Estudo de Romanos 16:12 – Comentado e Explicado

Saudai Trifena e Trifosa, que trabalham para o Senhor. Saudai a estimada Pérside, que muito trabalhou para o Senhor.
Romanos 16:12

Comentário de Albert Barnes

Trifena e Trifosa – Esses nomes, com o particípio traduzido como “quem trabalha”, são do gênero feminino, e provavelmente eram duas mulheres santas, que desempenhavam a função de diaconisas, ou que ministravam aos doentes e que, com a Pérsia, por exemplo, e talvez por instrução, trabalhou para promover a expansão do cristianismo. As mulheres piedosas, então, como agora, foram capazes de fazer muito em sua esfera apropriada para estender as verdades e as bênçãos do evangelho.

Comentário de E.W. Bullinger

Trifena e Trifosa . Só aqui. Nomes femininos gregos.

trabalho, trabalhado . Como em Romanos 16: 6 .

o amado . Não é “meu”, como em Romanos 8: 9 .

Pérsia . Nome feminino grego.

Comentário de Adam Clarke

Trifena e Trifosa – Duas mulheres santas, que parecem auxiliares do apóstolo em seu trabalho, provavelmente exortando, visitando os doentes, etc. Persis era outra mulher, que parece ter se destacado no precedente; pois, dela é dito, ela trabalhou muito no Senhor. Aprendemos com isso que mulheres cristãs, assim como homens, trabalharam no ministério da palavra. Naqueles tempos de simplicidade, todas as pessoas, homens ou mulheres, que haviam recebido o conhecimento da verdade, acreditavam que era seu dever propagá-la ao máximo de seu poder. Muitos gastaram muito trabalho inútil tentando provar que essas mulheres não pregavam. Que havia algumas profetisas, bem como profetas na Igreja Cristã, aprendemos; e que uma mulher possa orar ou profetizar, desde que tenha a cabeça coberta, sabemos; e que quem profetizou falou a outros para edificação, exortação e consolo, São Paulo declara, 1 Coríntios 14: 3 . E que nenhum pregador pode fazer mais, toda pessoa deve reconhecer; porque edificar, exortar e consolar são os principais fins do ministério evangélico. Se as mulheres assim profetizaram, então elas pregavam. Há, no entanto, muito mais do que isso implicado no ministério cristão, do qual somente homens e homens chamados por Deus são capazes.

Comentário de John Wesley

Saudar Trifena e Trifosa, que trabalham no Senhor. Saudai a amada Persis, que trabalhou muito no Senhor.

Saudar Trifena e Trifosa – Provavelmente eram duas irmãs.

Referências Cruzadas

Mateus 9:38 – Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara”.

1 Coríntios 15:10 – Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.

1 Coríntios 15:58 – Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

1 Coríntios 16:16 – que se submetam a pessoas como eles e a todos os que cooperam e trabalham conosco.

Colossenses 1:29 – Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim.

Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 5:12 – Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham.

1 Timóteo 4:10 – Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem.

1 Timóteo 5:17 – Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,

Hebreus 6:10 – Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *