Estudo de Salmos 73:26 – Comentado e Explicado

Meu coração e minha carne podem já desfalecer, a rocha de meu coração e minha herança eterna é Deus.
Salmos 73:26

Comentário de Albert Barnes

Minha carne e meu coração falham – carne e coração aqui parecem se referir a todo o homem, corpo e alma; e a idéia é que seus poderes de corpo e mente falharam; foram gastos; estavam exaustos. Isso parece ter sido dito no sentido “ideal”, ou por antecipação. Ele não quer dizer que sua força na verdade havia fracassado, mas ele parece ter se colocado pela imaginação na situação em que sua força “desapareceria” – na doença, na fraqueza, na tristeza, no leito da morte. . Ele se pergunta agora qual seria sua força então – qual seria o objeto de maior interesse e amor – no que ele confiaria; e ele responde sem hesitação, e com total confiança, que poderia confiar em Deus e que seria sua porção para sempre. Mesmo assim, quando o coração e a carne falharem, quando todos os poderes da mente e do corpo estiverem esgotados, o amor de Deus sobreviverá e ele encontrará nele força e alegria.

Mas Deus é a força do meu coração – Margem, como em hebraico, “pedra”; a rocha em que meu coração se apóia; isto é, meu refúgio, minha defesa. Veja as notas no Salmo 18: 2 . Compare o Salmo 61: 2 .

E minha parte para sempre – A fonte da minha felicidade. Não riqueza, então; não honra; amigos não terrenos; não fama – será a minha confiança e o fundamento da minha esperança; mas aquilo que considerarei mais valioso – minha suprema alegria e regozijo – será o fato de que Deus é meu amigo e parte. Com todas as dúvidas que tive em relação à retidão de seu governo, tenho certeza de que, quando eu morrer, me apegarei a ele como minha esperança, minha alegria, meu tudo. Meu último refúgio – meu refúgio suficiente – é Deus. Quando as pessoas vêm para morrer, elas “não têm outro refúgio” além de Deus. Nada que eles possam acumular dos bens deste mundo atenderá às suas necessidades, pois Deus só pode dar força e conforto no leito da morte. De todos e de todos, por mais vigorosos que possam ser agora, será verdade que “carne e coração” falharão; de cada um e de todos os fatos, é verdade que, quando isso ocorrer, ninguém além de Deus poderá ser a porção e a força da alma.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 73:26 . Minha carne e meu coração fracassam – encontro, por triste experiência, minha própria fraqueza e incapacidade de encontrar tais tentações e suportar, ao me tornar paciência e resignação, esses problemas, com os quais frequentemente encontro; sim, encontro-me uma criatura frágil e moribunda, que em breve retornará ao pó. Tanto minha carne quanto meu coração, meu corpo e minha alma podem, e, a menos que sejam apoiados por Deus, logo falharão. Mas Deus é a força do meu coração – eu o achei assim; Acho que sim, e espero que sempre ache. Como se ele tivesse dito: Embora eu não tenha força em mim mesma, tenho em Deus, meu refúgio sem fim, em quem confiarei enquanto viver. Hebraico, ??? ???? , tsur lebabi, a rocha do meu coração, uma base firme, que suportará o meu peso, e não afundará sob ele. Na angústia suposta, ele colocara o caso de uma falha dupla, uma falha da carne e do coração; mas, no alívio, ele se fixa em um único suporte; ele deixa de fora a carne e a consideração dela; basta que Deus seja a força do seu coração. Ele fala como um descuidado do corpo; deixe que falhe, deve, não há remédio; mas ele está preocupado com sua alma, para ser fortalecido no homem interior. E minha parte para sempre – Ele não apenas me apoiará enquanto estou aqui, mas também me fará feliz quando partir daqui, feliz por toda a eternidade. Os santos escolhem Deus por sua porção; ele é a parte deles; e é a felicidade deles que ele seja sua porção para sempre; uma porção que durará tanto quanto a alma imortal. Leitor, considere isso e escolha essa parte sem demora.

Comentário de E.W. Bullinger

força. Zur hebraico = rocha ou refúgio.

Comentário de Adam Clarke

Minha carne falha – logo morrerei; e meu coração – até minha coragem natural, falhará; e nenhum apoio, mas o que é sobrenatural estará disponível. Portanto, ele acrescenta:

Deus é a força do meu coração – Literalmente, a rocha do meu coração.

E minha parte – Alusão aqui é feita à divisão da terra prometida. Não peço herança abaixo; Eu procuro um acima. Não procuro isso na posse de nenhum lugar; é somente Deus que pode satisfazer os desejos e vontades de um espírito imortal. E mesmo isso não satisfaria, se eu não tivesse a perspectiva de ser para sempre, ????? leolum , “para a eternidade!”

Comentário de John Calvin

26. Minha carne e meu coração falharam. Alguns entendem a primeira parte do versículo como significando que o coração e a carne de Davi falharam com ele pelo desejo ardente com o qual ele foi acionado; e pensam que com isso ele pretende testemunhar a seriedade com que aplicou sua mente a Deus. Encontramos uma forma de expressão semelhante em outro lugar; mas a cláusula imediatamente seguinte, Deus é a força do meu coração, parece exigir que ela seja explicada de maneira diferente. Estou bastante disposto a pensar que há aqui um contraste entre o fracasso que Davi sentiu em si mesmo e a força com a qual ele foi divinamente suprido; como se ele dissesse: Separado de Deus, eu não sou nada, e tudo o que tento fazer termina em nada; mas quando vou a ele, encontro um suprimento abundante de força. É altamente necessário que consideremos o que somos sem Deus; pois ninguém se lançará totalmente sobre Deus, senão aquele que se sente em condições de desmaio e que se desespera com a suficiência de seus próprios poderes. Não buscaremos nada de Deus além do que temos consciência de querer em nós mesmos. De fato, todos os homens confessam isso, e a maior parte pensa que tudo o que é necessário é que Deus ajude nossas enfermidades, ou nos permita socorrer quando não temos meios de nos aliviar adequadamente. Mas a confissão de Davi é muito mais ampla do que isso quando ele estabelece, por assim dizer, seu próprio nada diante de Deus. Ele, portanto, acrescenta muito apropriadamente que Deus é a sua porção. A porção de um indivíduo é uma expressão figurada, empregada nas Escrituras para denotar a condição ou lote com o qual todo homem está satisfeito. Consequentemente, a razão pela qual Deus é representado como uma porção é porque somente ele é abundantemente suficiente para nós e porque nele a perfeição de nossa felicidade consiste. Daí resulta que somos responsáveis ??pela ingratidão, se afastarmos nossas mentes dele e fixá-las em qualquer outro objeto, como foi afirmado no Salmo 16: 4 , onde Davi explica mais claramente a importância da metáfora. Alguns tolamente afirmam que Deus é chamado nossa porção, porque nossa alma é tirada dele. Não sei como esse conceito tolo chegou ao cérebro deles; pois está tão longe do significado de Davi quanto o céu está da terra, e envolve nela a noção selvagem dos maniqueus, com a qual Servet foi enfeitiçado. Mas geralmente acontece que homens que não são exercitados nas Escrituras, nem imbuídos de sólida teologia, embora familiarizados com a língua hebraica, ainda cometem erros e cometem erros mesmo nos primeiros princípios. Sob a palavra coração, o salmista compreende toda a alma. No entanto, ele não quer dizer, quando fala da falência do coração, que a essência ou substância da alma falha, mas que todos os poderes que Deus em sua bondade lhe concedeu e cujo uso retém apenas para isso. contanto que ele queira, caia em decadência.

Referências Cruzadas

Jó 13:15 – Embora ele me mate, ainda assim esperarei nele; certo é que defenderei os meus caminhos diante dele.

Salmos 16:5 – Senhor, tu és a minha porção e o meu cálice; és tu que garantes o meu futuro.

Salmos 18:2 – O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta.

Salmos 27:14 – Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.

Salmos 63:1 – Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água.

Salmos 84:2 – A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.

Salmos 119:57 – Tu és a minha herança, Senhor; prometi obedecer às tuas palavras.

Salmos 119:81 – Estou quase desfalecido, aguardando a tua salvação, mas na tua palavra coloquei a esperança.

Salmos 138:3 – Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem.

Salmos 142:5 – Clamo a ti, Senhor, e digo: “Tu és o meu refúgio; és tudo o que tenho que na terra dos viventes.

Isaías 40:29 – Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.

Lamentações 3:24 – Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança.

2 Coríntios 4:8 – De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados;

2 Coríntios 4:16 – Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,

2 Coríntios 12:9 – Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.

Filipenses 1:21 – porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.

2 Timóteo 4:6 – Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida.

2 Pedro 1:14 – porque sei que em breve deixarei este tabernáculo, como o nosso Senhor Jesus Cristo já me revelou.

Apocalipse 21:3 – Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.

Apocalipse 21:7 – O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *