Estudo de Mateus 25:33 – Comentado e Explicado

Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
Mateus 25:33

Comentário de Albert Barnes

Põe as ovelhas … – Por “as ovelhas” são denotadas, aqui, os justos. O nome lhes é dado porque a ovelha é um emblema de inocência e inofensividade. Ver João 10: 7 , João 10: 14-16 , João 10:27 ; Salmo 100: 3 ; Salmo 74: 1 ; Salmo 23: 1-6 .

Na mão direita – A mão direita é o lugar de honra e denota a situação daqueles que são honrados ou daqueles que são virtuosos. Ver Eclesiastes 10: 2 ; Efésios 1:20 ; Salmo 110: 1 ; Atos 2:25 , Atos 2:33 .

As cabras – os perversos. Veja Ezequiel 34:17 .

A esquerda – Ou seja, a mão esquerda. Este era o lugar da desonra, denotando condenação. Ver Eclesiastes 10: 2 .

Comentário de Adam Clarke

Ele colocará as ovelhas, etc. – A mão direita significa, entre os coelhos, aprovação e eminência: a mão esquerda, rejeição e desaprovação. Assim, em Sohar Chadash, é dito: “A mão direita é dada, a esquerda também é dada – aos israelitas e gentios é dado o paraíso e o inferno – este mundo e o mundo vindouro”. A direita e a esquerda eram emblemáticas de beatitude sem fim e miséria sem fim entre os romanos. Daí Virgílio: –

Hic locus est, partes ubi se via findit in embaix,

Dextera, quae Ditis magni sub moenia tendem:

Hac iter Elysium nobis; em laeva malorum

Exercet poenas et ad impia Tartara mititt

Aen. vi. 540

Aqui em duas estradas amplas o caminho se divide,

O direto certo, nossa jornada destinada orienta,

Pelo palácio de Plutão, para as planícies elísias;

A esquerda para o Tártaro, onde acorrentada

Uivo alto o maldito em dores eternas.

Pitt

Dos servos bons e fiéis, ele aprova e, portanto, os exalta à sua glória; dos preguiçosos e maus ele desaprova e os lança no inferno.

Ovelhas, que já foram consideradas como emblemas de brandura, simplicidade, paciência e utilidade, representam aqui os genuínos discípulos de Cristo.

As cabras, naturalmente briguentas, lascivas e excessivamente perfumadas, eram consideradas símbolos de homens revoltados, profanos e impuros. Eles aqui representam todos os que viveram e morreram em seus pecados. Ver Ezequiel 34:17 e Zacarias 10: 3 .

Referências Cruzadas

Gênesis 48:13 – E José tomou os dois, Efraim à sua direita, perto da mão esquerda de Israel, e Manassés à sua esquerda, perto da mão direita de Israel, e os aproximou dele.

Gênesis 48:17 – Quando José viu seu pai colocar a mão direita sobre a cabeça de Efraim, não gostou; por isso pegou a mão do pai, a fim de mudá-la da cabeça de Efraim para a de Manassés,

Salmos 45:9 – Filhas de reis estão entre as mulheres da tua corte; à tua direita está a noiva real enfeitada de ouro puro de Ofir.

Salmos 79:13 – Então nós, o teu povo, as ovelhas das tuas pastagens, para sempre te louvaremos; de geração em geração cantaremos os teus louvores.

Salmos 95:7 – pois ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pastoreio, o rebanho que ele conduz. Hoje, se vocês ouvirem a sua voz,

Salmos 100:3 – Reconheçam que ele é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio.

Salmos 110:1 – O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”.

Marcos 16:19 – Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e assentou-se à direita de Deus.

João 10:26 – mas vocês não crêem, porque não são minhas ovelhas.

João 21:15 – Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? ” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”.

Atos dos Apóstolos 2:34 – Pois Davi não subiu ao céu, mas ele mesmo declarou: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita

Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *