Estudo de 1 Pedro 4:18 – Comentado e Explicado

E, se o justo se salva com dificuldade, que será do ímpio e do pecador?
1 Pedro 4:18

Comentário de Albert Barnes

E se os justos dificilmente serão salvos – Se eles são salvos com dificuldade. A palavra usada aqui ( µ???? molis) ocorre nos seguintes lugares: Atos 14:18 , “escassamente restringiram o povo;” Atos 27: 7 , “e escassos se aproximaram de Cnido”; 1 Pedro 4: 8 , “e dificilmente passando;” 1 Pedro 4:16 , “tínhamos muito trabalho para chegar no barco” – literalmente, conseguimos com dificuldade conseguir o barco; Romanos 5: 7 , “dificilmente um homem justo morrerá”; e na passagem diante de nós. A palavra implica que há alguma dificuldade ou obstrução, para que a coisa chegue muito perto de não acontecer, ou para que exista muito risco. Compare Lucas 13:31 . O apóstolo nesta passagem parece ter visto um versículo em Provérbios, Provérbios 11:31 , e ele apenas o expandiu e ilustrou: “Eis que os justos serão recompensados ??na terra: muito mais os ímpios e os pecadores. . ” Pela pergunta que ele emprega, ele admite que os justos são salvos com dificuldade, ou que existem perigos que prejudicam sua salvação, e que são de tal ordem que tornam muito próximo o fato de não acontecer. Eles seriam de fato salvos, mas seria de tal maneira que mostrassem que as circunstâncias eram para torná-lo, às aparências humanas, duvidoso e problemático. Esse perigo pode ter surgido de várias circunstâncias:

(a) A dificuldade de formar um plano de salvação, envolvendo um grau de sabedoria totalmente além do homem, e de um caráter que, de antemão, teria sido problemático e duvidoso se poderia ser. Havia apenas uma maneira pela qual isso poderia ser feito. Mas que sabedoria humana poderia ter planejado isso ou pensado nisso? Havia apenas um ser que poderia salvar. Mas quem teria imaginado que o Filho de Deus estaria disposto a se tornar homem e a morrer na cruz para fazê-lo? Se ele não estivesse disposto a vir e morrer, os justos não poderiam ter sido salvos.

(b) A dificuldade de levar aqueles que são salvos à disposição de aceitar a salvação. Todos estavam dispostos a rejeitá-lo; e havia muitos obstáculos no coração humano, decorrentes do orgulho, egoísmo, incredulidade e amor ao pecado, que devem ser superados antes que alguém aceite a oferta de misericórdia. Havia apenas um agente que poderia superar essas coisas e induzir qualquer pessoa da raça a abraçar o evangelho – o Espírito Santo. Mas quem poderia prever que o Espírito de Deus se comprometeria a renovar e santificar o coração humano poluído? No entanto, se ele tivesse falhado, não poderia ter havido salvação para ninguém.

(c) A dificuldade de impedi-los de cair em meio às tentações e atrativos do mundo. Freqüentemente, parece ser totalmente duvidoso se aqueles que foram convertidos serão mantidos na vida eterna. Eles têm tão pouca religião; eles cedem tão prontamente à tentação; eles se conformam muito ao mundo; eles têm tão pouca força para suportar as provações, que parece que não havia poder para preservá-los e trazê-los para o céu. Eles são salvos quando pareciam quase prontos para render tudo.

(d) A dificuldade de resgatá-los do poder do grande inimigo das almas. O adversário tem um vasto poder, e ele pretende, se possível, destruir aqueles que são filhos de Deus. Muitas vezes, eles estão em perigo iminente, e parece ser uma questão duvidosa se eles não serão totalmente superados e perecerão. Não é pouca coisa resgatar uma alma do domínio de Satanás e trazê-la para o céu, para que ela seja eternamente segura. Através das lutas internas e dos conflitos exteriores da vida, muitas vezes parece uma dúvida se eles serão salvos com todo o seu esforço; e quando forem salvos, sentirão que foram resgatados de milhares de perigos e que houve muito tempo em que permaneceram à beira da ruína e quando, para as aparências humanas, dificilmente seria possível que eles poderiam ser salvos.

Onde aparecerão os ímpios e os pecadores? Que esperança existe para a salvação deles? O significado é que eles certamente pereceriam; e a doutrina na passagem é que o fato de que os justos são salvos com tanta dificuldade é prova de que os iníquos não serão salvos. A seguir, porque:

(a) há a mesma dificuldade em sua salvação que houve na salvação daqueles que se tornaram justos; a mesma dificuldade que surge do amor ao pecado, da dureza do coração e das artes e poder do adversário.

(b) Ninguém pode ser salvo sem esforço e, de fato, os justos são salvos apenas pelo esforço constante e árduo de sua parte.

Mas os iníquos não fazem nenhum esforço para sua própria salvação. Eles não usam meios para isso; eles não fazem nenhum esforço para obtê-lo; eles não fazem parte de seu plano de vida. Como, então, eles podem ser salvos? Mas onde eles aparecerão? Eu respondo:

(a) eles aparecerão em algum lugar. Eles não deixarão de existir quando falecerem neste mundo. Nenhum deles será aniquilado; e embora eles desapareçam da terra e não sejam mais vistos aqui, ainda assim aparecerão em alguma outra parte do universo.

(b) Eles aparecerão no tribunal, como todos os outros, receberão sua sentença de acordo com as ações praticadas no corpo. Segue-se disso:

(1) que os ímpios certamente serão destruídos. Se os justos mal são salvos, como podem ser?

(2) que haverá um estado de punição futura, pois isso se refere ao que ocorrerá no mundo futuro.

(3) que o castigo dos ímpios será eterno, pois é o oposto do que se entende por salvos. Nunca chegará o tempo em que se dirá que eles estão salvos! Mas se assim for, o castigo deles deve ser eterno!

Comentário de Joseph Benson

1 Pedro 4:18 . E se os justos mal são salvos – Fuja com a maior dificuldade. Portanto, a palavra µ???? , traduzida dificilmente, significa. Ou seja, se não é sem muita dificuldade que os cristãos sejam protegidos e preservados naqueles transbordantes e devoradores julgamentos que estão chegando à nação judaica; onde deve estar o ímpio e o pecador – A parte impenitente e incrédula, a parte obstinada e perversa da nação judaica; aparecer? – Ou seja, o que será deles? Terrível será a sua destruição. O significado do apóstolo, no entanto, pode ser: Se o justo, d??a??? , o homem justo, dificilmente é ou não é totalmente salvo do sofrimento, isto é, do castigo (na qual a luz o apóstolo representa as perseguições às quais o Os cristãos foram expostos) se Deus julga e, por várias aflições e calamidades temporais, o castiga, onde deve aparecer o pecador ímpio e impenitente ? Quão terrível será a ira que cairá sobre ele? Se as falhas do sujeito leal, sim, do filho obediente, não passam despercebidas, não são castigadas pelo santo e justo Governador e Juiz do mundo, o que o inimigo e o rebelde não temem? Talvez esse seja o principal significado do apóstolo, e não a libertação dos cristãos da invasão romana, na qual poucos se interessavam, a quem o apóstolo dirigia sua epístola; ou seja, aqueles que permanecem em Pontus, etc. Ver cap. 1 Pedro 1: 1 . E a passagem pode significar também a dificuldade com que os homens piedosos chegam ao céu, através deste mundo perigoso e insnaring. Compare Atos 14:18 ; Atos 27: 7-8 ; Atos 27:16 . onde a palavra µ???? , aqui usada, significa com dificuldade. “A virada da última cláusula do versículo no original, p?? fa?e?ta? , é muito animada; parece que o apóstolo foi solícito em levar o pecador a considerar onde esconder sua cabeça, pois onde quer que estivesse, encontraria Deus imediatamente aparecendo contra ele como um inimigo irresistível. Isso ele poderia dizer, como advertência aos perseguidores, e para encorajar os cristãos a esperar que Deus justificasse a causa deles, e impedir que se desviassem para caminhos tortuosos. E essa é a conexão com o versículo a seguir. ” – Doddridge.

Comentário de E.W. Bullinger

justos . App-191.

mal . Veja Atos 14:18 .

ímpio . Grego. asebes. Compare o App-128.

aparecer . App-106. Compare Provérbios 11:31 (Septuaginta)

Comentário de John Calvin

Quando os fiéis veem que está bem com os iníquos, são necessariamente tentados a sentir inveja; e este é um julgamento muito perigoso; pois a felicidade presente é o que todos desejam. Portanto, o Espírito de Deus habita cuidadosamente nisso, em muitos lugares, bem como no trigésimo sétimo Salmo, para que os fiéis não invejem a prosperidade dos ímpios. O mesmo é o que Pedro fala, pois mostra que as aflições devem ser suportadas com calma pelos filhos de Deus, quando eles comparam o lote de outros com os seus. Mas ele assume como certo que Deus é o juiz do mundo, e que, portanto, ninguém pode escapar de sua mão impunemente. Ele deduz, portanto, que uma terrível vingança logo ultrapassará aqueles cuja condição parece agora favorável. O objetivo do que ele diz, como já afirmei, é mostrar que os filhos de Deus não devem desmaiar sob a amargura dos males atuais, mas que devem, pelo contrário, calmamente suportar suas aflições por um curto período de tempo, pois a questão será a salvação, enquanto os ímpios terão que trocar uma prosperidade passageira e passageira por perdição eterna.

Mas o argumento é do menor para o maior; pois, se Deus não poupa seus próprios filhos a quem ele ama e que lhe obedecem, quão terrível será sua severidade contra os inimigos e os rebeldes! Portanto, não há nada melhor do que obedecer ao Evangelho, para que Deus possa gentilmente nos corrigir com sua mão paterna para nossa salvação.

18 E se o justo Pensa-se que esta frase é retirada de Provérbios 11:31 ; pois os tradutores gregos renderam o que Salomão diz:

“Eis que os justos na terra serão recompensados; quanto mais os ímpios e os pecadores? ”

Agora, se Pedro pretendia citar essa passagem ou repetir um ditado comum e um proverbial (o que me parece mais provável) (51) o significado é que o julgamento de Deus seria terrível contra os ímpios, desde o caminho para a salvação era tão espinhoso e difícil para os eleitos. E isto é dito: para que não nos entregemos com segurança, mas prossiga com cuidado em nosso curso, e para que não procuremos também o caminho suave e fácil, cujo final é um precipício terrível.

Mas quando ele diz que um homem justo não é salvo, ele se refere às dificuldades da vida atual, pois nosso curso no mundo é como uma navegação perigosa entre muitas rochas e exposta a muitas tempestades e tempestades; e assim ninguém chega ao porto, a não ser aquele que escapou de mil mortes. Enquanto isso, é certo que somos guiados pela mão de Deus e que não corremos o risco de naufragar enquanto o tivermos como piloto.

Absurdo, então, são os intérpretes que pensam que seremos dificil e dificilmente salvos quando chegarmos diante de Deus em julgamento; pois é o tempo presente e não o futuro a que Pedro se refere; nem ele fala da rigidez ou rigor de Deus, mas mostra quantas e que dificuldades árduas devem ser superadas pelo cristão antes que ele atinja a meta. Pecador aqui significa um homem mau (52) e os justos não são aqueles que são totalmente perfeitos na justiça, mas que se esforçam para viver em retidão.

Comentário de Adam Clarke

E se os justos dificilmente forem salvos – Se será com extrema dificuldade que os cristãos escapem de Jerusalém, quando os exércitos romanos vierem contra ele com toda a comissão para destruí-lo, onde aparecerão os ímpios e pecadores? Onde o orgulhoso farisaico se vangloriará em sua própria santidade externa e o transgressor das leis de Deus se mostrarão como tendo escapado da vingança divina? Os cristãos, embora com dificuldade, escaparam, todo homem; mas nenhum dos judeus escapou, encontrado em Jerusalém ou em outro lugar.

É bastante estranho, mas é um fato, que este versículo é a tradução da Septuaginta de Provérbios 11:31 ; Eis que os justos serão recompensados ??na terra; muito mais os ímpios e os pecadores. Por isso a Septuaginta e São Pedro têm: Se os justos mal são salvos, onde os ímpios e pecadores aparecerão? Essa latitude de construção dificilmente pode ser explicada. O original é este: enen??? ??? ?? ?? ???? ???? ????? ?? hen tsaddik baarets yeshullam aph ki rasha vechote : “Eis que os justos serão devolvidos na terra; e também aos ímpios e aos transgressores”.

O parafrast de Chaldee deu a isto uma reviravolta diferente: Eis que os justos serão fortalecidos na terra; mas os ímpios e os pecadores serão consumidos da terra.

O siríaco assim: Se os justos mal vivem, os ímpios e os pecadores, onde ele estará?

O árabe é quase o mesmo que a Septuaginta e o apóstolo; a Vulgata segue o hebraico.

Em várias ocasiões, mostrei que, quando Cestius Gallus veio contra Jerusalém, muitos cristãos estavam trancados nela; quando ele estranhamente levantou o cerco, os cristãos imediatamente partiram para Pella, em Coele-syria, para os domínios do rei Agripa, que era um aliado dos romanos, e ali estavam em segurança; e parece, pelos historiadores eclesiásticos, que eles mal tiveram tempo de deixar a cidade antes que os romanos retornassem sob o comando de Tito, e nunca deixaram o local até que destruíssem o templo, destruíssem a cidade e destruíssem a cidade. de um milhão dessas pessoas miseráveis ??e pôr fim à sua política civil e estado eclesiástico.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 4:18 . E se os justos, etc. – tendo Pedro, no versículo anterior, comparado o caso dos cristãos com o dos judeus incrédulos, ele sugeriu que as calamidades que se aproximavam deveriam apenas começar na casa de Deus; mas o fim, o peso da tempestade, cairia sobre os judeus incrédulos , por causa de sua recusa do evangelho. Mas neste versículo ele parece ter ampliado sua visão e comparado o caso atual de cristãos fiéis ao caso do mundo idólatra e ímpio no último dia, como ele já havia feito, 1 Pedro 4: 5 . O versículo diante de nós é retirado de Provérbios 11:31, de acordo com o texto. O apóstolo parece ter citado as palavras, não como prova, mas como aludindo a esse antigo provérbio, e de acordo com as palavras do Rei Sábio ao seu assunto atual. A palavra dificilmente, ou com grande dificuldade, deve aludir às dificuldades que surgem aos homens bons em seu curso cristão, das perigosas armadilhas e tentações do pecado e do mundo. São Pedro colocou em questão: Onde aparecerão os ímpios e os pecadores? No qual ele faz alusão a um tribunal de justiça terrestre, onde os inocentes, ou aqueles que têm certeza do perdão, podem aparecer com coragem e alegria; mas os culpados têm medo e não querem aparecer. A virada da expressão no original é muito animada: o ímpio e o pecador – onde ele deve aparecer? Parece que o apóstolo foi solícito em levar o pecador a considerar onde esconder sua cabeça, pois onde quer que estivesse, encontraria Deus imediatamente aparecendo contra ele como um inimigo irresistível. Isso ele poderia dizer, como advertência aos perseguidores, e para encorajar os cristãos a esperar e confiar que Deus justificaria a causa deles, e impedir que se desviassem para caminhos tortuosos.

Comentário de John Wesley

E se os justos mal são salvos, onde os ímpios e os pecadores aparecerão?

Se os justos mal são salvos – Fuja com a maior dificuldade.

Onde deve o ímpio – O homem que não conhece a Deus. E o pecador aberto aparece – Naquele dia de vingança. A salvação aqui mencionada principalmente é de natureza temporal. Mas podemos aplicar as palavras às coisas eternas, e então elas são ainda mais terríveis. Provérbios 11:31 .

Referências Cruzadas

Gênesis 13:13 – Ora, os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o Senhor.

1 Samuel 15:18 – e o enviou numa missão, ordenando: ‘Vá e destrua completamente aquele povo ímpio, os amalequitas; guerreie contra eles, até que os tenha eliminado’.

Salmos 1:4 – Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.

Provérbios 11:31 – Se os justos recebem a punição que merecem na terra, quanto mais o ímpio e o pecador!

Jeremias 25:29 – Começo a trazer desgraça sobre a cidade que leva o meu nome; e vocês sairiam impunes? Sem dúvida não ficarão sem castigo! Estou trazendo a espada contra todos os habitantes da terra’, declara o Senhor dos Exércitos.

Ezequiel 18:24 – “Se, porém, um justo se desviar de sua justiça, e cometer pecado e as mesmas práticas detestáveis dos ímpios, deverá ele viver? Nenhuma das coisas justas que fez será lembrada! Por causa da infidelidade de que é culpado e por causa dos pecados que cometeu, ele morrerá.

Zacarias 13:9 – “Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’. “

Mateus 24:22 – Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados.

Marcos 13:20 – Se o Senhor não tivesse abreviado tais dias, ninguém sobreviveria. Mas, por causa dos eleitos por ele escolhidos, ele os abreviou.

Lucas 15:1 – Todos os publicanos e “pecadores” estavam se reunindo para ouvi-lo.

Lucas 23:31 – Pois, se fazem isto com a árvore verde, o que acontecerá quando ela estiver seca? “

Atos dos Apóstolos 14:22 – fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.

Atos dos Apóstolos 27:24 – ‘Paulo, não tenha medo. É preciso que você compareça perante César; Deus, por sua graça, deu-lhe as vidas de todos os que estão navegando com você’.

Atos dos Apóstolos 27:31 – Então Paulo disse ao centurião e aos soldados: “Se estes homens não ficarem no navio, vocês não poderão salvar-se”.

Atos dos Apóstolos 27:42 – Os soldados resolveram matar os presos para impedir que algum deles fugisse, jogando-se ao mar.

Romanos 1:18 – Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,

Romanos 5:6 – De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios.

Romanos 5:8 – Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

1 Coríntios 10:12 – Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!

Hebreus 4:1 – Visto que nos foi deixada a promessa de entrarmos no descanso de Deus, temamos que algum de vocês pense que tenha falhado.

Hebreus 10:38 – Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”.

1 Pedro 5:8 – Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

2 Pedro 2:5 – Ele não poupou o mundo antigo quando trouxe o dilúvio sobre aquele povo ímpio, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas.

2 Pedro 3:7 – Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios.

Judas 1:15 – para julgar a todos e convencer a todos os ímpios a respeito de todos os atos de impiedade que eles cometeram impiamente e acerca de todas as palavras insolentes que os pecadores ímpios falaram contra ele”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *