Estudo de Jeremias 31:4 – Comentado e Explicado

Reconstruir-te-ei, e serás restaurada, ó virgem de Israel! Virás, ornada de tamborins, participar de alegres danças.
Jeremias 31:4

Comentário de Albert Barnes

Ó virgem de Israel – ie, todo o povo (compare nota de Jeremias 14:17 ).

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 31: 4 . Novamente te edificarei “Teus habitantes serão novamente restaurados, que reconstruirão suas cidades e habitações que ficaram desoladas durante o tempo de seu cativeiro; novamente ouvirás o regozijo em tua terra como antes”, etc. Os judeus são chamados de virgem de Israel, para sugerir que, retornando em arrependimento e fé, as manchas de suas antigas idolatrias, tão freqüentemente comparadas às prostituições, foram removidas pelo mérito de seu grande libertador, o Messias. Veja Lowth e Calmet.

Comentário de Adam Clarke

Ó virgem de Israel – israelitas em geral; agora chamado virgem, porque restaurado à sua pureza antiga.

Com teus tabrets – As mulheres em geral brincavam com eles; eles eram usados ??em momentos de alegria e acompanhados de dança. A esses costumes, ainda preservados, o profeta alude.

Comentário de John Calvin

Jeremias, neste versículo, prossegue com o mesmo assunto: que, embora houvesse um longo período de setenta anos, Deus se tornaria o libertador de sua Igreja. Período de tempo pode ter extinguido a fé do povo, como é muito comum: pois quando nada nos aparece senão a palavra nua, e quando Deus repete as mesmas promessas dia após dia, pensamos que não há momento; e então, quando algum mal prevalece, pensamos que todos os caminhos já foram fechados, para que Deus não possa trazer um remédio; assim, medimos seu poder de acordo com nosso próprio padrão: e quando ele chega atrasado para nos ajudar, porque ele sofre homens por muito tempo sofrerem doenças ou outros males, imaginamos que Deus nunca virá, quando suspender e atrasar seu favor por mais tempo do que desejamos.

Por isso, o Profeta diz aqui: Eu ainda te edificarei e edificarás, virgem de Israel; e então, ainda serás adornado com os teus tabrets. A alegria aqui é posta em oposição à dor com a qual o povo deveria ser oprimido no exílio, e em parte já havia sido oprimido, pois muitos foram levados ao exílio. Mas Jeremias expressa sua alegria e alegria por um modo figurativo de falar, por tabrets e danças daqueles que tocam. Pois quando os Profetas anunciam a vingança de Deus, costumam dizer: “cessarão toda a alegria entre vocês; não tocareis mais com a harpa nem com instrumentos musicais. ” Assim também neste lugar Jeremias diz que eles voltariam aos tabrets e danças, quando Deus os restaurou em seu próprio país. Não devemos, ao mesmo tempo, converter esse testemunho do Profeta em desculpar a lasciva profana, pela qual homens profanos pervertem os benefícios de Deus, pois não preservam moderação em sua alegria, mas abandonam a si mesmos e se tornam devassos contra Deus. E é a tendência de todas as danças e sons de tabrets, assediar homens profanos. O Profeta, então, não pretendia permitir esse tipo de licenciosidade ao povo: pois devemos sempre ter em mente o que ele disse ontem, que a voz do louvor sairia com alegria. Por tabrets e danças, ele então significa alegria santa, conectada com louvores a Deus e com o sacrifício de ação de graças. (23) Em seguida, segue –

Comentário de E.W. Bullinger

Novamente . . . novamente, & c. App-92. Figura do discurso Anáfora .

tabrets. Veja notas em Êxodo 15:20 . 1 Samuel 10: 5 .

Referências Cruzadas

Exodo 15:20 – Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando.

Juízes 11:34 – Quando Jefté chegou à sua casa em Mispá, sua filha saiu ao seu encontro, dançando ao som de tamborins. E ela era filha única. Ele não tinha outro filho ou filha.

1 Samuel 18:6 – Quando os soldados voltavam para casa, depois de Davi ter matado o filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cânticos e danças, com tamborins, com músicas alegres e instrumentos de três cordas.

2 Reis 19:21 – Esta é a palavra que o Senhor falou contra ele: ‘A virgem, a filha de Sião, o despreza e zomba de você. A filha de Jerusalém meneia a cabeça enquanto você foge.

Salmos 51:18 – Por tua boa vontade faze Sião prosperar; ergue os muros de Jerusalém.

Salmos 69:35 – pois Deus salvará Sião e reconstruirá as cidades de Judá. Então o povo ali viverá e tomará posse da terra;

Salmos 149:3 – Louvem eles o seu nome com danças; ofereçam-lhe música com tamborim e harpa.

Salmos 150:3 – Louvem-no ao som de trombeta, louvem-no com a lira e a harpa,

Isaías 37:22 – Esta é a palavra que o Senhor falou contra ele: ” ‘A virgem cidade de Sião despreza e zomba de você. A cidade de Jerusalém meneia a cabeça enquanto você foge.

Jeremias 1:10 – Veja! Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e para plantar”.

Jeremias 14:17 – “Diga-lhes isto: ” ‘Que os meus olhos derramem lágrimas, noite e dia sem cessar; pois a minha filha virgem, o meu povo, sofreu um ferimento terrível, um golpe fatal.

Jeremias 18:13 – Portanto, assim diz o Senhor: “Perguntem entre as nações se alguém já ouviu uma coisa dessas; coisa tremendamente horrível fez a virgem, Israel!

Jeremias 30:18 – “Assim diz o Senhor: ” ‘Mudarei a sorte das tendas de Jacó e terei compaixão das suas moradas. A cidade será reconstruída sobre as suas ruínas e o palácio no seu devido lugar.

Jeremias 31:13 – Então as moças dançarão de alegria, como também os jovens e os velhos. Transformarei o lamento deles em júbilo; eu lhes darei consolo e alegria em vez de tristeza.

Jeremias 31:21 – “Coloque marcos e ponha sinais nas estradas, Preste atenção no caminho que você trilhou. Volte, ó Virgem, Israel! Volte para as suas cidades.

Jeremias 33:7 – Mudarei a sorte de Judá e de Israel e os reconstruirei como antigamente.

Lamentações 1:15 – O Senhor dispersou todos os guerreiros que me apoiavam; convocou um exército contra mim para destruir os meus jovens. O Senhor pisou no seu lagar a virgem, a cidade de Judá.

Lamentações 2:13 – Que posso dizer a seu favor? Com que posso compará-la, ó cidade de Jerusalém? Com que posso assemelhá-la, a fim de trazer-lhe consolo, ó virgem, ó cidade de Sião? Sua ferida é tão profunda quanto o oceano; quem pode curá-la?

Amós 5:2 – “Caída para nunca mais se levantar, está a Virgem Israel. Abandonada em sua própria terra, não há quem a levante”.

Amós 9:11 – “Naquele dia levantarei a tenda caída de Davi. Consertarei o que estiver quebrado, e restaurarei as suas ruínas. Eu a reerguerei, para que seja como era no passado,

Lucas 15:23 – Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar.

Atos dos Apóstolos 15:16 – ‘Depois disso voltarei e reconstruirei a tenda caída de Davi. Reedificarei as suas ruínas, e a restaurarei,

Efésios 2:20 – edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,

Apocalipse 19:1 – Depois disso ouvi no céu algo semelhante à voz de uma grande multidão, que exclamava: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus,

Apocalipse 21:10 – Ele me levou no Espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *