Top 5 personagens Bíblicos que lutaram contra a ansiedade

A ansiedade aflige inúmeras pessoas e é uma das causas mais comuns e angustiantes de sofrimento. Os cristãos não estão imunes a isso. Provérbios 12:25 menciona a ansiedade diretamente: “A ansiedade no coração do homem causa ansiedade, mas uma boa palavra o alegra”. 

Aqueles que sofrem de ansiedade podem experimentar sentimentos intensos de tristeza, raiva, desesperança, fadiga e vários outros sintomas. A ansiedade é muitas vezes desencadeada por circunstâncias da vida e pode levá-lo ao abismo. 

Existem inúmeras referências bíblicas à ansiedade. As Escrituras descrevem as lutas de pessoas que sofriam de ansiedade, mesmo sendo servos fiéis de Deus.

5 – Elias

Elias ficou ansioso quando foi repreendido enquanto esperava um momento de triunfo. Suas grandes esperanças foram esmagadas; ele ficou doente no coração. Até este ponto, Elias tinha sido o epítome da coragem espiritual. Ele agora entra em colapso, foge quando Israel mais precisa de sua liderança, possivelmente perdendo a chance de arrependimento nacional, e se torna suicida.

Ele sofria de ansiedade espiritual – um tipo específico de ansiedade que está relacionado ao compromisso com Deus. A ansiedade de Elias, junto com muitos outros personagens bíblicos, nos alerta que estarmos comprometidos com Deus, não necessariamente nos isenta de ficarmos ansiosos.

4 – Davi

Até os reis sofrem de ansiedade. O rei Davi era “um homem segundo o coração de Deus” (Atos 13:22). O tipo mais ilustre de Israel – um assassino gigante desde sua juventude – e aqui também estava um homem dado à ansiedade em meio ao seu sofrimento. Conforme relatado em alguns dos Salmos, as ansiedades de Davi derivam de várias causas prováveis.

Se você já esteve ansioso, conhece os sintomas: fraqueza no coração, dias intermináveis, noites sem dormir, lágrimas, medo obsessivo e dormência, para citar alguns. Ao ler os Salmos, você percebe que o rei Davi experimentou muitos dos mesmos sintomas de ansiedade. No entanto, mesmo durante sua ansiedade, Davi ainda é capaz de cantar louvores a Deus.

3 – Jonas

Possivelmente a razão para isso foi porque a Assíria era uma ameaça contínua à existência de Israel, e o profeta esperava que essa ameaça desaparecesse em sua destruição. Isto é visto nas palavras de Jonas: “Portanto, agora, ó Senhor, tira-me, peço-te, a minha vida, porque me é melhor morrer do que viver” (Jonas 4:3). A verdade é que Jonas poderia ter se alegrado com o perdão concedido aos ninivitas, mas sua autopiedade cegou seus olhos para a misericórdia de Deus.

2 – Jó

sofria de ansiedade depois de muitas perdas pessoais. Primeiro, ele perdeu seus bens materiais, depois todos os seus filhos. Então ele foi devastado por uma grave aflição física. Ele irrompeu em furúnculos dolorosos. A Bíblia nos diz: “Jó abre a boca e amaldiçoa o dia do seu nascimento… Por que eu não morri ao nascer, saí do ventre e expiro?… Por que é dada luz ao que sofre e vida ao a alma amarga, que anseia pela morte, mas não há nota … [eles] exaltam quando encontram graça. Não estou tranquilo, nem sossegado, nem descanso, mas vem o tumulto” (Jó 2:1,11,20-22,26).

Jó está em uma batalha na qual ele não entende por que Deus está permitindo seu sofrimento. Ele acusa Deus de ser a causa disso. No entanto, a perseverança de Jó glorificou a Deus, pois respondeu ao desafio de Satanás e mostrou aos espíritos invisíveis, bem como aos homens,

1 – Marta

Marta é uma figura significativa do Novo Testamento, uma amiga de Jesus e alguém que muitas mulheres podem identificar. Ela é mencionada nas Escrituras três vezes. Ela morava em Betânia com sua irmã, Maria, e seu irmão, Lázaro, a quem Jesus ressuscitou dos mortos. A história com a qual ela é comumente associada é uma referência em Lucas 10. Ela está em Betânia, uma pequena cidade perto de Jerusalém, onde está hospedando Jesus e os discípulos. Jesus era conhecido por Marta e seus irmãos. No dia da visita de Jesus, Marta estava focada em ser uma boa anfitriã, pelo amor de Jesus. 

Sua irmã, Maria, no entanto, estava tomando tempo para ouvir Jesus. Isso trouxe grande ansiedade a Martha, com a qual muitos de nós podemos nos identificar. Lucas 10:40-42 diz: “Marta, sobrecarregada de muito serviço, aproximou-se dele e disse: ‘Senhor, você não se importa que minha irmã me deixou sozinha para servir? Diga a ela para me ajudar.

O Senhor disse a ela em resposta: ‘Marta, Marta, você está ansiosa e preocupada com muitas coisas. Há necessidade de apenas uma coisa. Maria escolheu a melhor parte, e não será tirada daqui.’” Na vida de Marta, vemos a importância de equilibrar o serviço com a adoração.

One Comment on “Top 5 personagens Bíblicos que lutaram contra a ansiedade”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *