Top 7 pessoas importantes da Bíblia

A Bíblia tem um “elenco” de milhares, mas alguns deles desempenham papéis mais importantes do que outros. Aqui estão sete dos principais atores da Bíblia, dos primeiros humanos aos profetas da Bíblia, dos apóstolos ao próprio Jesus. Claro, o personagem mais importante na Bíblia é Deus, mas porque Deus não é um “povo”, ele não aparece nesta coleção.

7 – Adão e Eva

Ok, Adão e Eva são duas pessoas. Mas Adão e Eva são realmente inseparáveis. Até mesmo a Bíblia se refere a eles como “uma só carne” em reconhecimento de que vieram da mesma carne (Adão) e se uniram novamente em união conjugal/sexual.

Adão e Eva são importantes porque, de acordo com a Bíblia, eles são as duas primeiras pessoas do mundo, e deles vem todos que já viveram.

O drama humano começa quando Deus forma Adão do solo e sopra vida nele. Deus então realiza a primeira cirurgia, criando Eva do lado de Adão (uma tradução mais literal do que “costela”). Adão e Eva vivem juntos no Paraíso (ou o que a Bíblia chama de Jardim do Éden) até desobedecer a Deus comendo do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Este ato de desafio, chamado de “A Queda” por muitos teólogos, é uma verdadeira chatice porque dele vem o parto doloroso, as ervas daninhas em seu jardim e, finalmente, a morte. Além disso, a desobediência de Adão e Eva introduz medo e alienação nos relacionamentos antes perfeitos da humanidade com Deus e entre si.

6 – Noé

Noé é mais famoso por construir uma arca – uma gigantesca caixa de madeira de três decks na qual ele, sua família e um monte de animais enfrentam um dilúvio maciço que Deus envia para destruir a humanidade por sua desobediência. Deus escolhe Noé e sua família para sobreviver ao dilúvio porque Noé é “o mais justo de sua geração”. Noé é importante não apenas porque sua arca decora a maioria dos berçários na América do Norte, mas também porque, de acordo com a Bíblia, se Noé não fosse justo, nenhum de nós estaria aqui agora.

5 – Abraão

A Bíblia está cheia de histórias sobre pessoas desobedecendo a Deus. Uma exceção notável é Abraão, um homem que, embora não seja perfeito, obedece à ordem de Deus de deixar sua terra natal na Mesopotâmia e se aventurar em uma desconhecida Terra Prometida (antiga Canaã; depois Israel). Deus promete a Abraão que seus descendentes se tornarão uma grande nação, por meio da qual todos os povos da terra serão abençoados.

As histórias de Abraão e sua esposa, Sara, são uma montanha-russa de eventos dramáticos que repetidamente colocam em risco a promessa de Deus. Ironicamente, a maior ameaça à promessa de Deus é quando o próprio Deus ordena a Abraão que sacrifique seu filho Isaque. Abraão se propõe a fazer exatamente o que Deus ordena, mas logo antes de Abraão desferir o golpe fatal em seu próprio filho, Deus interrompe o sacrifício. Como recompensa pela fé de Abraão, Deus cumpre Sua promessa de fazer dos descendentes de Abraão uma grande nação, pois o filho de Isaque, Jacó, eventualmente tem 12 filhos, cujos descendentes se tornam a nação de Israel.

4 – Moisés

A Bíblia hebraica descreve Moisés como o maior profeta que já viveu, e por boas razões. Moisés nasceu durante tempos difíceis para o antigo Israel. Os israelitas são escravizados no Egito, e sua população crescente alarma tanto os egípcios que o rei egípcio ordena que todos os homens israelitas recém-nascidos sejam afogados no rio Nilo.

A mãe de Moisés salva a vida de seu filho colocando-o no Nilo em uma cesta de junco, onde logo é descoberto pela filha do faraó, que ironicamente cria Moisés no palácio real. Depois que ele cresce, Moisés deve fugir do Egito por matar um egípcio que estava espancando um escravo israelita.

Eventualmente, Deus aparece a Moisés em uma sarça ardente e lhe diz que ele deve retornar ao Egito para libertar os israelitas de sua escravidão. Com a ajuda de Deus, Moisés tem sucesso em sua missão, levando os israelitas ao Monte Sinai, onde Deus apareceu pela primeira vez a Moisés. No Monte Sinai, Deus dá a Lei a Moisés, incluindo os Dez Mandamentos.

3 – Davi

Davi é o segundo e maior rei de Israel. Quando menino, Davi corajosamente derrota um poderoso guerreiro inimigo chamado Golias com apenas uma funda e uma pedra. Como homem, Davi conquista todos os inimigos de Israel e inicia uma dinastia que governaria Jerusalém por quase 500 anos. Mas nem todas as notícias sobre Davi são boas. Davi comete um dos crimes mais hediondos da Bíblia: ele comete adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que é a esposa de um dos soldados mais leais de Davi, Urias. Então, para encobrir o crime, Davi manda matar Urias. A favor de Davi, quando o profeta Samuel confronta Davi com seu pecado, Davi se arrepende. Além disso, em favor de Deus, Deus perdoa Davi por seu pecado, mas não sem puni-lo por seu crime.

2 – Maria

Ser a mãe de Jesus, como você pode imaginar, deve colocá-la no centro das atenções teológicas, e Maria ocupa esse cargo com dignidade e graça.

Noiva de José ainda jovem, Maria engravida em circunstâncias misteriosas. Dois dos quatro evangelhos afirmam que Deus é o pai de seu bebê, mas por causa do silêncio dos outros dois evangelhos, bem como a falta disso ser mencionado por Pedro e Paulo, parece que a doutrina do nascimento virginal de Jesus não era t enfatizou na Igreja primitiva – embora certamente tenha dominado mais tarde. A imagem de Maria nos evangelhos é a de uma mãe preocupada e amorosa que às vezes não entende completamente seu filho, mas o apoia até o fim, mesmo testemunhando dolorosamente sua execução aos pés da cruz.

Muito do que os cristãos acreditam sobre Maria surgiu depois de sua vida e destaca as diferenças teológicas entre católicos e protestantes. Para os católicos, Maria manteve sua virgindade ao longo de sua vida. Assim, os “irmãos” e “irmãs” de Jesus eram filhos de José de casamentos anteriores ou primos. Mas para a maioria dos grupos protestantes, estes eram exatamente o que o texto diz: irmãos completos. Também na morte, os católicos acreditam que a assunção de Maria ao céu envolveu não apenas sua alma, mas também seu corpo. Para todos os cristãos, Maria é venerada mais do que qualquer outra mulher na Bíblia.

1 – Jesus

A história de Jesus no Novo Testamento é tão fascinante quanto inspiradora. Nascido e criado nos “remansos” do Império Romano, Jesus inicia um movimento religioso que eventualmente ultrapassa o Império. De acordo com o Novo Testamento, Jesus é o Messias (“ungido”, grego “Christos”), o libertador prometido de Israel, cuja morte na cruz traz libertação do pecado, e cujo eventual retorno à terra trará libertação da opressão pela inaugurando o reino de Deus. A mensagem de Jesus de cuidar dos oprimidos, estender bondade a estranhos e amar os inimigos ainda é incomparável por sua profunda percepção e simplicidade penetrante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *