Top 4 Profetas que estavam relutantes

“Por que eu? Você não pode arranjar outra pessoa?”

Você pensaria que os grandes profetas da Bíblia estavam dispostos, prontos e capazes quando Deus os chamou para sua missão. Mas quase todos eles estavam realmente esperando que Deus escolhesse outra pessoa para o trabalho.

4 – Jonas

Jonas é provavelmente o melhor exemplo. Deus o chamou para pregar ao povo de Nínive, capital da Assíria. A Escritura diz: “Mas Jonas fugiu do Senhor e foi para Társis (Espanha).”

Claramente ele não queria o trabalho, provavelmente porque os assírios eram notórios por sua crueldade com seus inimigos e Jonas temia ser torturado por ousar prever sua destruição. Como a maioria sabe, ele foi engolido por uma baleia e acabou completando sua tarefa.

3 -Jeremias

Jeremias foi outro profeta relutante. Deus lhe disse: “Eu te designei profeta para as nações”.

A resposta de Jeremias foi semelhante a todas as outras: “Ah, Soberano Senhor, não sei falar; sou apenas uma criança”. Deus respondeu: “Não tenha medo, pois estou com você…”

É claro que Jeremias não gostou de sua tarefa designada e tentou evitar fazê-lo porque seu público não estava feliz com sua mensagem de destruição.

Ele diz: “Sempre que falo, clamo proclamando violência e destruição. Assim, a palavra do Senhor me trouxe insulto e vitupério o dia todo. Mas se eu disser: ‘Não o mencionarei nem falarei mais em seu nome ,’ sua palavra está em meu coração como um fogo, um fogo encerrado em meus ossos. Estou cansado de contê-lo; na verdade, não posso.”

Jeremias pregou sua mensagem por 40 anos e ninguém ouviu. Não é à toa que ele estava desanimado.

2 – Paulo

O apóstolo Paulo foi o maior contribuinte para o cânon do Novo Testamento, autor de 13 (14 se Hebreus for incluído) livros de escrituras. No entanto, ele se sentia muito inadequado para o trabalho, em parte devido à imensa vergonha que sentia por sua perseguição aos primeiros cristãos.

Após sua experiência inicial de conversão, Paulo começou a pregar em Jerusalém, mas os judeus ameaçaram sua vida. Para sua própria segurança, os outros apóstolos o enviaram para Tarso.

Em sua carta aos gálatas, Paulo diz que foi para a Arábia (então governada pelos nabateus) após esse incidente e só voltou depois de três anos.

As Escrituras não dizem por que ele foi ou o que ele estava fazendo lá. É provável que ele tenha praticado seu ofício como fabricante de tendas e usado seu tempo para preparação espiritual.

Ele estava evitando seu chamado espetacular dado na estrada para Damasco? Talvez, especialmente porque Deus disse: “Eu lhe mostrarei o quanto ele deve sofrer por meu nome”.

À luz desse aviso ameaçador, parece provável que Paulo estivesse seguindo o padrão de outros profetas chamados por Deus e estivesse procrastinando para iniciar sua missão entre os gentios.

1 – Gildeão

Gideão também foi chamado para libertar os israelitas da escravidão de seus senhores midianitas. O Anjo do Senhor lhe fez uma visita e disse a Gideão que ele havia sido escolhido por Deus para a missão.

A resposta dele? “Mas Senhor, como posso salvar Israel? Meu clã é o mais fraco em Manassés e eu sou o menor da minha família.” O anjo respondeu, assim como com Moisés: “Eu estarei com você …”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *