Estudo de Salmos 51:13 – Comentado e Explicado

Então aos maus ensinarei vossos caminhos, e voltarão a vós os pecadores.
Salmos 51:13

Comentário de Albert Barnes

Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos – Como expressão de gratidão e como resultado de sua própria experiência dolorosa. Ele mostraria a eles, a partir dessa experiência, o mal e a amargura do pecado em si; ele lhes mostraria com que terríveis consequências o pecado deve sempre ser seguido; ele lhes mostraria a natureza do verdadeiro arrependimento; ele lhes mostraria o que era necessário para que o pecado fosse perdoado; ele os encorajaria a procurar aquele Deus que o havia perdoado. Assim, o Salvador encarregou Pedro, por sua própria experiência amarga de ter caído sob o poder da tentação, para fortalecer e incentivar aqueles que estavam lutando com a depravação de seus próprios corações, e que corriam o risco de cair: “E quando você se converter fortalece teus irmãos ”, Lucas 22:32 .

E pecadores se converterão a ti – Veriam do seu caso o mal da transgressão; eles aprenderiam com seu exemplo que a misericórdia poderia ser encontrada; eles seriam persuadidos a fugir da ira vindoura. A melhor preparação para o sucesso em conquistar almas para Deus e afastá-las do erro de seus caminhos é uma profunda experiência pessoal da culpa e do perigo do pecado, e da grande misericórdia de Deus em seu perdão. Nenhum homem pode esperar ser bem-sucedido que não tenha experimentado isso em sua própria alma; ninguém que tenha trabalhado totalmente em vão nessa obra.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 51:13 . E os pecadores se converterão a ti ie “Seja persuadido, declarando a eles a misericórdia que experimentei no perdão dos meus pecados, a voltar a ti pelo arrependimento, para que também possam obter o perdão de suas ofensas”. Feliz pela humanidade, diz o Dr. Delaney, considerando a insistência de Davi neste versículo: que existe um exemplo, um exemplo autêntico, da queda da virtude e da recuperação da culpa; um exemplo, tão adequado para mortificar a vaidade da virtude e a excelência da piedade elevada; aumentar o poder e a preciosidade da humilde penitência, diminuir o orgulho da auto-suficiência e apoiar a esperança da fragilidade! Quem pode confiar em sua própria força quando vê Davi cair! Quem pode se desesperar da misericórdia divina quando o vê perdoado! Triste triunfo do pecado sobre tudo o que é grande e excelente no homem! Triunfo glorioso do arrependimento [e graça] sobre tudo o que é vergonhoso e terrível no pecado! Livro iv. c. 24)

Comentário de Joseph Benson

Salmos 51:13 . Então ensinarei aos transgressores o teu caminho – Tua vontade e dever deles, e o caminho para a felicidade eterna; ou melhor, a maneira de lidar com os pecadores, a quem castigas tão severamente por seus pecados, e ainda assim graciosamente recebes à mercê de seu arrependimento. Ambos os quais os mostrarei em meu próprio exemplo, pois lhes darei a conhecer a minha queda e recuperação, por meio de tua graça, embora assim publique não apenas a tua bondade, mas a minha própria vergonha, que mais de bom grado suportarei, para que, em alguma medida, conserte o dano que causei à tua causa e aos meus semelhantes, pelos meus crimes públicos e escandalosos. E pecadores se converterão a ti – eu me convencer de que meus empreendimentos não querem sucesso; e que tua justiça e severidade, por um lado, ou tua bondade e clemência, por outro, trarão alguns pecadores ao arrependimento. Certamente, como observa o Dr. Delaney neste versículo, esse exemplo da queda miserável e da feliz restauração de Davi está bem “adequado para mortificar a vaidade e o mérito da virtude humana, e para aumentar o poder e o preço da humilde penitência, para diminuir o orgulho de auto-suficiência e apoiar a esperança de fragilidade! Quem pode confiar em sua própria força quando vê Davi cair? Quem pode se desesperar da misericórdia divina quando o vê perdoado? Triste triunfo do pecado sobre tudo o que é grande e excelente no homem! Glorioso triunfo do arrependimento sobre tudo o que é vergonhoso e terrível no pecado! ” Livro 4. cap. 24)

Comentário de Adam Clarke

Então ensinarei aos transgressores – mostrarei-me agradecido; Testificarei da tua benignidade; Exorto os transgressores a considerarem o erro de seus caminhos; e porá diante deles com tanta força a tua justiça e misericórdia, que os pecadores se converterão a ti. Com uma pequena mudança, posso adotar a linguagem do Dr. Delaney neste lugar: “Quem pode confiar em sua própria força, quando vê Davi cair? Quem pode se desesperar da misericórdia divina quando o vê perdoado? Triste triunfo do pecado sobre todos isso é grande ou excelente no homem! Glorioso triunfo da graça sobre tudo o que é vergonhoso e terrível no pecado! ”

Comentário de John Calvin

13 Ensinarei aos transgressores os teus caminhos. Aqui, ele fala da gratidão que sentiria se Deus respondesse à sua oração, e se empenha em demonstrá-la, esforçando-se em efetuar a conversão de outras pessoas por seu exemplo. Aqueles que foram misericordiosamente recuperados de suas quedas se sentirão inflamados pela lei comum da caridade para estender a mão amiga a seus irmãos; e, em geral, os participantes da graça de Deus são constrangidos pelo princípio religioso e pela consideração da glória divina, a desejar que outros sejam trazidos à participação dela. A maneira otimista com que ele expressa sua expectativa de converter os outros não é indigna de nosso conhecimento. Estamos muito aptos a concluir que nossas tentativas de recuperar os ímpios são vãs e ineficazes, e esquecemos que Deus é capaz de coroá-los com sucesso.

Referências Cruzadas

Salmos 19:7 – A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.

Salmos 25:4 – Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas;

Salmos 25:8 – Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores.

Salmos 32:5 – Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões ao Senhor”, e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa

Salmos 32:8 – Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.

Isaías 2:3 – Virão muitos povos e dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos, e assim andemos em suas veredas”. Pois, a lei sairá de Sião, de Jerusalém virá a palavra do Senhor.

Isaías 6:10 – Torne insensível o coração desse povo; torne surdos os ouvidos dele e feche os seus olhos. Que eles não vejam com os olhos, não ouçam com os ouvidos, e não entendam com o coração, para que não se convertam e sejam curados”.

Jeremias 31:18 – “Ouvi claramente Efraim lamentando-se: ‘Tu me disciplinaste como a um bezerro indomado, e fui disciplinado. Traze-me de volta, e voltarei, porque tu és o Senhor, o meu Deus.

Zacarias 3:1 – Depois disso ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo.

Mateus 18:3 – e disse: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.

Lucas 22:32 – Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos”.

João 21:15 – Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? ” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”.

Atos dos Apóstolos 2:38 – Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 3:19 – Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

Atos dos Apóstolos 9:19 – e, depois de comer, recuperou as forças. Saulo passou vários dias com os discípulos em Damasco.

Atos dos Apóstolos 13:10 – “Filho do diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor?

Atos dos Apóstolos 15:3 – A igreja os enviou e, ao passarem pela Fenícia e por Samaria, contaram como os gentios tinham se convertido; essas notícias alegravam muito a todos os irmãos.

Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

2 Coríntios 5:8 – Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor.

Tiago 5:19 – Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *