Reflexões sobre o conceito de autoestima

O que significa o termo “autoestima” para você?

Significa, em primeiro lugar, um esforço humanístico para resolver os problemas do homem, ajudando-o a fazer as pazes consigo mesmo, para que ele deixe de se desagradar com qualquer coisa que seja verdadeiramente ele.

Uma vez que este é o significado esmagador do termo em nossa sociedade, acho inútil usá-lo e oponho-o a uma antropologia radicalmente centrada em Deus, que visa preservar uma apreciação adequada e profunda pela misericórdia de Deus.

Mas se eu for forçado a certos textos como Mateus 6:26 ( Lucas 12:24 ) “Vocês são mais valiosos do que os pássaros”. Usarei a palavra valor e a definirei assim: o homem é valioso porque foi criado à imagem de Deus e, portanto, é uma expressão da glória de Deus. Os seres humanos têm valor porque, ao contrário de todos os animais, têm o potencial único de honrar conscientemente a Deus, agradecendo-lhe e confiando somente em sua misericórdia.

Qual é o seu conceito da depravação do homem?

Acredito que o homem à parte da obra regeneradora de Deus é totalmente depravado. Isto é, ele não é capaz de nenhum ato ou pensamento santo. Romanos 14:23 diz: “O que não é de é pecado”. Portanto, o incrédulo só peca, ainda que dê todo o seu bem para alimentar os pobres e seu corpo para ser queimado ( 1 Coríntios 13:3 ). As coisas feitas sem referência a Deus e sem confiança em sua misericórdia não são boas. “Não há quem faça o bem, nem mesmo um!” ( Romanos 3:12 ).

Que significado deve ter a auto-aceitação para o cristão?

A noção bíblica mais próxima que consigo pensar de “auto-aceitação” são as declarações de Paulo de que ele pode estar contente em todas as circunstâncias e que devemos nos regozijar sempre. Na esfera amoral de aparência, saúde, riqueza, prestígio, etc., o povo de Deus deve estar contente ( Hebreus 13:5-6 ) e o fundamento específico para este contentamento é a promessa: “ Deus nunca te deixará nem te abandonará. . . O que o homem pode fazer com você?” Na esfera moral do caráter, isto é, quão pacientes, humildes, bondosos, generosos, gentis, diligentes somos, não vejo espaço para auto-aceitação até que sejamos transformados à imagem de Jesus.

Nossa alegria nesta esfera não vem da auto-aceitação, mas de nosso intenso senso da misericórdia de Deus nos aceitando em sua comunhão. É errado dizer: se Deus me aceita, eu deveria me aceitar. Pois Deus é contra nós em nosso pecado e por nós somente em Cristo. Devemos, portanto, detestar nosso eu pecaminoso e magnificar a misericórdia de Cristo em quem somente temos aceitação e alegria indescritíveis.

De fato, quanto mais santificada a pessoa é, quanto mais conformada ela é à imagem de seu Salvador, mais ela deve recuar contra toda falta de conformidade com a santidade de Deus. Quanto mais profunda for sua apreensão da majestade de Deus, quanto maior for a intensidade de seu amor a Deus, quanto mais persistente for seu anseio por alcançar o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus, mais consciente ele estará da gravidade de o pecado que permanece e mais pungente será sua detestação dele.

Qual é o seu conceito de homem?

O homem é uma criatura corpórea (diferente dos anjos) que Deus fez para representar a própria glória de Deus ao pensar, sentir e agir de uma maneira que convém a alguém que é totalmente dependente de Deus para tudo. O homem deixa de ser totalmente homem quando não anda em fé, isto é, quando não glorifica a Deus por uma vida de confiança em Deus.

É por isso que é quase impossível para mim usar o termo humanismo, já que o único humanismo verdadeiro é teocêntrico e, portanto, não é um humanismo no sentido usual da palavra.

Como seu conceito de homem reflete seu conceito de Deus?

Deus é o primeiro e maior de todos os seres, eterno e infinito em justiça, poder, sabedoria e amor. Na comunhão perfeita e inefável da Trindade, ele é o mais alegre de todos os seres. É precisamente a sua plenitude infinita que dá origem à criação e à redenção. Ele não pode ser adicionado, mas apenas transbordar e, portanto, todos os seus caminhos são justos e misericordiosos ( Salmo 145:17 ). A natureza do homem, então, é que seu ser é fruto da misericórdia, pois nada disso é devido a si mesmo. Assim, o ser do homem deve ser realizado em alegre contentamento no verdadeiro amor de Deus.

Diante desse conceito, o que você diz ao aluno sobrecarregado com sua falta de autoestima? E a pessoa que é impedida de funcionar como deveria por seu “pé torto” real ou imaginário?

Se for um “pé torto” imaginado, você quebra a imaginação para que a pessoa tenha uma verdadeira autoavaliação. Se eles são bons em matemática e pensam que são ruins, você pode mostrar-lhes a evidência de sua habilidade dada por Deus e exortá-los a parar de profanar seu dom agindo como se ele não existisse. Dessa forma, você muda o erro deles e concentra a atenção deles em Deus e no dever de usar com gratidão seu dom.

Se for um verdadeiro “pé torto”, você distingue entre o moral e o amoral .

Com o a-moral você os exorta a se contentarem, por causa das promessas de Deus de nos dar um bom futuro ( Salmo 23:6 ; Jeremias 32:40-42 ; Romanos 8:28 ).

Com o “pé torto” moral (isto é, o pecado) você não quer que eles fiquem contentes e você tolera seu sentimento de culpa e os incita a confessar o pecado e mudar, apontando-os para alívio e alegria para o perdão misericordioso de Deus ( 1 João 1:9 ).

Portanto, o caminho para o contentamento é somente através da fé: “Que o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz na fé ” ( Romanos 15:13 ). Quando estamos assim em paz, estamos em uma posição em que não temos que “buscar os nossos” ( 1 Coríntios 13:5 ); isto é, estamos em condições de amar. (Veja a relação entre esperança e amor em Colossenses 1:4–5 .)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *