4 sinais de que as regras substituíram Deus em sua vida

Sou cristão há mais de 20 anos e tenho observado e participado plenamente do cristianismo baseado em regras. Isso me deu uma melhor compreensão da tentação de substituir um relacionamento com Deus por regras.

Assim como em qualquer relacionamento, podemos ficar egoístas e deixar o desprezo se infiltrar. Podemos ficar desapontados e então começar a nos proteger, criando distância no relacionamento. 

Em um relacionamento com Deus, também enfrentamos esses mesmos desafios. Nesses momentos, podemos nos contentar em permanecer ligados religiosamente (regras) ou lutar para nos conectarmos com justiça a Ele (coração).

Vamos falar sobre algumas das regras que podem começar a substituir o que pode ter começado como uma conexão genuína com Deus. Existem dois caminhos que podemos seguir quando as regras substituíram Deus em nossa vida:

  1. Tornando-se cristãos comportamentais
  2. Tornando-se cristãos humanistas

Uma pequena dica: nenhum deles funciona bem.

Cristãos comportamentais simplesmente entram e saem quando se trata de seu relacionamento com Deus. Podemos ficar satisfeitos em apenas aparecer, contanto que estejamos verificando as caixas de ler nossas Bíblias, orar, confessar um “pequeno” pecado para apaziguar nossas consciências e fazer nossas boas ações cristãs (semanal/mensal).

Depois, há cristãos humanistas. Deixando Deus fora da equação, eles tentam seguir as regras espirituais que consideram dignas.

Eles podem encobrir seu tédio com a Bíblia lendo livros “espirituais” para seus momentos de silêncio . Seu objetivo principal pode ser alcançar o status de pessoa boa e moral, mas eles perderam o interesse e a inspiração em seu relacionamento com Deus.    

Estivemos em ambas as categorias em vários momentos de nossas vidas e identificamos vários indicadores de que estamos seguindo regras. Vamos nos concentrar aqui em quatro sinais de que as regras substituíram Deus em sua vida.

1 – O desempenho é priorizado sobre a vulnerabilidade

9 Jesus ensinou esta parábola aos que estavam convencidos de que eram moralmente corretos e aos que confiavam em sua própria virtude, mas desprezavam os outros com desgosto: 10 “Certa vez, dois homens entraram no templo para orar. Um era um orgulhoso líder religioso, o outro um desprezado cobrador de impostos.

11–12 O líder religioso se afastou dos outros e orou: ‘Como eu te agradeço, ó Deus, por não ser mau como todos os outros. Eles são trapaceiros, vigaristas e vigaristas — como aquele cobrador de impostos ali. Deus, você sabe que eu nunca trapaceio ou cometo adultério; Eu jejuo duas vezes por semana e dou a você um décimo de tudo o que ganho.’

13 “O publicano ficou sozinho no canto, longe do Santo Lugar, e cobriu o rosto com as mãos, sentindo-se indigno de sequer olhar para Deus. Batendo no peito, ele soluçou de quebrantamento e lágrimas dizendo: ‘Deus, por favor, em sua misericórdia e por causa do sacrifício de sangue, perdoe-me, pois não sou nada além do mais miserável de todos os pecadores!’

14 “Qual deles foi para casa naquele dia acertado com Deus? Foi o humilde cobrador de impostos e não o líder religioso! Pois todo aquele que se louva um dia será humilhado diante de todos, e todo aquele que se humilha um dia será exaltado e honrado diante de todos”.

Lucas 18:9-14

A arrogância do líder religioso estava enraizada principalmente em como ele se comparava às pessoas “pecadoras” ao seu redor. 

Agradecendo a Deus que ele não era mau como todos os outros, seu foco estava no que eles fizeram de errado e tudo o que ele estava fazendo certo. Ele nem sequer imaginou ou considerou quaisquer áreas em sua vida ou coração que ele precisava mudar. 

Seu orgulho o cegou da realidade de suas fraquezas e pecados enquanto ele se gabava de seu desempenho impecável. Como mencionado anteriormente, os religiosos substituem a vulnerabilidade pelo desempenho.

Por outro lado, o cobrador de impostos sentiu-se indigno. Ele era vulnerável com Deus sobre seus pecados e voluntariamente expressou sua necessidade de misericórdia. Ele não se comparava com ninguém porque estava ocupado trabalhando em suas próprias fraquezas. 

E sabemos que ele certamente poderia ter encontrado outros cobradores de impostos ou “pecadores” piores do que ele, mas preferiu priorizar a vulnerabilidade com Deus sobre seu desempenho.

Embora o líder religioso parecesse confiante e o cobrador de impostos parecesse uma “bagunça”, as escrituras esclarecem que este se afastou bem com Deus. Deus responde à vulnerabilidade nascida da humildade, e foi isso que o cobrador de impostos demonstrou em sua oração.

2 – A mudança torna-se opcional

Ele tem sido muito gentil e paciente, esperando que você mude, mas você não pensa nada em sua bondade. Talvez você não entenda que Deus é gentil com você, então você mudará seus corações e vidas.

Romanos 2:4

Você já teve um amigo que ficava enrolando você, prometendo pagar de volta, mas nunca chegando a isso? 

Eles podem mudar e decidir ser um bom amigo e pagar de volta, mas em vez disso, eles não se importam o suficiente com o relacionamento deles com você para mudar.

Você já considerou que, na maioria das vezes, tratamos Deus da mesma maneira? Romanos 2:4 diz que a bondade de Deus deve nos levar ao arrependimento (um coração/vida transformados).

O cristianismo comportamental pode ser muito enganador quando nos concentramos em atividades religiosas, nos encontramos ocupados fazendo muitas “coisas boas” e depois nos sentimos bem conosco mesmos. Mas se dermos um passo atrás e avaliarmos nossas vidas, não mudaremos.

Pior ainda, podemos dar a desculpa de que Deus é bondoso e confiamos na promessa de que ele é cheio de graça e misericórdia. Dizemos coisas como: “Ele conhece meu coração e entende” ou “Vou começar a mudar”. 

No entanto, nunca chegamos a isso. Deixamos que a mudança se torne uma opção em vez de uma necessidade.

Embora Deus seja realmente gracioso e misericordioso, ele não é uma tarefa fácil, nem é alguém de quem podemos tirar vantagem ou enganar. Ele é gentil conosco, esperando e esperando que respondamos ao seu amor mudando.

3 – A preocupação substitui a oração

6 Não seja puxado em direções diferentes ou preocupado com nada. Esteja saturado de oração ao longo de cada dia, oferecendo seus pedidos cheios de fé diante de Deus com gratidão transbordante. Conte a ele todos os detalhes de sua vida.

Filipenses 4:6-7

A oração também é uma oportunidade para nos aproximarmos de Deus, especialmente quando o deixamos entrar em cada detalhe de nossa vida. E qualquer um que tenha obedecido a esta passagem pode atestar que isso não é fácil.

Contar a Deus cada detalhe de nossa vida significa dizer a ele o bom, o ruim e o feio. Significa revelar as áreas de nossa vida onde nos sentimos uma bagunça.

Quando evitamos fazer esse tipo de esforço espiritual em oração, a preocupação pode rapidamente se tornar a força dominante em nossa vida que nos distrai de Deus.

Em vez de orar, apenas nos preocupamos, tramamos e planejamos durante nossas “orações”. Permitimos que nossas preocupações nos puxem em direções diferentes. Às vezes, podemos até ver a preocupação como um ativo que nos ajuda a ser produtivos.

A preocupação crônica é um sinal seguro de que não estamos orando o suficiente . Sem oração profunda e consistente, a preocupação pode ser uma força poderosa que nos distancia de Deus. 

Em vez de ver que temos um criador muito poderoso ao nosso lado, resolvemos o problema com nossas próprias mãos, o que muitas vezes nos deixa sobrecarregados.

4 – O conhecimento da cabeça supera o amor

8 Agora vou escrever sobre a carne que é sacrificada aos ídolos. Sabemos que “todos nós temos conhecimento”. O conhecimento te enche de orgulho, mas o amor constrói. 2 Se pensas que sabes alguma coisa, ainda não sabes nada como deverias. 3 Mas se alguém ama a Deus, essa pessoa é conhecida por Deus.

1 Coríntios 8:1-3

Essa escritura nos ajuda a entender que, se nosso objetivo principal é simplesmente ter conhecimento, podemos cair na armadilha de ficar cheios de orgulho. 

O teste ácido de um relacionamento genuíno com Deus é mostrado em nossa capacidade de amar (Mateus 22:36-40; 1 Tessalonicenses 4:9-10; 1 João 4). Nesta passagem acima, diz-se que quem ama a Deus é conhecido por Deus. Ser conhecido significa que é pessoal, íntimo e profundo. 

Conhecer e citar as escrituras, mas não estar disposto a amar os outros é um sinal seguro de que estamos substituindo Deus por regras. Em toda a Bíblia, é evidente que o amor é uma prioridade máxima para Deus, o que significa que essa deve ser a prioridade máxima para qualquer um que queira um relacionamento com Ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *