Top 7 exemplos de confiança em Deus para você se inspirar

Essas histórias bíblicas sobre confiar em Deus vão inspirá-lo a superar as circunstâncias e inspirar sua a acreditar.

7 – Sadraque, Mesaque e Abednego

Neste momento da história, o rei Nabucodonosor da Babilônia foi influenciado por aqueles ao seu redor para estabelecer uma imagem de ouro e exigir que todos na terra se curvassem e a adorassem.

Sadraque, Mesaque e Abednego recusaram respeitosamente. Quando todo o reino estava acompanhando, eles permaneceram firmes, com fé de que Deus cuidaria deles, não importa o resultado.

Mesmo em sua posição, Sadraque, Mesaque e Abednego não sentiram necessidade de defender sua decisão de não cumprir o decreto do rei. Eles permaneceram calmos e confiantes diante da raiva que ameaçava a vida do Rei contra eles. Eles tinham fé que Deus os salvaria porque confiaram que Deus cuidaria deles.

Mas a parte mais surpreendente é o foco deles em Deus, mesmo que Ele não os tenha salvado das chamas. Sua fé permitia contentamento com qualquer resultado. Eles confiaram completamente em Deus.

Eles não foram motivados por seu próprio sucesso ou glória quando se recusaram a se curvar, mas pelo fato de que Deus seria glorificado pelo resultado de seu sacrifício ou de seu triunfo.

6 – Davi

“Não é assim que eu imaginei.”

Você já disse isso sobre sua vida? Todos nós temos uma imagem de como queremos que nossa vida seja. Todo mundo experimenta períodos na vida que não se parecem em nada com o que haviam imaginado.  

Davi foi ungido Rei de Israel, foi aclamado um herói por conquistar Golias, liderou inúmeras campanhas militares bem-sucedidas, tornou -se chefe de operações militares de Israel, casou-se com a filha do rei – ele tinha tudo a seu favor.

Então, de repente, por causa de um rei ciumento, Davi passou os próximos dez ou mais anos fugindo de Saul, preso em uma caverna com um grupo heterogêneo de desajustados. Seria seguro dizer que não foi assim que Davi imaginou sua jornada para se tornar o rei de Israel. 

Em tempos difíceis, podemos ser tentados a acreditar que Deus nos abandonou ou perdeu a visão para nós. Quando nosso filho mais velho decidiu deixar Deus, ficamos devastados e desanimados.

Colocar nossa fé em Deus significava que não iríamos desistir, mas sim continuar a aprender e crescer e mudar o que precisávamos mudar. Demorou dez anos, mas nosso filho mais velho finalmente voltou para Deus.

Como a história de Davi e nossa experiência com nossos mais velhos ilustram, o destino de Deus para nossas vidas não muda por causa de nossas circunstâncias. O destino de Davi foi cumprido e ele se tornou rei de Israel.

5 – Moisés

Descobri que precisava mudar meu pensamento e ver esse revés como um cenário para Deus se mover. Moisés experimentou o mesmo sentimento quando, depois de tirar Israel do Egito, eles ficaram presos entre o Mar Vermelho e um exército egípcio furioso.

Deus guiou os israelitas para o lugar exato que ele queria que eles estivessem, bem na beira do Mar Vermelho. Com a água em suas costas, e Faraó e os egípcios caindo sobre eles, era somente Deus que poderia providenciar um caminho.

Essa experiência pode ocorrer em nossas vidas de tempos em tempos. Sentimos como se estivéssemos em uma situação impossível, apenas para Deus nos mostrar o quão poderoso ele é.

Deus é um pensador “fora da caixa”. Todos se sentiram apoiados contra uma parede sem saída, mas isso porque ninguém teria previsto que Ele abriria o Mar Vermelho para os israelitas atravessarem em terra firme.

4 – Mulher curada por Jesus

Em Marcos 5, encontramos uma cena que prevalece em todos os evangelhos: uma grande multidão se reuniu ao redor de Jesus. Pessoas de toda a região correram para ele e se pressionaram contra ele. Na multidão estava uma mulher que sofria de sangramento crônico há 12 anos.

Ela havia visitado muitos médicos e gastou tudo o que tinha em tratamentos. Mas, em vez de melhorar, sua condição piorou. Por causa da natureza de sua doença, ela foi considerada impura de acordo com as leis e tradições da época. Ela estava doente, falida e uma pária.

No entanto, por causa de sua fé confiante em Jesus, ela foi capaz de ignorar a dor por um momento e, finalmente, assumir o risco que mudou tudo.

Embora a mulher nesta passagem não tenha nome, sua história de fé é inesquecível e me inspira a nunca desistir. Ela assumiu um risco ousado para acreditar em Jesus e em seu poder. Ela saiu das sombras, abriu caminho no meio da multidão e contou toda a verdade para se aproximar de Jesus.

3 – Isaías

Isaías foi escolhido por Deus para entregar uma importante mensagem aos israelitas. Deus preparou Seu povo para um futuro incrível de redenção e esperança.

Mas antes que tudo isso possa acontecer, Deus deu a Isaías uma visão intensa que o dominou. Este foi um momento crucial para Isaías confiar no plano e na fidelidade do Senhor.

Muitas vezes eu endureço minha dor minimizando e escondendo. Fico irritado e até ofendido quando amigos tentam me ajudar. Minha resistência à vulnerabilidade me torna antipática e falsa. Isaías é inspirador porque não se detém com Deus, expressa sua profunda dor e como é difícil ouvi-lo e vê-lo em meio a tudo isso. Sua conexão com Deus se aprofunda durante as dificuldades.

Acho que parte da razão pela qual a fé de Isaías permaneceu forte apesar das más notícias foi porque ele foi honesto sobre sua dúvida e frustração e acreditou profundamente no propósito de Deus.

2 – Zacarias e Isabel

Um desejo não realizado pode ser desanimador. Imagine estar casado há muito tempo, incapaz de ter filhos e vivendo em uma cultura que mede o amor de Deus por você pelo número de filhos que você tem. Esta é a história de Zacarias e Isabel, um casal descrito como “muito velho” e “sem filhos”.

Eles são um exemplo de pessoas que entenderam o desejo não realizado – a mágoa de ser negado algo que você deseja e não saber o porquê.

Você foi negado algo que você desejava há muito tempo? Talvez seja uma situação de saúde persistente que não vai embora, uma criança que rejeita sua influência, uma fraqueza de caráter que você não consegue superar ou um pecado que atormenta você e seus relacionamentos. Zacarias e Isabel entendem. Eles também entendem como permanecer fiéis enquanto esperam em Deus.

O que me inspira em Zacarias e Isabel é sua capacidade de confiar em Deus em meio a um desejo não realizado. Sabemos que eles confiaram em Deus porque continuaram a servir a Deus, e Deus os descreveu como justos.

O anjo apareceu a Zacarias com boas novas enquanto Zacarias servia a Deus e tinha um sacerdote. Ele poderia ter desistido completamente de Deus, mas decidiu continuar servindo a Deus apesar de seu desejo insatisfeito.

1 – Débora

Débora era uma daquelas pessoas incrivelmente talentosas que pareciam ser capazes de fazer tudo. Ela era uma líder, uma juíza, uma profetisa, uma esposa e uma mãe. E junto com isso, ela corajosamente liderou seu povo para a batalha. Embora fenomenalmente inspiradora, sua vida pode me deixar com a sensação de que não consigo me relacionar. Como ela fez tudo isso?

Todos os dias trabalhamos em empregos exigentes e fazemos o que podemos para ajudar a cuidar de nossas famílias. Podemos não ter o título que Débora tinha, mas a vida exige muito de nós todos os dias: resolver disputas, ajudar pessoas com casamentos, finanças, filhos e saúde.

A família de Débora (o povo de Israel) teve suas disfunções como muitos dos nossos. O dela era apenas maior. Podemos olhar para ela como um exemplo de como lidar com o caos de nossas vidas diárias.

Débora acreditou e confiou em Deus de uma maneira que pode ser difícil para nós. Deus era real e presente em sua vida. Ela acreditava que a vitória já era dela por meio de Deus.

Se eu tivesse essa forte crença de que a mão de Deus estava em cada esforço do meu dia, eu ficaria muito mais contente com as realizações de cada dia. Eu não ficaria tão sobrecarregado com a agenda lotada da minha vida, mas acreditaria que posso lidar com isso porque Deus está do meu lado.

Não havia guerreiros em Israel até que eu, Débora, me levantei para ser mãe de Israel. Juízes 5:7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *