Estudo de Salmos 71:5 – Comentado e Explicado

porque vós sois, ó meu Deus, minha esperança. Senhor, desde a juventude vós sois minha confiança.
Salmos 71:5

Comentário de Albert Barnes

Pois tu és a minha esperança, ó Senhor Deus – A base da minha esperança e da minha expectativa está em ti.

(1) não tenho outra ajuda; nenhuma outra defesa; mas

(2) “tenho” confiança; em ti eu confio.

Tu és a minha confiança desde a minha juventude – Desde os meus primeiros anos. O significado é que ele sempre confiou em Deus e sempre o encontrou um ajudante. Tudo o que ele era e tudo o que possuía, devia a Deus; e agora sentia que Deus fora seu protetor desde os primeiros anos. Talvez não possa ser demonstrado certamente a partir dessa expressão que ele pretendia dizer que “realmente confiara” em Deus desde a juventude, pois a “linguagem” significa não mais do que Deus realmente o protegeu e o sustentou, e tinha continuamente interposto para salvá-lo e mantê-lo. Como Deus sempre foi seu protetor, ele sentiu que poderia vir a Ele agora e confiar nele.

Comentário de Scofield

Confiar em

(Veja Scofield “ Salmos 2:12 “) .

Comentário de E.W. Bullinger

esperança. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (do Adjunto), para o objeto da esperança.

Senhor Deus. Hebraico Adonai Jeová. App-4.

confiança = confiança. Hebraico. batah. App-69.

Comentário de Adam Clarke

Minha confiança desde a juventude – Quando nasci no mundo, você me recebeu e me tomou sob o seu cuidado especial. “Meu louvor será continuamente de ti.” Pelo contrário, sempre te gloriei.

Comentário de John Calvin

5. Pois tu és a minha expectativa, ó Senhor Jeová! O salmista aqui repete o que ele havia dito um pouco antes sobre sua confiança. Mas alguns, talvez, possam estar inclinados a se referir a essa frase mais ao assunto ou fundamento que lhe deu esperança e confiança do que às emoções de seu coração; supondo que ele quis dizer que, pelos benefícios que Deus havia conferido a ele, ele foi provido de uma esperança bem fundamentada. E certamente ele não aqui simplesmente declara que esperava em Deus, mas com isso ele conjuga a experiência e reconhece que, mesmo na juventude, havia recebido sinais do favor divino, dos quais poderia aprender, que a confiança deve ser restabelecida. Só Deus. Ao advertir sobre o que Deus havia feito por ele (106), ele expressa a verdadeira causa da fé (se assim posso falar;) e a partir disso, podemos facilmente perceber a poderosa influência que a lembrança dos benefícios de Deus teve em nutrir sua esperança. .

Referências Cruzadas

1 Samuel 16:13 – Samuel então apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e a partir daquele dia o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá.

1 Samuel 17:33 – Respondeu Saul: “Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade”.

1 Samuel 17:45 – E Davi disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.

Salmos 13:5 – Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação.

Salmos 22:9 – Contudo, tu mesmo me tiraste do ventre; deste-me segurança junto ao seio de minha mãe.

Salmos 39:7 – Mas agora, Senhor, que hei de esperar? Minha esperança está em ti.

Salmos 42:11 – Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.

Salmos 71:17 – Desde a minha juventude, ó Deus, tens me ensinado, e até hoje eu anuncio as tuas maravilhas.

Salmos 119:81 – Estou quase desfalecido, aguardando a tua salvação, mas na tua palavra coloquei a esperança.

Salmos 119:166 – Aguardo a tua salvação, Senhor, e pratico os teus mandamentos.

Eclesiastes 12:1 – Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: “Não tenho satisfação neles”;

Jeremias 17:7 – “Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está.

Jeremias 17:13 – Ó Senhor, esperança de Israel, todos os que te abandonarem Sofrerão vergonha; aqueles que se desviarem de ti terão os seus nomes escritos no pó, pois abandonaram o Senhor, a fonte de água viva.

Jeremias 17:17 – Não sejas motivo de pavor para mim; tu és o meu refúgio no dia da desgraça.

Lucas 2:40 – O menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.

Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

2 Timóteo 3:15 – Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *