Estudo de Êxodo 6:7 – Comentado e Explicado

Tomar-vos-ei para meu povo e serei o vosso Deus, e sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos terei libertado do jugo dos egípcios.
Êxodo 6:7

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 6: 7 . Vou levá-lo “agora vou levá-lo sob minha proteção peculiar; separar você para mim como povo; e me tornar, de uma maneira especial e distinta, seu Deus”.

Comentário de Adam Clarke

Eu o levarei para um povo, etc. – Essa foi precisamente a aliança que ele fez com Abraão. Veja Gênesis 17: 7 e a nota de Clarke sobre Gênesis 17: 7 .

E sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus – cumprindo assim minhas promessas, sabereis o que está implícito em meu nome. Veja a nota de Clarke em Êxodo 6: 3 .

Mas por que Deus deveria levar um povo tão estúpido, refratário e totalmente inútil para o seu povo? 1. Por ter prometido fazê-lo aos seus nobres ancestrais Abraão, Isaac, Jacó, José, Judá, etc., homens dignos de todo louvor, porque em geral amigos de Deus, dedicados à sua vontade e ao bem da humanidade.

2. “Que (como o bispo Warburton observa apropriadamente) a providência extraordinária pela qual eles foram protegidos pode se tornar mais visível e ilustre; pois, se tivessem sido dotados das qualidades brilhantes das nações mais polidas, os efeitos dessa providência poderiam ter foram atribuídos à sua própria sabedoria “.

3. Que Deus possa mostrar a todas as gerações seguintes que ele se deleita em instruir os ignorantes, ajudar os fracos e salvar os perdidos; pois se ele demorou muito tempo com Israel, mostrou-lhes misericórdia especial e os recebeu graciosamente sempre que imploraram sua proteção, ninguém precisaria se desesperar. Deus parece ter escolhido as piores pessoas do universo, dando por elas à humanidade as provas mais altas e mais expressivas, de que ele não deseja a morte de um pecador, mas antes que ele possa abandonar sua iniqüidade e viver.

Comentário de John Wesley

E eu te levarei para um povo, e eu serei para você um Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tira de debaixo dos fardos dos egípcios.

Eu o levarei para um povo – um povo peculiar, e serei para você um Deus – e mais do que isso não precisamos pedir, não podemos ter, para nos fazer felizes.

Comentário de John Calvin

7. E eu vou levar você para mim. O fim de sua libertação é aqui descrito no teor contínuo de Sua graça. Pois teria sido pouco que o povo fosse resgatado do Egito, a menos que, quando resgatados, tivessem vivido sob a defesa e guarda de Deus. Como, portanto, ele já havia separado a santa semente de Abraão das outras nações pela circuncisão, agora a separa novamente ( santificatat ) e promete que ele será o Deus deles. Nestas palavras, então, sua eleição peculiar, assim como sua perpetuidade, é afirmada; já que ser considerado o povo de Deus significa o mesmo que receber um privilégio especial recebido em seu favor e ser chamado pela adoção à esperança da salvação eterna. Mas o tempo futuro mostra que o benefício não deveria ser meramente temporal, quando Deus, com um braço estendido, tirará o povo do Egito, mas que esse deveria ser apenas o começo da proteção eterna. Além disso, devemos observar a anagoga ou semelhança entre nós e os israelitas, porque Deus nos libertou pela mão de seu Filho unigênito da tirania de Satanás, para esse fim, para que ele sempre possa nos perseguir com seu amor paterno. . Depois, ele submete a posse da terra de Canaã como penhor ou penhor, que foi dado aos israelitas, a fim de que Deus pudesse sempre habitar entre eles, protegê-los com sua ajuda e defendê-los com seu poder. Eu disse que isso foi o mais sincero de sua adoção, porque a fé dos pais não era para estar ligada às bênçãos terrenas, mas para tender a um objetivo maior. Enquanto isso, por esse sinal externo, Deus lhes mostrou que eles eram seu povo peculiar, por cuja habitação ele escolheu a terra em que seria adorado. Ao dizer que Ele “levantaria a mão”, ele quer dizer confirmação, porque a promessa foi ratificada pela adição de um juramento. De fato, é certo que há suficiente e mais do que suficiente firmeza na simples palavra de Deus; mas Ele fez essa concessão à fraqueza do homem, e interpôs Seu nome sagrado como penhor, para que eles com total confiança fossem convencidos de que nada lhes era prometido em vão. Levantar a mão significa jurar; uma similitude tirada dos homens, que, por esse gesto, testemunham que falam aos olhos de Deus, como se o chamassem como testemunha do céu. Isso não se aplica a Deus, que jura por si mesmo, porque não há quem seja maior a quem Ele possa levantar a mão ( Hebreus 6:13 😉 mas, metaforicamente, o costume dos homens é transferido para Ele. Quanto à inserção, que “eles deveriam saber que Ele era o Senhor”, depois de gerados, contém uma repreensão indireta; já que esse conhecimento é tarde demais e vem após o evento. Mas, ao mesmo tempo, Ele promete que os levará a experimentar abertamente como Ele é verdadeiro em todas as suas palavras, para que os israelitas esperem mais constantemente sua redenção. Repetindo ao final que Ele é Jeová, Ele magnifica (como já havia feito antes) Seu poder invencível, que supera facilmente todos os impedimentos; enquanto essa expressão também contém um testemunho de Sua verdade, como se Ele dissesse que somente Ele pode ser confiado com segurança, porque Ele é fiel em Suas promessas e possuidor de poder infinito.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 6: 7-9 . Eu o levarei para um povo – um povo peculiar; e eu serei para você um Deus – E mais do que isso, não precisamos pedir, não podemos ter, para nos fazer felizes. Eu sou o Senhor – e, portanto, tenho poder para dispor de terras e reinos como eu quiser. Mas eles não deram ouvidos a Moisés, por angústia de espírito – Ou seja, eles ficaram tão preocupados com seus problemas que não lhe deram ouvidos.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Exodo 5:4 – Mas o rei do Egito respondeu: “Moisés e Arão, por que vocês estão fazendo o povo interromper suas tarefas? Voltem ao trabalho! “

Exodo 19:5 – Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha,

Exodo 29:45 – E habitarei no meio dos israelitas e lhes serei o seu Deus.

Deuteronômio 4:20 – A vocês, o Senhor tomou e os tirou da fornalha de fundir ferro, do Egito, para serem o povo de sua herança, como hoje se pode ver.

Deuteronômio 7:6 – Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal.

Deuteronômio 14:2 – pois vocês são povo consagrado ao Senhor, ao seu Deus. Dentre todos os povos da face da terra, o Senhor os escolheu para serem o seu tesouro pessoal.

Deuteronômio 26:18 – E hoje o Senhor declarou que vocês são o seu povo, o seu tesouro pessoal, conforme ele prometeu, e que vocês terão que guardar todos os seus mandamentos.

Deuteronômio 29:13 – para hoje confirmá-los como seu povo, para que ele seja o seu Deus conforme lhes prometeu e jurou aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.

2 Samuel 7:23 – E quem é como o teu povo Israel, a única nação da terra que tu, ó Deus, resgataste para dela fazeres um povo para ti mesmo, e assim tornaste o teu nome famoso, realizaste grandes e impressionantes maravilhas ao expulsar nações e seus deuses de diante dessa mesma nação que libertaste do Egito?

Salmos 81:6 – Ele diz: “Tirei o peso dos seus ombros; suas mãos ficaram livres dos cestos de cargas.

Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Oséias 1:10 – “Contudo os israelitas ainda serão como a areia da praia, que não se pode medir nem contar. No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’.

Zacarias 13:9 – “Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’. “

Mateus 22:32 – ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos! “

Romanos 8:31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Hebreus 11:16 – Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.

1 Pedro 2:10 – Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.

Apocalipse 21:3 – Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.

Apocalipse 21:7 – O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *