Top 3 formas de tornar a conversão a Deus um estilo de vida e não um evento

O livro de Atos nos ensina que o refrigério vem quando nos voltamos para Deus:

Arrependa-se, então, e volte-se para Deus, para que seus pecados sejam apagados, para que os tempos de refrigério venham do Senhor, e para que ele envie o Messias, que foi designado para você – Jesus.

Atos 3:19-20

Como esta Escritura diz, o verdadeiro arrependimento (ou mudança) inclui voltar-se para Deus. O que isto significa?

Se você olhar para trás em sua vida, provavelmente poderá ver as escolhas que fez que foram o equivalente espiritual de virar na contramão em uma rua de mão única. Talvez você tenha feito escolhas para se voltar para os pecados que tiveram um impacto doloroso em você ou nas pessoas de quem você gosta. 

Não podemos voltar no tempo para mudar as coisas que fizemos, mas podemos decidir que precisamos da ajuda de Deus para nos tornarmos uma pessoa diferente. É disso que se trata voltar-se para Deus. 

Quando comecei a estudar a Bíblia, comecei a ver meu pecado pela primeira vez. Comecei a perceber que as escolhas que fiz devido aos pecados do orgulho, engano e egoísmo afetaram negativamente meus amigos e familiares. 

Eu não queria mais ser assim, mas não sabia se conseguiria mudar sozinha. Fiquei muito grata, aliviada e inspirada quando soube que, quando me voltasse para Deus, ele me ajudaria a seguir em frente. Eu não seria definido por pecados e erros passados ​​e poderia me tornar uma pessoa diferente. 

Quando nos voltamos para Deus, ele nos enche de coisas que não apenas satisfazem, mas são boas para nós.

1 – Seja moldável

Então desci à casa do oleiro e o encontrei trabalhando em sua roda. [4] De vez em quando havia algo de errado com o pote que ele estava moldando de barro com as mãos. Então, ele retrabalhava o barro em outro tipo de pote, como bem entendesse. [5] Então o Senhor me disse: [6] “Eu, o Senhor, digo: ‘Ó nação de Israel, não posso tratar vocês como este oleiro trata o barro? Em minhas mãos, você, ó nação de Israel, é como o barro na mão deste oleiro.’

Jeremias 18:3-6

“Olhe para essas pessoas! Eles estão discutindo com quem os fez. Olhe para eles discutirem comigo. São como pedaços de barro de um vaso quebrado. Clay não diz para quem o molda: ‘Cara, o que você está fazendo?’ As coisas que são feitas não têm o poder de questionar quem as faz.

Isaías 45:9

Assim como essas Escrituras destacam, o relacionamento de Deus conosco envolve sermos moldáveis, como o barro maleável que um oleiro poderia usar. Ser moldável significa deixar Deus guiá-lo em quem você se torna. A definição do dicionário de “moldável” é “capaz de ser moldada, dobrada ou desenhada, como por martelamento ou pressão”.

Em outras palavras, quando você é moldável, você é flexível e adaptável. Se as coisas não estão indo do seu jeito, você não fica bravo; você ajusta.  

Ser flexível e moldável nos ajuda a nos voltar para Deus. Deus nos molda para nos preparar para algo ainda maior do que somos agora. A Bíblia fala sobre como Deus tem bons planos para nós (Jeremias 29:11-13), nos treina (Hebreus 12:8) e tem uma visão de quem podemos nos tornar (João 14:11). Quando acreditamos nessas escrituras, é mais fácil confiar no processo. Tudo bem que sejamos curvados, que tenhamos alguns problemas para resolver e que não sejamos perfeitos.  

2 – Seja mutável

Eu me mudei muito quando criança e meu endereço, escolas e amigos mudaram muito. Mas agora, adultos, estou no mesmo apartamento há quase 10 anos. É estranho para mim ficar tanto tempo no mesmo lugar, então, de vez em quando, sinto a necessidade de reorganizar os móveis para sentir que houve alguma mudança.

Mas nem sempre tenho essa atitude de mudar meu eu interior. Voltar-se para Deus significa mudar nosso interior e nossas velhas formas de pensar:

“Quanto a mim, eu te batizo com água por causa de [seu] arrependimento [isto é, porque você está disposto a mudar seu eu interior – sua velha maneira de pensar, se arrepender de seu pecado e viver uma vida transformada], mas Ele (o Messias) que vem depois de mim é mais poderoso [mais poderoso, mais nobre] do que eu, cujas sandálias não sou digno de remover [mesmo como seu escravo]; Ele vai batizar você [que verdadeiramente se arrepende] com o Espírito Santo e [você que permanece impenitente] com fogo (julgamento).

Mateus 3:11

Quanto mais tempo somos cristãos, mais “maneiras antigas de pensar” tendemos a ter essa necessidade de mudar. Ficamos presos a rituais, hábitos e deveres que parecem bons e bons, mas muitas vezes não temos o coração e a inspiração que tínhamos quando acreditamos. 

Temos que assumir todas as razões pelas quais não mudamos até este ponto em nossas vidas se quisermos realmente mudar. Existem 3 razões principais que eu vi na minha vida porque eu não mudo.

  1. Resistência à mudança – eu simplesmente não quero mudar.
  2. Fadiga da Mudança – Estou cansado de tentar mudar.
  3. Mudar Incredulidade – Eu não acredito que posso mudar.

Como lutamos contra esses 3 assassinos da mudança e nos tornamos mutáveis?

“Portanto, eu vos julgarei, ó casa de Israel, cada um de acordo com a sua conduta”, diz o Senhor DEUS. “Arrependa-se (mude sua maneira de pensar) e afaste-se de todas as suas transgressões, para que o pecado não se torne uma pedra de tropeço para você.

Ezequiel 18:30

Primeiro, esteja disposto a mudar de ideia. Isso é reconhecer que Deus sabe melhor e confiar na Bíblia sobre nossos pensamentos e opiniões.

Mude sua vida, não apenas suas roupas. Volte para Deus, seu Deus. E aqui está o porquê: Deus é bondoso e misericordioso. Ele respira fundo, aguenta muito, Esse Deus mais paciente, extravagante no amor, sempre pronto para cancelar a catástrofe. Quem sabe? Talvez ele faça isso agora, talvez ele dê meia-volta e mostre pena. Talvez, quando tudo estiver dito e feito, haja bênçãos plenas e robustas para o seu DEUS!

Joel 2:13

Em segundo lugar, devemos estar dispostos a mudar nossa vida. Mudar nossa vida significa voltar para Deus por causa de quão bondoso e misericordioso ele é. Deus é paciente e quer nos abençoar. Quando entendemos isso sobre Deus, somos motivados a mudar e continuamente nos voltamos para ele.

3 – Seja influenciável

Qual é a população mais influenciável? Jovens . As qualidades que Jesus diz que precisamos ter para entrar no reino dos céus são as qualidades das crianças. 

E disse: Em verdade vos digo que, a menos que se arrependam (mudam, voltem-se) e se tornem como criancinhas [confiantes, humildes, amorosos, perdoadores], nunca poderão entrar no reino dos céus [de forma alguma].

Mateus 18:3

Quando entendemos a mudança real, sabemos que temos que permanecer humildes e ter vontade de aprender o tempo todo. Isso também pode ser definido como influenciável, que é quando você permite que outros afetem seu caráter, desenvolvimento ou comportamento. 

  • Confiar – Se você tem filhos ou já cuidou de crianças, eles esperam que você cuide deles e confiam que você fará o que é melhor para eles.  
  • Humilde – As crianças não são muito orgulhosas para pedir ajuda ou até implorar! 
  • Amar e perdoar – Mesmo as crianças que têm pais que não amam podem amá-los e perdoá-los, apesar de como são tratados. Gostamos de dizer que as crianças são resilientes. Deus gosta de dizer que as crianças são amorosas e perdoadoras. 

Ser treinado na pista me deu muita experiência sendo influenciado por outros. Como jovem atleta de atletismo, admirei Jackie Joyner-Kersee, um grande atleta americano no heptatlo. 

Eu queria ser como ela. Recortei artigos e fotos dela correndo e estudei sua forma. Ela era uma heroína minha. E quem não quer ser influenciado por seus heróis?  

Da mesma forma, precisamos permitir que amigos espirituais nos influenciem para nos ajudar a viver um estilo de vida de nos voltarmos para Deus:

Nós o confortamos e encorajamos e o desafiamos a adotar um estilo de vida digno de Deus, que o convida para seu reino e glória.

1 Tessalonicenses 2:12

Precisamos de pessoas que nos desafiem e nos encorajem a sermos melhores. Aqueles que têm relacionamentos mais aguçados podem se voltar para Deus com mais facilidade, especialmente se estiverem cercados por aqueles que amam a Deus e se voltam para ele com frequência. 

Assim como um pedaço de ferro afia o outro, os amigos se mantêm afiados.

Provérbios 27:17

Podemos manter uns aos outros afiados desafiando e encorajando uns aos outros a se voltarem para Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *