e mais apropriado da memória é reter as lições que as obras de Deus inculcam; apreciar a gratidão e usar o que ele ensina sua criação inteligente através dessas obras. A memória nunca pode ser melhor empregada do que estimar as verdades que o Criador ensina em seus procedimentos providenciais conosco e em sua palavra. Quão melhor seria para o homem se ele trabalhasse mais para “lembrar” essas coisas; se ele procurava esquecer muitas daquelas coisas que agora tem tanto cuidado em guardar em sua lembrança.

O Senhor é misericordioso … – Veja as notas no Salmo 86: 5 . Isto é afirmado aqui como resultado do estudo cuidadoso dos feitos de Deus; como a conclusão a que todos chegarão que estudam cuidadosamente suas obras. As “ilustrações” do que Deus fez que merece ser lembrado ocupam o restante do salmo, exceto o último versículo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 111: 4 . Ele fez, etc. – Ele fez dele um memorial por suas maravilhosas obras; o Senhor, gracioso, etc.

Comentário de E.W. Bullinger

gracioso, & c. Ver Êxodo 34: 6 , Êxodo 34: 7 .

Comentário de Adam Clarke

Ele fez suas obras maravilhosas – Quem as procura nunca as esquecerá; e tudo o que é elaborado por Deus é feito de maneira a atingir a imaginação, interessar os sentidos, encantar e edificar o intelecto. Mas o salmista aqui pode pretender principalmente as obras de Deus em favor do povo judeu; e particularmente em sua libertação do cativeiro babilônico, que este salmo deve celebrar.

Comentário de John Wesley

Ele fez suas maravilhosas obras serem lembradas: o Senhor é gracioso e cheio de compaixão.

Lembrado – Por sua própria natureza, e os benefícios duradouros decorrentes deles, que são tais que não podem ser facilmente esquecidos.

Referências Cruzadas

Exodo 12:26 – Quando os seus filhos lhes perguntarem: ‘O que significa esta cerimônia? ’,

Exodo 13:14 – “No futuro, quando os seus filhos lhes perguntarem: ‘Que significa isto? ’, digam-lhes: Com mão poderosa o Senhor nos tirou do Egito, da terra da escravidão.

Exodo 34:6 – E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

Deuteronômio 4:9 – Apenas cuidado! Muito cuidado, para que vocês nunca se esqueçam das coisas que os seus olhos viram; conservem-nas na memória por toda a sua vida. Contem-nas a seus filhos e a seus netos.

Deuteronômio 31:19 – “Agora escrevam para vocês esta canção, ensinem-na aos israelitas e façam-nos cantá-la, para que seja uma testemunha a meu favor contra eles.

Josué 4:6 – Elas servirão de sinal para vocês. No futuro, quando os seus filhos lhes perguntarem: ‘Que significam essas pedras? ’,

Josué 4:21 – Disse ele aos israelitas: “No futuro, quando os filhos perguntarem aos seus pais: ‘Que significam essas pedras? ’,

Salmos 78:4 – Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez.

Salmos 78:38 – Contudo, ele foi misericordioso; perdoou-lhes as maldades e não os destruiu. Vez após vez conteve a sua ira, sem despertá-la totalmente.

Salmos 86:5 – Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.

Salmos 86:15 – Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade.

Salmos 103:8 – O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor.

Salmos 112:4 – A luz raia nas trevas para o íntegro, para quem é misericordioso, compassivo e justo.

Salmos 145:8 – O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor.

Isaías 63:7 – Falarei da bondade do Senhor, dos seus gloriosos feitos, por tudo o que o Senhor fez por nós, sim, de quanto bem ele fez à nação de Israel, conforme a sua compaixão e a grandeza da sua bondade.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

1 Coríntios 11:24 – e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.

Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

1 Timóteo 1:14 – contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *