Estudo de Lucas 17:10 – Comentado e Explicado

Assim também vós, depois de terdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: Somos servos como quaisquer outros; fizemos o que devíamos fazer.
Lucas 17:10

Comentário de Albert Barnes

São servidores não rentáveis ??- Não conferimos nenhum favor. Nós “merecemos” nada. Nós não “beneficiamos” a Deus ou o colocamos sob “obrigação”. Se ele nos recompensar, será uma questão de favor imerecido. Isso é verdade em relação aos cristãos nos seguintes aspectos:

1. Nossos serviços não são “lucrativos” para Deus Jó 22: 2 ; ele “não precisa” de nossa ajuda, e sua felicidade essencial não será aumentada por nossos esforços.

2. A graça de fazer sua vontade vem somente dele, e todos os elogios disso serão devidos a ele.

3. Tudo o que fazemos é qual é o nosso “dever”; não podemos reivindicar ter prestado qualquer serviço que o “vincule” a mostrar-nos favor; e,

4. Nossos melhores serviços são misturados com imperfeições. Ficamos sem a sua glória Romanos 3:23 ; não o servimos com sinceridade, alegria e fidelidade como deveríamos; estamos longe, muito longe do exemplo que o Salvador nos deu; e se formos salvos e recompensados, será porque Deus será misericordioso com nossa injustiça e não se lembrará mais de nossas iniquidades, Hebreus 8:12 .

Comentário de E.W. Bullinger

Assim também vós = Assim também vós.

deve = maio.

diga, nós = dizemos que (grego. hoti) nós

não lucrativo = não necessário, sem uso. Isso pode ser por vários motivos. Ocorre somente aqui e em Mateus 25:30 , onde talvez o motivo de ter feito perversamente. Não é a mesma palavra que em Romanos 3:12 . Tito 3: 9 . Filemom 1:11 , Hebreus 13:17 .

Comentário de John Calvin

10. Fizemos o que fomos obrigados a fazer. Ou seja, “nós não trouxemos nada de nós mesmos, mas apenas fizemos o que estávamos obrigados pela lei a fazer”. Cristo fala aqui de toda uma observância da lei, que não é encontrada em nenhum lugar; pois o mais perfeito de todos os homens ainda está a uma grande distância da justiça que a lei exige. A presente questão não é: somos justificados por obras? mas, a observância da lei merece alguma recompensa de Deus? Esta última pergunta é respondida de forma negativa; pois Deus nos mantém para seus escravos e, portanto, calcula que tudo o que pode proceder de nós é o Seu justo. Porém, embora fosse verdade, que uma recompensa é devida à observância da lei em relação ao mérito, não se segue, portanto, que qualquer homem seja justificado pelos méritos das obras; pois todos nós falhamos: e não apenas nossa obediência é imperfeita, mas não há uma única parte dela que corresponda exatamente ao julgamento de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Somos servos não rentáveis ??- Este texto foi produzido frequentemente para provar que ninguém pode viver sem cometer pecado contra Deus. Mas seja observado, o texto diz servos não lucrativos, não servos pecaminosos. Se esse texto pudesse ser razoavelmente interpretado para suportar a imperfeição pecaminosa, seria fácil demonstrar que não existe um dos espíritos de homens justos aperfeiçoados, no paraíso, nem um anjo ministro no trono de Deus, mas é pecaminosamente imperfeito: pois nada disso pode operar a justiça, no menor grau, além dos poderes que Deus lhes deu; e justiça e eqüidade exigem que eles exerçam esses poderes ao máximo ao serviço de seu Criador; e, depois de agir assim, pode-se dizer com justiça: Eles fizeram apenas o que era seu dever fazer. A natureza de Deus é ilimitada, e todos os atributos dessa natureza são infinitamente gloriosos: eles não podem ser diminuídos pelas transgressões de suas criaturas, nem podem ser aumentados pela obediência eterna e ininterrupta e pelos aleluias incessantes de todas as criaturas inteligentes. que as pessoas todo o vórtice da natureza. Quando as eras, além do poder da aritmética, se passaram, pode-se dizer das criaturas mais puras e perfeitas: “Vocês são servos inúteis”. Você derivou seu ser da fonte infinita da vida: você é sustentado pela energia contínua do Todo-Poderoso: suas glórias são infinitas e eternas, e sua obediência e serviços, por mais excelentes que sejam em si mesmos e mais lucrativos para você, não acrescentaram nada, e nada pode acrescentar às excelências e glórias absolutas do seu Deus.

Comentário de Thomas Coke

17:10 . Funcionários não rentáveis : ???e???, mesquinho e inconsiderável, que não pode fingir ter mérito em nada. Merece ser observado que o nosso Salvador aplica isso – não aos servos da parábola, mas aos seus discípulos – a todos os homens: pois não posso, eu digo, com rigor, ser dito que ele é um servo não rentável para o seu terreno. mestre, que faz tudo o que seu mestre ordena; mas dos homens, como servos de Deus, pode muito bem ser dito. A palavra hebraica ???? shepel, que o LXX processa pela palavra a??e???, 2 Samuel 6:22 parece realmente expressar o significado deste lugar: – básico, vil, desprezível, humilde. “Somos apenas servidores não rentáveis”, diz o venerável Bede; “servos, porque comprados com um preço, inúteis porque nosso serviço não pode beneficiar o Senhor, ou porque não somos dignos da glória futura: portanto, esta é a perfeição da fé nos homens, se todos os preceitos forem cumpridos ao máximo poder, eles se reconhecem imperfeitos “. O Dr. Waterland, em um sermão sobre o assunto, explicando a frase, observa que, de maneira geral, quando alguém, mesmo o melhor dos homens caídos, se declara servo não lucrativo de Deus, pode razoavelmente significar que que são criaturas que não podem obter retornos benéficos, nem requitais apropriados para o Criador; que são criaturas mortais, que não podem nem farão nada sem a ajuda da graça divina; e ainda mais, que também são pecadores que, em vez de merecerem uma recompensa ou reivindicá-la como dívida, não podem mais que reivindicar de qualquer direito em si mesma, impunidade aos olhos de Deus, mas deve contentar-se em processá-lo, na forma humilde e peticionária, por recompensa, por graça e até ou impunidade; referindo-se todos à misericórdia e bondade de Deus, e que também lhes foram adquiridos pelos únicos méritos de Jesus Cristo.

Comentário de John Wesley

Assim também, quando tiverdes feito todas as coisas que lhes são ordenadas, digamos: Somos servos inúteis: fizemos o que era nosso dever fazer.

Quando tiver feito tudo, diga: Somos servos inúteis – pois um homem não pode lucrar com Deus. Feliz é quem se julga um servo inútil: miserável é quem Deus declara tal. Mas, embora não sejamos rentáveis ??para ele, nosso serviço a ele não é inútil para nós. Pois ele tem o prazer de dar por sua graça um valor às nossas boas obras, que em conseqüência de sua promessa nos conferem uma recompensa eterna.

Referências Cruzadas

1 Crônicas 29:14 – “Mas quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos contribuir tão generosamente como fizemos? Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos.

Jó 22:2 – “Pode alguém ser útil a Deus? Mesmo um sábio, pode ser-lhe de algum proveito?

Jó 35:6 – Se você pecar, em que isso o afetará? Se os seus pecados forem muitos, que é que isso lhe fará?

Salmos 16:2 – Ao Senhor declaro: “Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de ti”.

Salmos 35:6 – seja a vereda deles sombria e escorregadia, quando o anjo do Senhor os perseguir.

Provérbios 16:2 – Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito.

Isaías 6:5 – Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! “

Isaías 64:6 – Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe.

Mateus 25:30 – E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes’ “.

Mateus 25:37 – “Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?

Romanos 3:12 – Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer”.

Romanos 11:35 – “Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? “

1 Coríntios 9:16 – Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!

1 Coríntios 15:9 – Pois sou o menor dos apóstolos e nem sequer mereço ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus.

Filipenses 3:8 – Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo

Filemom 1:11 – Ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim.

1 Pedro 5:5 – Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *