Estudo de Gênesis 14:19 – Comentado e Explicado

e abençoou Abrão, dizendo: "Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e terra!
Gênesis 14:19

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 14:19 . Deus, possuidor do céu e da terra Con? Coneh, significa possuidor por direito de criação; da qual provavelmente a tradução do LXX pode ser derivada, pois eles o têm, o criador, ?? e?t?se, quem criou o céu e a terra. Le Clerc, que aprova o primeiro sentido, possuidor, pensa que isso tenha sido uma denominação comum de Deus, distinguindo-o como grande proprietário de todas as coisas das divindades locais das nações. Observe-se aqui que o conhecimento do verdadeiro Deus ainda estava preservado entre os cananeus, como aparece neste caráter de Melquisedeque: os confederados de Abrão também, Aner, Eshcol e Mamre, eram provavelmente crentes verdadeiros: e a expressão usada por o Senhor, que a iniquidade deste povo ainda não estava cheia, parece provar que alguma religião ainda permaneceu na terra.

REFLEXÕES. – Veja a grandeza de Abrão. Os reis vêm parabenizá-lo por sua vitória. Os reis de Sodoma e Salém: este último merece consideração atenta:

1. Seu nome, Melquisedeque, rei da justiça: seu reino, Salém, rei da paz. Seu caráter, um sacerdote do Deus Altíssimo.

2. Sua bênção sobre Abrão. Ele abençoou a Deus por ele e o abençoou de Deus. Observe: (1) O Deus Altíssimo deve ser o objeto de nossa contínua bênção e louvor. (2.) Todas as coisas boas vêm dele: se somos capazes de vencer nossos inimigos espirituais, devemos isso à força do Deus Altíssimo. (3) Um verdadeiro cristão se alegra e abençoa a Deus pela prosperidade de seus irmãos.

3. A oferta grata de Abrão: o décimo dos despojos, Aprenda, (1) Deus espera que aqueles que têm abundância o honrem com ela. (2.) O Senhor Jesus Cristo, nosso grande Sumo Sacerdote, deve ser aplicado como o único canal no qual nossos serviços e ofertas podem ser apresentados com aceitação a Deus.

Comentário de Adam Clarke

E ele o abençoou – Isso fazia parte do ofício do sacerdote, para abençoar em nome do Senhor, para sempre. Veja a forma dessa bênção, Números 6: 23-26 ; e para o significado da palavra abençoar, veja Gênesis 2: 3 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 14:19 . Deus, possuidor do céu e da terra Con? Coneh, significa possuidor por direito de criação; da qual provavelmente a tradução do LXX pode ser derivada, pois eles o têm, o criador, ?? e?t?se, quem criou o céu e a terra. Le Clerc, que aprova o primeiro sentido, possuidor, pensa que isso tenha sido uma denominação comum de Deus, distinguindo-o como grande proprietário de todas as coisas das divindades locais das nações. Observe-se aqui que o conhecimento do verdadeiro Deus ainda estava preservado entre os cananeus, como aparece neste caráter de Melquisedeque: os confederados de Abrão também, Aner, Eshcol e Mamre, eram provavelmente crentes verdadeiros: e a expressão usada por o Senhor, que a iniquidade deste povo ainda não estava cheia, parece provar que alguma religião ainda permaneceu na terra.

REFLEXÕES. – Veja a grandeza de Abrão. Os reis vêm parabenizá-lo por sua vitória. Os reis de Sodoma e Salém: este último merece consideração atenta:

1. Seu nome, Melquisedeque, rei da justiça: seu reino, Salém, rei da paz. Seu caráter, um sacerdote do Deus Altíssimo.

2. Sua bênção sobre Abrão. Ele abençoou a Deus por ele e o abençoou de Deus. Observe: (1) O Deus Altíssimo deve ser o objeto de nossa contínua bênção e louvor. (2.) Todas as coisas boas vêm dele: se somos capazes de vencer nossos inimigos espirituais, devemos isso à força do Deus Altíssimo. (3) Um verdadeiro cristão se alegra e abençoa a Deus pela prosperidade de seus irmãos.

3. A oferta grata de Abrão: o décimo dos despojos, Aprenda, (1) Deus espera que aqueles que têm abundância o honrem com ela. (2.) O Senhor Jesus Cristo, nosso grande Sumo Sacerdote, deve ser aplicado como o único canal no qual nossos serviços e ofertas podem ser apresentados com aceitação a Deus.

Comentário de John Calvin

19. E ele o abençoou . A menos que esses dois membros da frase ‘Ele era o sacerdote de Deus’ e ‘Ele abençoasse’ estejam juntos, Moisés aqui não relata nada de incomum. Pois os homens se abençoam mutuamente; isto é, eles desejam bem um ao outro. Mas aqui é descrito o sacerdote de Deus, que, de acordo com o direito de seu ofício, santifica alguém inferior e sujeito a si mesmo. Pois ele nunca teria ousado abençoar Abrão, a menos que soubesse, que a esse respeito ele o superava. Dessa maneira, os sacerdotes levíticos são ordenados a abençoar o povo; e Deus promete que a bênção deve ser eficaz e ratificada ( Números 6:23 .) Portanto, Cristo, quando estava prestes a subir ao céu, tendo levantado as mãos, abençoou os apóstolos, como ministro da graça de Deus ( Lucas 24:51 😉 e depois foi exibida a verdade dessa figura. Pois ele testemunha que o ofício de abençoar a Igreja, que havia sido anunciado em Melquisedeque, foi designado por seu pai.

Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo . O objetivo de Melquisedeque é confirmar e ratificar a graça da vocação divina ao santo Abrão; pois ele ressalta a honra com a qual Deus o dignificou peculiarmente, separando-o de todos os outros e adotando-o como seu próprio filho. E ele chama Deus, por quem Abrão havia sido escolhido, o possuidor do céu e da terra, para distingui-lo dos ídolos fictícios dos gentios. Depois, de fato, Deus investe em outros títulos; que, por alguma marca peculiar, ele possa se tornar mais claramente conhecido dos homens, que, por causa da vaidade de suas mentes, quando simplesmente ouvem a respeito de Deus como o Moldador do céu e da terra, nunca deixam de vagar, até que finalmente estão perdidos em suas próprias especulações. Mas porque Deus já era conhecido por Abrão, e sua fé se baseava em muitos milagres, Melquisedeque considera suficiente declarar que, pelo título de Criador, (366) Aquele a quem Abrão adorava, é o verdadeiro e único Deus. E, embora o próprio Melquisedeque tenha mantido a adoração sincera ao Deus verdadeiro, ele ainda chama Abrão de abençoado por Deus, em relação à aliança eterna: como se ele dissesse que, por uma espécie de direito hereditário, a graça de Deus residia em um família e nação, porque somente Abrão fora escolhido em todo o mundo. Em seguida, é adicionado um parabéns especial pela vitória obtida; não é o que costuma acontecer entre homens profanos, que se incham com encobrimentos inflados; mas Melquisedeque dá graças a Deus e considera a vitória que o santo conquistou como um selo de seu chamado gratuito.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 14:19 . Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo – Observe os títulos que ele dá a Deus, que são muito gloriosos. 1º, o Deus Altíssimo, que fala sua perfeição absoluta em si mesmo, e seu domínio soberano sobre todas as criaturas. 2d, Possuidor do céu e da terra – isto é, legítimo proprietário e soberano Senhor de todas as criaturas; porque ele os criou .

Referências Cruzadas

Gênesis 14:22 – Mas Abrão respondeu ao rei de Sodoma: “De mãos levantadas ao Senhor, Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra, juro

Gênesis 27:4 – Prepare-me aquela comida saborosa que tanto aprecio e traga-me, para que eu a coma e o abençoe antes de morrer”.

Gênesis 27:25 – Então lhe disse: “Meu filho, traga-me da sua caça para que eu coma e o abençoe”. Jacó a trouxe, e o pai comeu; também trouxe vinho, e ele bebeu.

Gênesis 47:7 – Então José levou seu pai Jacó ao faraó e o apresentou a ele. Depois Jacó abençoou o faraó,

Gênesis 47:10 – Então, Jacó abençoou o faraó e retirou-se.

Gênesis 48:9 – Respondeu José a seu pai: “São os filhos que Deus me deu aqui”. Então Israel disse: “Traga-os aqui para que eu os abençoe”.

Gênesis 49:28 – São esses os que formaram as doze tribos de Israel, e foi isso que seu pai lhes disse, ao abençoá-los, dando a cada um a bênção que lhe pertencia.

Números 6:23 – “Diga a Arão e aos seus filhos: Assim vocês abençoarão os israelitas:

Rute 3:10 – Boaz lhe respondeu: “O Senhor a abençoe, minha filha! Este seu gesto de bondade é ainda maior do que o primeiro, pois você poderia ter ido atrás dos mais jovens, ricos ou pobres!

2 Samuel 2:5 – Davi enviou-lhes mensageiros que lhes disseram: “O Senhor os abençoe pelo seu ato de lealdade, ao sepultar Saul, seu rei.

Salmos 24:1 – Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem;

Salmos 50:10 – pois todos os animais da floresta são meus, como são as cabeças de gado aos milhares nas colinas.

Salmos 115:16 – Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra ele a confiou ao homem.

Miquéias 6:6 – Com que eu poderia comparecer diante do Senhor e curvar-me perante o Deus exaltado? Deveria oferecer holocaustos de bezerros de um ano?

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Marcos 10:16 – Em seguida, tomou as crianças nos braços, impôs-lhes as mãos e as abençoou.

Lucas 10:21 – Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

Atos dos Apóstolos 16:17 – Essa moça seguia a Paulo e a nós, gritando: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação”.

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

Hebreus 7:6 – Este homem, porém, que não pertencia à linhagem de Levi, recebeu os dízimos de Abraão e abençoou aquele que tinha as promessas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *