Top 4 personagens Bíblicos que provam que o fracasso não é fatal

Houve momentos em minha vida em que experimentei a dor de minhas más escolhas ou ações. Nesses momentos, pode ser fácil ter a noção de que eu estraguei tudo, que Deus não pode me usar e que não há esperança de restauração. Acho que todos nós enfrentamos esses sentimentos quando falhamos.

Durante esses tempos, tiro força da palavra de Deus, onde Ele conta as histórias de heróis da que a estragaram. Em alguns casos, seus fracassos são tão extremos que seria natural dizer que Deus teria o direito de virar as costas para eles.

Mas essa não é a natureza de Deus. Ele é tudo sobre redenção. Então, quando falhamos, podemos ser gratos por Deus amar uma boa história de retorno.

4 – Paulo

Antes de Paulo se tornar o escritor da maioria dos livros do Novo Testamento, ele era Saulo de Tarso, um terror para a igreja primitiva. Ele não apenas estava presente quando Estêvão, o primeiro mártir cristão, foi morto, como também deu sua aprovação ao assassinato. (Atos 7:57–8:1)

A partir daí, Lucas nos conta que Saulo se empenhou em destruir a igreja, indo de porta em porta em Jerusalém à procura de pessoas que seguiam Jesus para que ele pudesse jogá-los na prisão. (8:3) Depois de colocar essas pessoas na prisão, ele planejou caçar os cristãos para os quais eles enviavam correspondência. (Atos 22:4–5) No caminho, ele teve um encontro com o Cristo ressuscitado, e o resto é história.

Paulo se arrependeu de seu comportamento antes de conhecer Jesus? Como ele não poderia? Em sua carta a Timóteo, ele disse:

“Aqui está um ditado confiável que merece total aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores – dos quais eu sou o pior. Mas por isso mesmo me foi concedida misericórdia para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus mostrasse sua imensa paciência como exemplo para aqueles que nele cressem e recebessem a vida eterna”. (1 Tm 1:15-16)

3 – João Marcos

A família de João Marcos era um importante grupo de pessoas na igreja primitiva. Quando Pedro foi milagrosamente libertado da prisão, ele sabe que os crentes serão reunidos na casa da família de João Marcos. (Atos 12:11-13) Devido à importância de sua família no movimento e relacionamento com Barnabé, Paulo e Barnabé pegam João Marcos no caminho de volta de uma viagem missionária a Jerusalém para levá-lo com eles para Antioquia. (Atos 12:25)

De lá, Paulo e Barnabé são enviados a Ciro, trazendo João Marcos junto com eles como assistente. (Atos 13:1–5) Mas em algum lugar ao longo do caminho, João Marcos decide que já está farto. Depois de navegar para Perge, Atos nos diz com naturalidade que João os deixou lá e voltou para Jerusalém. (v. 13). Essencialmente, ele desistiu quando as coisas ficaram difíceis.

Muitos anos depois, quando Paulo está na prisão aguardando julgamento, ele escreve uma carta à igreja em Colossos. Ele não apenas diz a eles que João Marcos está com ele e tem sido um grande conforto, mas também diz a eles que eles devem dar as boas-vindas a João Marcos se ele aparecer. Esse garoto que desapontara muito Paul agora se tornara um homem que lhe trazia conforto. Ao mesmo tempo, João Marcos era uma personalidade que causava divisão no corpo, mas agora Paulo o chama com orgulho de “colega de trabalho”. (Col. 4:10-11)

2 – Profeta Elias

Elias teve tantas experiências milagrosas, você pensaria que ele teria uma fé inabalável. Afinal, ele fez a chuva parar por mais de três anos (1 Reis 17:1), foi alimentado por corvos (1 Reis 17:4), viu uma ilimitada jarra de farinha e jarra de azeite (1 Reis 17:14 ), testemunhou a ressurreição do filho de uma viúva (1 Reis 17:22), e derrotou os profetas de Baal invocando fogo do céu (1 Reis 18:38).

Mas quando o confronto com os adoradores de Baal irritou tanto o rei Acabe e sua esposa Jezabel que ela prometeu vê-lo morto, Elias não aguentou. A pressão de ser um profeta de Deus de tão alto nível havia chegado a Elias e ele fugiu para o deserto. Quando Deus o encontrou ali, Elias estava desfeito, sentindo-se como o único profeta que restava — confiante de que estava completamente isolado e em perigo.

Como você imagina que Deus respondeu a Elias? Ele alimentou Elias e permitiu que ele descansasse. Depois de um tempo, ele finalmente respondeu às reclamações de Elias e encorajou Elias com uma voz mansa e delicada que ele não estava sozinho. (1 Reis 19)

1 – Rei Davi

Não há dúvida de que Davi é uma das figuras mais importantes da Bíblia. É fácil ser inspirado por sua disposição juvenil de lutar contra Golias, sua terna amizade com Jônatas, seus salmos de adoração e sua paciência duradoura sob o perverso rei Saul. 

É quase difícil imaginar que esse amado personagem que é tão falado em mais da metade dos livros da Bíblia também seja culpado de quebrar metade dos mandamentos de Deus. Davi cobiçou a esposa de Urias, Bate-Seba (2 Sam. 11:2-3), cometeu adultério com ela (2 Sam. 11:4) efetivamente roubando -a de Urias (2 Sam. 12:9), mentindo para ele (2 Sam. 11:4) e mentindo para ele (2 Sam. 11:4). 11:12-13) e, eventualmente, tê-lo assassinado (2 Sam. 12:9).

Quando o profeta Natã confronta Davi por sua depravação, ele imediatamente se arrepende, confessando seu pecado. Quando o filho que nasceu de Davi e Bate-Seba fica doente, Davi jejua, ora e lamenta seu pecado em um esforço para ver Deus curar o menino. Quando a criança morre, Davi simplesmente recebe esse resultado como julgamento de Deus. 

Aqui está o princípio para que o fracasso não tenha a última palavra: Quando pecamos, devemos reconhecê-lo e nos arrepender. O perdão de Deus não nos salva das consequências de nossa conduta, mas se abandonarmos o comportamento e estivermos dispostos a aceitar as consequências, Deus ainda nos usará. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *