Top 4 passos úteis para confiar em Deus

Durante a maior parte da minha vida, lembro-me de me sentir inseguro sobre minha aparência, conversa e desempenho na escola ou nos esportes. 

Eu tinha medo de ser rejeitado ou não ser querido nas amizades porque era gordinho, não sabia ler muito bem e não era inteligente ou atlético o suficiente. 

Eu estava sempre procurando a aprovação de amigos, mulheres ou familiares. Com o tempo aprendi a ignorar minha insegurança e fingir que ela não estava lá, mas nunca saiu.

Tentei colocar minha segurança nas coisas, nas pessoas e no que posso fazer. Mas a insegurança inevitavelmente retorna, pois todas essas coisas são incapazes de me dar consistentemente a confiança que preciso e desejo. 

Houve momentos em minha vida em que eu estava muito confiante, e todos esses momentos envolviam um foco em Deus. Mas tenho lutado para manter essa confiança.

Meu objetivo para nós neste estudo é responder à pergunta: “Como desenvolvo confiança em Deus?” através de 4 passos úteis.

1 – Acredite que a confiança é encontrada em Deus

Um dos desafios mais significativos para me tornar confiante é acreditar que o caminho de Deus é melhor do que qualquer coisa que eu esteja tentando fazer para encontrar confiança. Este é o primeiro e mais importante passo. 

Seu caminho agradável me leva a lugares agradáveis. Estou impressionado com os privilégios que vêm ao segui-lo, pois você me deu o melhor! [7] A maneira como você me aconselha e me corrige faz com que eu o elogie mais, pois seus sussurros na noite me dão sabedoria, me mostrando o que fazer a seguir. [8] Porque você está perto de mim e sempre disponível, minha  confiança nunca será abalada, pois experimento sua presença envolvente a cada momento. [9] Meu coração e minha alma explodem de alegria cheia de glória! Até meu corpo descansará confiante e seguro. 

Salmo 16:6-9

Esta escritura nos dá uma imagem de como será quando genuinamente desenvolvermos confiança em Deus. Deus nos promete algumas coisas se nos voltarmos para ele em busca de confiança.

Ele promete nos levar a “lugares agradáveis”. Ele promete nos mostrar o que fazer a seguir. Ele promete estar sempre disponível para nós.

Deus nos prepara para estar perto dele ( Atos 17:24 ) e nos guia ao longo de seu “caminho agradável” através da Bíblia ( Salmo 119:105 ), bem como colocando pessoas em nossas vidas que nos apontam para ele ( Oséias 11 ). :4 ). Quando acreditamos nessas coisas sobre Deus e decidimos acreditar em Sua palavra sobre nossas emoções e inseguranças, estaremos confiantes e seguros. 

2 – Identifique seus assassinos de confiança

Spirituality and religion, Hands folded in prayer on a Holy Bible in church concept for faith.

Há tantos lugares que escolho colocar minha confiança além de Deus, dos quais nem sempre estou ciente. Preciso desacelerar, pensar e identificar onde mais vou buscar confiança.

Se você precisa de sabedoria, peça ao nosso generoso Deus, e ele a dará a você. Ele não vai repreender você por perguntar. [6] Mas quando você perguntar a ele, certifique-se de que sua está somente em Deus. Não vacile, pois uma pessoa com lealdade dividida é tão instável quanto uma onda do mar que é soprada e agitada pelo vento. [7] Essas pessoas não devem esperar receber nada do Senhor. [8] Sua lealdade é dividida entre Deus e o mundo, e eles são instáveis ​​em tudo o que fazem.

Tiago 1:5-7

Deus diz que nos dará qualquer coisa que pedirmos se confiarmos inteiramente nele. Temos que estar totalmente comprometidos, o que significa nos livrar de tudo o que nos voltamos em vez de Deus. É essencial identificar para onde nos voltamos, para que possamos entender os efeitos em nossas vidas e nos outros quando nos afastamos de Deus.

Ao tentar obter confiança em coisas temporárias e superficiais, acabamos instáveis ​​e instáveis. Tenho insegurança consistente e me preocupo com as pessoas que não me aprovam, uma boa situação dando errado ou descrença de que uma situação ruim pode melhorar. Essa instabilidade interna faz com que eu não possa aproveitar a vida enquanto a vivo, mesmo quando a maior parte da vida está indo bem.

Jeremias 17:6 descreve isso como não ser capaz de “ver a prosperidade quando ela chegar”. Para mudar, devemos primeiro identificar os lugares inconstantes onde depositamos nossa confiança e identificá-los corretamente como “assassinos da confiança”.

3 – Ore com honestidade sem vergonha

Pode ter sido difícil para você identificar seus assassinos de confiança. Se sim, você não está sozinho. É difícil para mim admitir meu pecado e minhas fraquezas sem me sentir envergonhado. No entanto, quando escondo meu pecado e minhas fraquezas, permaneço inseguro e inalterado. 

Estou exausta! Minha vida é passada com tristeza, meus anos com suspiros e tristeza. Por causa de todos esses problemas, não tenho mais forças. Meu ser interior é tão fraco e frágil. [14] Estou desesperado, Senhor! Eu me lanço sobre você, pois só você é meu Deus! [15] Minha vida, cada momento meu, meu destino – está tudo em suas mãos. Então eu sei que você pode me livrar daqueles que me perseguem implacavelmente. [16] Que seu rosto resplandecente brilhe sobre mim. Deixe seu amor eterno e graça gloriosa me salvar de toda essa escuridão. 

Salmo 31:10, 14-16

Nesta oração, Davi é honesto com Deus. Para desenvolver a confiança de Deus, temos que confiar nele, e isso significa expor tudo o que pensamos e sentimos. Este é o obstáculo mais significativo para eu estar perto de Deus.

Não gosto de expressar emoção e necessidade de Deus mesmo quando é tão evidente que preciso de ajuda. Quando vejo a verdade de minhas falhas, medos, inseguranças e pecados, sinto-me fraco por dentro e como se precisasse de ajuda.

Passei a maior parte da minha infância e vida adulta fugindo dessas emoções. O que eu percebi, porém, é que se eu não enfrentar essas fraquezas que tenho por dentro, elas acabam dirigindo minha vida e ações, quer eu goste ou não. Eu vivo minha insegurança, medo e frustrações, o que me leva a ser auto-focado e não divertido de estar por perto.

Deus quer e deve ser aquele espaço seguro para nós, onde podemos lhe dizer qualquer coisa, e ele não fugirá. Como diz a escritura, ele tem “amor eterno”.

Não há nada que possamos dizer ou fazer que ele não queira ouvir. E quando somos completamente honestos com ele, ele nos dá clareza e coragem para sermos honestos com os outros. 

4 – Obedeça a Deus para construir confiança

A palavra de Deus é poderosa, e até mesmo lê-la edifica a fé (Romanos 10:17), mas a verdadeira confiança vem da sua aplicação. 

Mas não basta ouvir a palavra de Deus. Você deve fazer o que ele diz. Caso contrário, você está apenas se enganando. [23] Pois se você ouve a palavra e não obedece, é como olhar para o seu rosto no espelho.  [24] Você se vê, vai embora e esquece sua aparência. [ 25] Mas se você olhar atentamente para a lei perfeita que o liberta, e se você fizer o que ela diz e não esquecer o que você ouviu, então Deus o abençoará por fazê-lo.

Tiago 1:22-25

Você vê que sua fé e suas ações estavam trabalhando juntas, e sua fé foi completada pelo que ele fez. 23 E se cumpriu a escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus.

Tiago 2:22-23

Há uma compreensão, crença e confiança que só podem vir quando fazemos o que Deus nos diz.

Precisaremos perseverar quando não for fácil. Mas um pouco de fé em ação vai longe (Mateus 17:20). Deus quer que tenhamos sucesso e vençamos, e Ele quer nos abençoar.

Em Tiago 2, aprendemos que, quando você tem fé suficiente para agir, as ações que você toma só aumentam sua fé, porque você verá a palavra de Deus se realizando em sua vida. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *