Estudo de Lucas 7:41 – Comentado e Explicado

Um credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinqüenta.
Lucas 7:41

Comentário de Albert Barnes

Um certo credor – Um homem que emprestou dinheiro ou vendeu propriedades, cujo pagamento ainda era devido.

Quinhentos centavos – cerca de 69 dólares, 26 centavos, ou 14 libras esterlinas, 11 xelins, 8d. Veja as notas em Mateus 18:28 .

Cinqüenta – Cerca de 7 dólares, ou 1 libra britânica, 9 xelins e 2d.

Comentário de E.W. Bullinger

Havia , etc. Grego. “Havia dois devedores em um determinado credor” .

pence = denarii. Veja App-51.

outro = um diferente. Grego. heteros. Veja App-124.

Comentário de John Calvin

41. Um certo credor tinha dois devedores. O escopo desta parábola é demonstrar que Simon está errado ao condenar a mulher que é absolvida pelo juiz celestial. Ele prova que ela é justa, não porque ela agradou a Deus, mas porque seus pecados foram perdoados; caso contrário, o caso dela não corresponderia à parábola, na qual Cristo expressamente declara, que o credor perdoou livremente os devedores que não podiam pagar. Não podemos deixar de pensar, portanto, que a maior parte dos comentaristas caiu em um erro tão grave que imaginou que essa mulher, por suas lágrimas, sua unção e seu beijo nos pés, merecia o perdão de seus pecados. O argumento que Cristo emprega foi retirado, não da causa, mas do efeito; pois, até que um favor seja recebido, ele não pode despertar gratidão (243) e a causa do amor recíproco é aqui declarada como perdão gratuito. Em uma palavra, Cristo argumenta pelos frutos ou efeitos que se seguem, que esta mulher foi reconciliada com Deus.

Comentário de Adam Clarke

Um certo credor, etc. – É claro que nesta parábola nosso Senhor quer dizer, pelo credor, Deus, e, pelos dois devedores, Simão e a mulher que estava presente. Simão, que possuía a luz da lei e que, em conseqüência de sua profissão de fariseu, era obrigado a abster-se de iniqüidade exterior, poderia ser considerado o devedor que devia apenas cinquenta centavos, ou denários. A mulher, que eu deveria ser pagã, que não tem essas vantagens, não tem regras para regular suas ações e não limita suas propensões malignas, pode ser considerada a devedora que devia quinhentos centavos ou denários. E quando ambos foram comparados, a dívida de Simão com Deus pode ser considerada, em referência à dela, entre cinquenta e quinhentos. No entanto, descobrimos que, apesar dessa grande disparidade, ambos eram insolventes. Simão, o fariseu religioso, não poderia mais pagar cinquenta a Deus do que este pobre pagão a seus quinhentos; e, se ambos não são perdoados livremente pela misericórdia divina, ambos devem finalmente perecer. Não tendo nada a pagar, ele gentilmente perdoou os dois. Alguns pensam que esse mesmo Simão não era um devedor desprezível ao nosso Senhor, como tendo sido misericordiosamente purificado de uma lepra; pois ele deveria ser o mesmo que Simão, o leproso. Veja a nota em Mateus 26: 6 .

Comentário de Thomas Coke

7:41 . Quinhentos centavos, ???a??a, uma moeda romana, no valor de cerca de sete centavos e meio centavo do nosso dinheiro; de modo que quinhentos eram quase equivalentes a quinze de nossos guinéus e cinquenta a um guiné e meio. Não há razão para acreditar que qualquer mistério tenha sido planejado por Cristo ao fixar essas somas em vez de quaisquer outras, que tiveram uma grande diferença entre elas.

Referências Cruzadas

Números 27:3 – “Nosso pai morreu no deserto. Ele não estava entre os seguidores de Corá, que se ajuntaram contra o Senhor, mas morreu por causa do seu próprio pecado e não deixou filhos.

Isaías 50:1 – Assim diz o Senhor: “Onde está a certidão de divórcio de sua mãe com a qual eu a mandei embora? A qual de meus credores eu vendi vocês? Por causa de seus pecados vocês foram vendidos; por causa das transgressões de vocês sua mãe foi mandada embora.

Jeremias 3:11 – O Senhor me disse: “Israel, a infiel, é melhor do que Judá, a traidora.

Mateus 6:12 – Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.

Mateus 18:23 – “Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos.

Mateus 18:28 – “Mas quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Pague-me o que me deve! ’

Lucas 7:47 – Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”.

Lucas 11:4 – Perdoa-nos os nossos pecados, pois também perdoamos a todos os que nos devem. E não nos deixes cair em tentação’ “.

Lucas 12:48 – Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido”.

Lucas 13:4 – Ou vocês pensam que aqueles dezoito que morreram, quando caiu sobre eles a torre de Siloé, eram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém?

João 15:22 – Se eu não tivesse vindo e lhes falado, não seriam culpados de pecado. Agora, contudo, eles não têm desculpa para o seu pecado.

Romanos 3:23 – pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

1 João 1:8 – Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *