O COVID-19 cumpre as profecias bíblicas da praga?

Segundo a Bíblia, as pragas são consideradas um dos sinais que anunciam o fim dos tempos e o retorno de Jesus Cristo. À medida que a disseminação do coronavírus continua, tanto cristãos como não crentes tendem a se perguntar: “O coronavírus cumpre profecias bíblicas sobre a praga?”

COVID-19 é a praga mais devastadora para a humanidade neste século. Altamente infeccioso foi contraído pela primeira vez em novembro de 2019 na China.

Em apenas alguns meses, o COVID-19 se espalhou como um incêndio em quase todos os cantos do mundo, infectando e vitimando milhares.

A Bíblia, dize que as pragas são um dos sinais que anunciam o fim dos tempos e o retorno de Jesus Cristo.

O que a Bíblia diz sobre as pragas?

De acordo com Romanos 8:20-21, as pragas são uma consequência da queda de Adão da graça no Jardim do Éden:

Pois a criação foi sujeita à frustração, não por sua própria escolha, mas pela vontade de quem a submeteu, na esperança de que a própria criação seja libertada de sua escravidão à decadência e levada à liberdade e glória dos filhos de Deus.

O início de uma praga na Bíblia sempre foi um portento para a destruição da civilização ou modo de vida, provocada pelas mãos de um Deus soberano em resposta a atos de apostasia e outros atos de desobediência contra Ele.

Um dos exemplos mais significativos disso é mostrado para nós em Êxodo 7-12, com as 10 pragas que Moisés chamou sobre o Egito por ordem de Deus. Como resultado, vidas, colheitas e animais egípcios foram destruídos, e a escravização de 400 anos dos israelitas finalmente chegou ao fim.

Existem outras escrituras na Bíblia, nas quais Deus declara pragas sobre as nações como um ato de julgamento divino por desobediência.

Um desses versículos da Bíblia é Amós 4:10.

Enviei pragas entre vocês, como fiz ao Egito. Eu matei seus rapazes com a espada, junto com seus cavalos capturados. Enchi as tuas narinas com o cheiro do teu arraial, mas tu não voltaste para mim ”, declara o Senhor.

No Novo Testamento, há menção de pragas que atuarão como sinais-chave que anunciarão o fim dos tempos e a vinda de Jesus Cristo. O mais conhecido deles é Apocalipse 6:8.

“Olhei e diante de mim havia um cavalo pálido! Seu cavaleiro se chamava Morte, e Hades estava seguindo logo atrás dele. Eles receberam poder sobre um quarto da terra para matar por espada, fome e praga, e pelos animais selvagens da terra. ”

Até Jesus explicou aos discípulos em Mateus 24:4-8, que tempos difíceis marcarão a vinda dos últimos dias da Terra:

Jesus respondeu: “Cuidado para que ninguém te engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Messias’, e enganarão a muitos. Você ouvirá falar de guerras e rumores de guerras, mas faça com que não se assuste. Tais coisas devem acontecer, mas o fim ainda está por vir. Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. Tudo isso é o começo das dores de parto. ”

Dito isto, a Bíblia também oferece escrituras que falam do amor e da proteção de Deus durante pandemias e outras catástrofes.

O Salmo 91: 5-6 oferece esse conforto: “Você não temerá o terror da noite, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que persegue a escuridão, nem a praga que destrói ao meio-dia”.

No entanto, o que há de mais belo na Palavra de Deus é Sua promessa de nos amar e prover para nós, independentemente de quão terrível seja a nossa situação:

“Embora as montanhas sejam abaladas e as colinas removidas, meu amor infalível por você não será abalado, nem meu pacto de paz será removido”, diz o SENHOR, que tem compaixão de você ( Isaías 54:10 ).

COVID-19 é uma profecia bíblica?

Embora o coronavírus seja a praga mais desastrosa que afetou a humanidade neste século, não há evidências na Bíblia que sugiram que o COVID-19 seja uma das pragas profetizadas nas Escrituras.

Se a praga profetizada em Apocalipse 6:8 fosse a do coronavírus, o número de mortes teria que ser muito maior para que isso fosse verdade.

Por quê? Os quatro cavaleiros que são mencionados em Apocalipse 6:8 têm poder alocado “sobre a quarta parte da terra para matar pela espada, fome e peste, e com as feras da terra”

Com uma população mundial atual de aproximadamente 7,8 bilhões, a taxa de mortalidade do COVID-19 teria que atingir aproximadamente 1,95 bilhão de pessoas, em termos puramente matemáticos para que essa profecia se concretize.

Ao longo da história , pandemias e epidemias surgiram e causaram estragos no mundo em média cerca de dois por século.

Isso se deve, em parte, a uma mudança do estilo de vida agrário para o urbano ao longo do tempo, a facilidade de viajar entre países e a exposição a diversas pessoas, e o aumento das interações entre pessoas e animais.

As duas pandemias mais recentes que encontramos neste século são a gripe suína , que matou 200.000 vidas entre 2009-2010, e o vírus Ebola, que registrou um número de mortos de 11.000 entre 2014-2016.

Como o coronavírus, os afetados contraíram os vírus acima através do contato de pessoa a pessoa através de fluidos corporais ou tocando superfícies com o vírus e depois tocando seus olhos ou boca.

Com o estado do mundo como está, pragas e pandemias parecem ser uma inevitável externalidade negativa da vida civilizada.

No que diz respeito à pandemia do COVID-19, a atual preocupação global não é necessariamente o próprio vírus; de acordo com a OMS, os vírus relacionados à gripe reivindicam entre 290.000 a 650.000 vidas a cada ano.

Pelo contrário, é a taxa alarmante na qual o vírus COVID-19 está se espalhando, é uma natureza altamente infecciosa e o fato de ainda não ter sido descoberta uma vacina que está causando consternação generalizada.

Por que Deus está permitindo esta pandemia?

É normal questionar a bondade de Deus durante esse período em que milhões de pessoas sofrem como resultado das conseqüências econômicas e de saúde dessa pandemia.

Embora a Bíblia dê relatos de pragas como resultado da ira de Deus, o Novo Testamento fala do amor, da misericórdia e do sacrifício final de Deus por nós através do sangue de Seu Filho Jesus Cristo na cruz do Calvário.

Por esse motivo, não precisamos temer um Deus irado, mas podemos nos alegrar com um Deus de graça e misericórdia, que nos perdoa por nossos pecados e transgressões.

O que isto significa?

Portanto, vamos usar esse tempo para amar e servir nosso próximo através desta crise; que o Reino de Deus que reside em nós seja refletido em todas as fendas e cantos escuros deste mundo doente, frágil e caído.

E acima de tudo, confiemos na misericórdia e soberania de Deus para fazer todas as coisas funcionarem para o nosso bem; Ele conquistou o mundo, até o COVID-19!

Adaptado de Christianity