Top 3 exemplos de orgulho na Bíblia

Na Bíblia, a história de Saul, Moisés e Jonas são  ótimos exemplos de versículos que explicam o que é orgulho o que  leva a ambição egoísta se você não se arrepender (destruição ou graça ).

Na história de Moisés, Deus deu a Faraó várias chances de se arrepender e ele não aproveitou. Em contraste, Deus deu a Saul a chance de se arrepender e ele se humilhou e mudou seu comportamento. Saul escolheu se humilhar e receber a graça, misericórdia e perdão de Deus. Lembre-se, sem arrependimento e mudança de comportamento, uma pessoa orgulhosa está escolhendo o pecado.

3 – Jonas

Jonas foi o profeta no Antigo Testamento que foi ordenado para repreender os ninivitas de atos horrendos.  “ Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela; porque a sua maldade subiu até mim ” Jonas 1:2 

Quando Jonas ouviu o pedido de Deus, ele desobedeceu e fugiu, o que o levou a ser engolido por uma baleia. Depois de escapar da Baleia, Deus lhe pediu para entregar a mensagem novamente. Jonas obedeceu ao segundo pedido de Deus. Nínive recebeu a repreensão e toda a cidade se arrependeu, incluindo o rei. “ Quando Deus viu o que eles fizeram e como eles se desviaram de seus maus caminhos, ele cedeu e não trouxe sobre eles a destruição que ele havia ameaçado ”. Jonas 3:10 

No entanto,  Jonas não estava feliz com a misericórdia de Deus para com eles.  Ele queria que os ninivitas fossem punidos e não acreditava que eles mereciam o amor de Deus. Eles eram tão maus! Como eles poderiam merecer perdão e graça?

Por meio dessa situação, Deus ensinou a Jonas sobre seu orgulho e atitude de direito. Jonas achava que o amor era apenas para pessoas que o mereciam. Ele não entendia que o amor de Deus é incondicional. Quando pensamos que o amor é CONQUISTADO ou MERECIDO, temos direito e justiça própria. É por causa da graça que podemos ser justos. Precisamos da ajuda de Deus para evitar o pecado. Desde o nascimento de Jonas, Deus o guardou e lhe deu tudo o que precisava para trazer outros ao amor de Deus.

2 – Saulo

Saulo ( mais tarde renomeado Paulo)  é outro GRANDE exemplo de orgulho na Bíblia. No início, ele estava tão orgulhoso de ser o judeu perfeito e acreditava que tinha o direito de matar  hereges e blasfemos  (cristãos) porque tinha a sabedoria de saber o que Deus queria. 

A ambição egoísta e o orgulho de Saul fizeram com que ele ficasse cego ao amor de Deus e mais focado em estar certo, ser melhor que todos e a lei. Deus odiou a atitude de Saul porque ele odeia o orgulho. 

Ao tentar proteger a pureza do judaísmo, Saulo matou pessoas que espalhavam a mensagem simples de perdão por meio de Cristo. Claramente, Saul tinha uma compreensão muito corrupta e distorcida do amor de Deus. Então, Deus teve que cegar Saulo fisicamente, para que ele pudesse entender o que era a verdadeira justiça. A disciplina piedosa fez com que Paulo percebesse: “você corromperá a palavra de Deus com sua própria TEOLOGIA e OPINIÕES se tiver complexo de superioridade, atitude de justiça própria e coração orgulhoso. 

Pelos padrões humanos, Paulo tinha o direito de sentir que era melhor do que todos os outros. Mas, ele percebeu que o objetivo do Evangelho não é para algumas pessoas justas e perfeitas. O amor de Deus não está reservado para aqueles que são perfeitos ; Ele tem amor implacável pelos pecadores.

1 – Faraó

O Faraó foi ORDENADO por Deus para deixar os israelitas irem e Ele se recusou a ouvir apesar de vários avisos. Ele é um exemplo perfeito de um homem orgulhoso na Bíblia porque se recusou a se render apesar de Deus lhe dar chances de se arrepender. 

Faraó pensou que ele era um Deus , literalmente. Então, Deus mostrou ao Faraó quão fraco Ele realmente era. Deus fez isso derrotando Sua confiança nos poderes “feitos pelo homem” (feitiçaria). 

Nenhum mago, bruxa mágica ou falso Deus pode competir com o Deus todo-poderoso (O Grande EU SOU). Após 10 pragas e demonstrações de que Deus era mais poderoso, Faraó ainda se recusou a estar errado, pedir desculpas ou admitir que Deus era o poder supremo.  O faraó era um homem arrogante e perverso. Apesar disso, Deus ainda o amava. Se ele escolhesse a humildade e se humilhasse diante de Deus, poderia ter perdido as consequências do orgulho.

Acho interessante que Deus então usou o homem mais humilde da terra para combater as injustiças cometidas pelo Faraó. Na minha opinião, quando uma pessoa orgulhosa entra em contato com uma pessoa humilde, ela reconhece a profundidade de seu coração contaminado.

Assim como o Faraó, Moisés teve a oportunidade de se deixar levar pela fama, riqueza, poder e outros desejos carnais. Moisés foi criado nas cortes do Faraó e foi escolhido como mensageiro de Deus (o chamado mais alto conhecido pelo homem). Ainda assim, ao contrário do faraó, Moisés não deixou o poder subir à cabeça.

One Comment on “Top 3 exemplos de orgulho na Bíblia”

  1. Olá, só uma dúvida mas não foi o próprio Deus que endureceu o coração de faraó para manifestar seu poder , para que todos venham a conhecer a Deus .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *