Estudo de 2 Samuel 23:1 – Comentado e Explicado

Estas são as últimas palavras de Davi: Oráculo de Davi, filho de Isaí – oráculo do homem que foi exaltado, do ungido do Deus de Jacó, do cantor dos salmos de Israel.
2 Samuel 23:1

Comentário de Albert Barnes

As últimas palavras de Davi – ou seja, seu último Salmo, suas últimas “palavras de canto” 2 Samuel 22: 1 . A inserção deste Salmo, que não consta do Livro dos Salmos, foi provavelmente sugerida pela inserção do Salmo longo em Números 24: 3-4 , Números 24: 15-16 e em Provérbios 30: 1 ; e em todos esses lugares as palavras ditas são inspiradas. A descrição de Davi é dividida em quatro cláusulas, que correspondem e se equilibram.

Comentário de Thomas Coke

2 Samuel 23: 1 . Agora, essas são as últimas palavras, etc. – Supõe-se que estas sejam chamadas de últimas palavras de Davi, como sendo as últimas que ele pronunciou pela inspiração do Espírito de Deus. O Dr. Gray, que se esforçou ao máximo para explicar esta passagem das Escrituras, observa que é um ponto em que os eruditos parecem agora estar universalmente concordados, que essa profecia ilustre, introduzida de maneira tão magnífica e terrível, deve ser compreendido do reino espiritual de Cristo e seu triunfo final sobre os inimigos dele. O início de sua realização pode ser datado adequadamente de sua entrada no escritório de mediação; mas quando o tempo terminar perfeitamente, ainda será um segredo na mão de Deus. O salmista real, imediatamente (como é provável) antes de sua morte, quando o espírito de profecia estava mais fortemente sobre ele, como havia sido sobre Jacó e Moisés nas mesmas circunstâncias, sendo favorecido por Deus com uma revelação mais clara e mais distinta. esse grande e maravilhoso evento começa primeiro por expressar o profundo senso que ele tinha da bondade divina nessa comunicação graciosa e confortável com ele, e da certeza e força da inspiração que ele estava sofrendo. Nas quatro primeiras linhas [ver a tradução seguinte], essa graça e favor peculiar são aumentados de uma consideração: – Da pessoa inspirada; alguém que, de origem obscura e baixa condição, Deus havia exaltado a ser rei sobre seu povo escolhido, e fez um instrumento para estabelecer, ou pelo menos melhorar consideravelmente, a parte mais agradável de seu culto religioso. Nos quatro seguintes: – Do autor da inspiração: o Senhor Jeová, o Deus e a rocha de Israel; cujo poderoso impulso é expresso pela repetição das palavras, Ele disse: Ele falou, e Sua palavra está sobre a minha língua. Depois dessa introdução magnífica, ele começa a transportar uma espécie de alegria e admiração diante da perspectiva diante dele: 2 Samuel 23: 3 .

“O Justo domina os homens!”

Nas quatro linhas seguintes, ele descreve a natureza espiritual e os efeitos gloriosos desse domínio; na linha 14, sua firme garantia de sua perpetuidade e de sua designação a uma pessoa de sua própria casa e linhagem; com uma declaração viva do prazer e conforto que essa garantia lhe deu, linha 17. A partir daí, até a conclusão, é uma representação curta, mas terrível, da condição dos ímpios e da eterna vingança que os espera naquele dia terrível, quando o trigo for colhido no celeiro, e a palha ser queimada com fogo inextinguível. O Dr. Gray observa ainda que esse belo pedaço de poesia consiste em uma agradável mistura de iâmbicos e tróicos, que ele reduziu a metros, e nos deu a seguinte tradução:

Linha 1. Davi, filho de Jessé, disse: Até o homem que foi criado no alto disse: O ungido do Deus de Jacó, e o doce salmista de Israel.

5. O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra está na minha língua. O Deus de Israel disse: Até para mim a rocha de Israel falou.

O Justo domina * homens! * ou entre 10. Ele governa no temor de Deus!

Como a luz da manhã nascerá um sol, Uma manhã sem nuvens para brilhar, Quando a tenra grama após a chuva brotar da terra.

Pois minha casa não está estabelecida com Deus? 15. Sim, ele fez comigo uma aliança eterna, ordenada em todas as coisas e preservada: Certamente nele está toda a minha salvação e todo o meu desejo!

Sem dúvida os ímpios não florescerão; são como espinhos lançados fora. 20. O que não será tomado pela mão; mas o homem que os agarrar estará armado com ferro e com o cabo de uma lança; E serão totalmente queimados pelo fogo.

O doce salmista de Israel Este título parece pertencer mais eminentemente a Davi, pois ele foi a pessoa que trouxe à perfeição a música do serviço judaico; e isso não apenas como ele foi o autor da maioria dos Salmos, mas como compositor da música em que eles foram criados; como prescrever aos artistas suas várias partes; como tendo inventado os instrumentos que os acompanhavam e como participando da performance. Cinzento.

Comentário de Joseph Benson

2 Samuel 23: 1 . Essas são as últimas palavras de Davi – não apenas a última que ele falou, mas a última que ele falou pelo Espírito de Deus, ajudando e dirigindo-o de maneira extraordinária. Quando encontramos a morte se aproximando, devemos nos esforçar tanto para honrar a Deus quanto para beneficiar os outros com nossas últimas palavras. Aqueles que tiveram a experiência da bondade de Deus e da simpatia dos caminhos da sabedoria, quando terminarem o curso, deixem um registro dessas experiências e prestem testemunho da verdade das promessas de Deus. O homem que foi criado no alto – Avançou de uma propriedade obscura para o reino. Quem Deus escolheu de todas as famílias de Israel e ungiu para ser rei. O doce salmista – Aquele que foi eminente entre o povo de Deus, por compor canções doces e sagradas para o louvor a Deus, e pelo uso de sua igreja em séculos posteriores. Estas parecem não ser as palavras de Davi, mas o penman sagrado deste livro.

Comentário de E.W. Bullinger

últimas palavras . Daí a importância deles.

palavras = discurso, mensagem, oráculo, revelação. Hebraico. dabar. App-73.

disse. Hebraico. na “am = falar com segurança e autoridade.

homem. Hebraico. Geber. App-14.

Deus. Hebraico. “Elohim. App-4.

Deus de Jacó : isto é, o Deus que conheceu Jacó quando ele não tinha nada e não merecia nada (além de ira), e prometeu a todos = portanto “o Deus de toda a graça” . Compare os Salmos 146: 5 e 1 Pedro 5:10 , referindo-se à graça que havia chamado Davi.

Comentário de Adam Clarke

David – I suppose the last poetical composition is here intended. Essas são as últimas palavras de Davi – suponho que a última composição poética seja aqui pretendida. Ele pode ter falado muitas palavras depois dessas em prosa, mas nenhuma em verso. Outros significados são dados; isso eu prefiro.

As palavras desta canção contêm uma previsão gloriosa do reino e das conquistas do Messias, em linguagem altamente poética.

O doce salmista de Israel – Esse personagem não lhe pertencia apenas como o melhor poeta de Israel, mas também como o melhor e mais divino poeta de todo o mundo cristão. O doce salmista de Israel tem sido o doce salmista de todas as partes do mundo habitável, onde a religião e a piedade são respeitadas.

Comentário de John Wesley

Agora estas são as últimas palavras de Davi. Disse Davi, filho de Jessé, e o homem que foi levantado no alto, o ungido do Deus de Jacó, e o doce salmista de Israel, disse:

Últimas palavras – Não apenas a última que ele falou, mas a última que ele falou pelo espírito de Deus, ajudando e dirigindo-o de maneira extraordinária. Quando encontramos a morte se aproximando, devemos nos esforçar tanto para honrar a Deus quanto para beneficiar os outros com nossas últimas palavras. Aqueles que tiveram a experiência da bondade de Deus e da simpatia dos caminhos da sabedoria, quando terminarem o curso, deixem um registro dessas experiências e prestem testemunho da verdade da promessa.

Raised – Avançado de uma propriedade obscura, para o reino. A quem Deus escolheu de todas as famílias de Israel e ungiu para ser rei.

Salmista – Aquele que foi eminente entre o povo de Deus, por compor canções doces e sagradas para louvor a Deus e pelo uso de sua igreja em épocas posteriores: essas parecem não ser as palavras de Davi, mas do sagrado homem do pinguim deste livro.

Referências Cruzadas

Gênesis 49:1 – Então Jacó chamou seus filhos e disse: “Ajuntem-se a meu lado para que eu lhes diga o que lhes acontecerá nos dias que virão.

Deuteronômio 33:1 – Esta é a bênção com a qual Moisés, homem de Deus, abençoou os israelitas antes da sua morte.

Josué 23:1 – Passado muito tempo, depois que o Senhor concedeu a Israel descanso de todos os inimigos ao redor, Josué, agora velho, de idade muito avançada,

Josué 24:32 – Os ossos de José, que os israelitas haviam trazido do Egito, foram enterrados em Siquém, no quinhão de terra que Jacó havia comprado dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de prata. Aquele terreno tornou-se herança dos descendentes de José.

1 Samuel 2:10 – Aqueles que se opõem ao Senhor serão despedaçados. Ele trovejará do céu contra eles; o Senhor julgará até os confins da terra. Ele dará poder a seu rei e exaltará a força do seu ungido”.

1 Samuel 16:12 – Então Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: “É este! Levante-se e unja-o”.

2 Samuel 7:8 – “Agora, pois, diga ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu o tirei das pastagens, onde cuidava dos rebanhos, para ser o soberano do meu povo Israel.

1 Crônicas 16:4 – Davi nomeou alguns dos levitas para ministrarem diante da arca do Senhor, fazendo petições, dando graças, e louvando o Senhor, o Deus de Israel.

1 Crônicas 16:7 – Foi naquele dia que pela primeira vez Davi encarregou a Asafe e seus parentes de louvar ao Senhor com salmos de gratidão:

1 Crônicas 16:9 – Cantem para ele, louvem-no; contem todos os seus atos maravilhosos.

Salmos 2:6 – “Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte”.

Salmos 72:20 – Encerram-se aqui as orações de Davi, filho de Jessé.

Salmos 78:70 – Escolheu o seu servo Davi e o tirou do aprisco das ovelhas,

Salmos 89:20 – Encontrei o meu servo Davi; ungi-o com o meu óleo sagrado.

Amós 6:5 – Dedilham em suas liras como Davi e improvisam em instrumentos musicais.

Lucas 20:42 – “O próprio Davi afirma no Livro dos Salmos: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita

Lucas 24:44 – E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

Efésios 5:19 – falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor,

Colossenses 3:16 – Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

Tiago 5:13 – Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores.

2 Pedro 1:13 – Considero importante, enquanto estiver no tabernáculo deste corpo, despertar a memória de vocês,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *