Estudo de 1 Samuel 7:6 – Comentado e Explicado

Reuniram-se em Masfa, tiraram água, derramaram-na diante do Senhor, e jejuaram aquele dia, dizendo: Pecamos contra o Senhor. Samuel era juiz de Israel em Masfa.
1 Samuel 7:6

Comentário de Albert Barnes

Dois ritos são reunidos aqui, que pertencem especialmente à Festa dos Tabernáculos e ao Dia da Expiação, respectivamente, a saber, tirar e derramar água e jejuar. Por isso, alguns pensam que Samuel escolheu a Festa dos Tabernáculos, e o jejum que a precedeu, como a ocasião para reunir o povo. Outros explicam o derramamento de água como o derramamento do coração na penitência como se fosse água; ou, como um ato simbólico que expressa sua ruína e desamparo 2 Samuel 14:14 ; ou como tipificando seu desejo de que seus pecados fossem esquecidos “como águas que passam” Jó 11:16 .

E Samuel julgou – Isso parece denotar o “início” da Juíza de Samuel civil e militar, como tendo ocorrido em Mizpá nesta ocasião. Como juiz civil, ele fez exatamente o que Moisés fez Êxodo 18: 13-16 ; como juiz militar, ele fez o que Othniel, Ehud, Barak e Gideon haviam feito antes dele, organizou e ordenou o povo para uma resistência efetiva aos seus opressores e os levou à vitória.

Comentário de Thomas Coke

1 Samuel 7: 6 . Eles se reuniram em Mizpá, e puxaram água e derramaram A razão pela qual eles puxaram água e derramou, diz Houbigant, é expressa nas próximas palavras; porque jejuaram naquele dia. Então Davi derramou no chão a água que alguns de seus soldados lhe trouxeram em risco de vida pelo meio do inimigo; pois isso fazia parte do cerimonial do jejum. Os caldeus, no entanto, pronunciam as palavras, derramaram suas almas em penitência, como águas diante do Senhor; e Grotius afirma expressamente que as águas derramadas significam lágrimas. Há uma variedade de outras conjecturas nessa passagem. L’Empereur refere as palavras às de Isaías 12: 3 em comparação com João 7: 37-38 ; supondo que a água fosse derramada em sinal de alegria, depois que jejuassem e confessassem seus pecados (pois ele traduz as palavras depois que jejuaram naquele dia ) , como sempre faziam na festa dos tabernáculos: libações de água eram antigamente muito comum. Aprendemos com o pórfiro, que no começo as libações eram geralmente feitas com água; depois, o mel foi empregado e depois o vinho. Veja Porfírio de Abstinente. lib. ii. p. 156. Temos provas disso também em Homero, Od. lib. xiv. ver. 350. e Virg. AEn. iv. ver. 512. Embora a lei não ordene nada que respeite as libações de água, em nenhum lugar as proíbe, especialmente em ocasiões extraordinárias. Veja Calmet no local.

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 7: 6 . Eles puxaram água e derramaram isto – Como um sinal externo, pelo qual eles testificaram tanto sua própria imundície quanto a necessidade de serem lavados pela graça e Espírito de Deus, e o sangue da aliança, e seu desejo sincero de derramar seus corações diante do Senhor. Senhor, em verdadeiro arrependimento, e para purificar-se de toda imundície de carne e espírito. Perante o Senhor – Ou seja, na assembléia pública, onde Deus está presente de uma maneira especial. Samuel julgou – Ou seja, os governou, reformou todos os abusos contra Deus ou o homem, cuidou para que as leis de Deus fossem observadas e as transgressões serão punidas.

Comentário de E.W. Bullinger

pecou. Hebraico. chata “. App-44.

Comentário de Adam Clarke

– It is not easy to know what is meant by this; Tirou água e derramou – Não é fácil saber o que se entende por isso; é verdade que derramar água, no caminho da libação, era uma ordenança religiosa entre os hebreus ( Isaías 12: 3 😉 e entre a maioria das outras nações, particularmente os gregos e romanos, que usavam não apenas água, mas vinho, leite, mel e sangue, como encontramos Homero, Virgílio, Eurípides, Sófocles, Porfírio e Luciano. Nosso Senhor parece aludir a esta cerimônia, João 7: 37-38 ; (nota), onde veja a nota.

O Paraphrast de Chaldee entende o lugar de maneira diferente, pois ele traduz: “E eles derramaram seus corações em penitência, como Águas, diante do Senhor”. Essa profunda tristeza penitencial foi representada sob a noção de derramar água; temos uma prova direta no caso de Davi, que diz: Salmo 22:14 : Eu sou derramado como água, meu coração é como cera; está derretido no meio das minhas entranhas. E ao arrependimento, sob essa mesma semelhança, o profeta exorta Jerusalém caída: Levanta-te, clama à noite; no princípio das vigias, derrama o teu coração como a água diante da face do Senhor; Lamentações 2:19 . Davi usa a mesma imagem, Salmo 62: 8 ; : Confie nele em todos os momentos, pessoas; Derrama seus corações diante dele. A mesma figura é usada por Ana em 1 Samuel 1:15 ; deste livro; Eu sou uma mulher de espírito triste; Eu derramei minha alma diante do Senhor. Talvez o desenho e o derramamento de água mencionados no texto tenham sido feitos emblemática, para representar a contrição de seus corações.

E Samuel julgou – Ele lhes deu ordenanças, ouviu e reparou queixas e ensinou-lhes como se reconciliarem com Deus. A assembléia, portanto, foi realizada para fins religioso-político-militares.

Comentário de John Wesley

Reuniram-se em Mizpá, e beberam água, e a derramaram perante o Senhor; jejuaram naquele dia e disseram ali: Pecamos contra o Senhor. E Samuel julgou os filhos de Israel em Mizpá.

Derramado – Como um sinal externo, pelo qual eles testificaram, tanto sua própria imundície quanto a necessidade de lavagem pela graça e Espírito de Deus, e sangue da aliança, e seu desejo sincero de derramar seus corações diante do Senhor, em verdade arrependimento e purificar-se de toda imundície de carne e espírito.

Perante o Senhor – Ou seja, na assembléia pública, onde Deus está presente de uma maneira especial.

Julgados – Ou seja, os governaram, reformaram todos os abusos contra Deus ou o homem, cuidaram para que as leis de Deus fossem observadas e transgressões voluntárias punidas.

Referências Cruzadas

Levítico 26:40 – “Mas, se confessarem os seus pecados e os pecados dos seus antepassados, sua infidelidade e oposição a mim,

Números 29:35 – “No oitavo dia convoquem uma assembléia e não façam trabalho algum.

Juízes 3:10 – O Espírito do Senhor veio sobre ele, de modo que liderou Israel e foi à guerra. O Senhor entregou Cuchã-Risataim, rei de Arã, nas mãos de Otoniel, que prevaleceu contra ele.

Juízes 10:10 – Então os israelitas clamaram ao Senhor, dizendo: “Temos pecado contra ti, pois abandonamos o nosso Deus e prestamos culto aos baalins! “

1 Samuel 1:15 – Ana respondeu: “Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada; eu estava derramando minha alma diante do Senhor.

2 Samuel 14:14 – Que teremos que morrer um dia, é tão certo como não se pode recolher a água que se espalhou pela terra. Mas Deus não tira a vida; pelo contrário, cria meios para que o banido não permaneça afastado dele.

1 Reis 8:47 – se eles caírem em si, na terra para a qual foram deportados, e se arrependerem e lá orarem: ‘Pecamos, praticamos o mal e fomos rebeldes’;

2 Crônicas 20:3 – Alarmado, Josafá decidiu consultar o Senhor e proclamou um jejum em todo o reino de Judá.

Esdras 8:21 – Ali, junto ao canal de Aava, proclamei um jejum, a fim de que nos humilhássemos diante do nosso Deus e lhe pedíssemos uma viagem segura para nós e nossos filhos, com todos os nossos bens.

Esdras 9:5 – Então, na hora do sacrifício da tarde, eu saí do meu abatimento, com a túnica e o manto rasgados, e caí de joelhos com as mãos estendidas para o Senhor, para o meu Deus,

Neemias 9:1 – No dia vinte e quatro do mês, os israelitas se reuniram, jejuaram, vestiram pano de saco e puseram terra sobre a cabeça.

Neemias 9:27 – Por isso tu os entregaste nas mãos de seus inimigos, que os oprimiram. Mas, quando foram oprimidos, clamaram a ti. Dos céus tu os ouviste, e na tua grande compaixão deste-lhes libertadores, que os livraram das mãos de seus inimigos.

Jó 16:20 – O meu intercessor é meu amigo, quando diante de Deus correm lágrimas dos meus olhos;

Jó 33:27 – Depois ele vem aos homens e diz: ‘Pequei e torci o que era certo, mas ele não me deu o que eu merecia.

Jó 40:4 – “Sou indigno; como posso responder-te? Ponho a mão sobre a minha boca.

Jó 42:6 – Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza”.

Salmos 6:6 – Estou exausto de tanto gemer. De tanto chorar inundo de noite a minha cama; de lágrimas encharco o meu leito.

Salmos 38:3 – Por causa de tua ira todo o meu corpo está doente; não há saúde nos meus ossos por causa do meu pecado.

Salmos 42:3 – Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: “Onde está o seu Deus? “

Salmos 106:6 – Pecamos como os nossos antepassados; fizemos o mal e fomos rebeldes.

Salmos 119:136 – Rios de lágrimas correm dos meus olhos, porque a tua lei não é obedecida.

Jeremias 3:13 – Mas reconheça o seu pecado: você se rebelou contra o Senhor, o seu Deus, e ofereceu os seus favores a deuses estranhos, debaixo de toda árvore verdejante, e não me obedeceu’ “, declara o Senhor.

Jeremias 9:1 – Ah, se a minha cabeça fosse uma fonte de água e os meus olhos um manancial de lágrimas! Eu choraria noite e dia pelos mortos do meu povo.

Jeremias 31:19 – De fato, depois de desviar-me, eu me arrependi; depois que entendi, bati no meu peito. Estou envergonhado e humilhado porque trago sobre mim a desgraça da minha juventude’.

Lamentações 2:11 – Meus olhos estão cansados de chorar, minha alma está atormentada, meu coração se derrama, porque o meu povo está destruído, porque crianças e bebês desmaiam pelas ruas da cidade.

Lamentações 2:18 – O coração do povo clama ao Senhor. Ó muro da cidade de Sião, corram como um rio as suas lágrimas dia e noite; não se permita nenhum descanso nem dê repouso à menina dos seus olhos.

Lamentações 3:49 – Meus olhos choram sem parar, sem nenhum descanso,

Ezequiel 20:4 – “Você os julgará? Você os julgará, filho do homem? Então confronte-os com as práticas repugnantes dos seus antepassados

Daniel 9:3 – Por isso me voltei para o Senhor Deus com orações e súplicas, em jejum, em pano de saco e coberto de cinza.

Joel 2:12 – “Agora, porém”, declara o Senhor, “voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto. “

Jonas 3:1 – A palavra do Senhor veio a Jonas pela segunda vez com esta ordem:

Lucas 15:18 – Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *