Estudo de Salmos 71:16 – Comentado e Explicado

Os portentos de Deus eu narrarei, só a vossa justiça hei de proclamar, Senhor.
Salmos 71:16

Comentário de Albert Barnes

Eu irei na força do Senhor Deus – Em minha futura jornada pela vida; nas minhas provações; em meus deveres; nos meus conflitos; nas minhas tentações. Admoestado no passado de minha própria fraqueza, e lembrando-me de quantas vezes Deus interpôs, a partir de agora vou me apoiar apenas em seu braço, e não confiar em minhas próprias forças. Mas, apoiando-me no braço dele, “irei” com confiança para cumprir os deveres e as provações da vida. Se alguém tem a força de Deus para se apoiar, ou pode usar essa força “como se” fosse sua, não há dever que ele não possa cumprir; nenhum julgamento que ele não possa suportar. O hebraico aqui é: “Eu irei com as obras poderosas (mais literalmente,” forças “) do Senhor Deus”. A palavra é usada para denotar os “atos poderosos” do Senhor, em Deuteronômio 3:24 ; Salmo 106: 2 ; Jó 26:14 . DeWette propõe tornar isso: “Eu irei nos feitos poderosos do Senhor;” isto é, cantarei suas poderosas obras. Rosenmuller explica: “Eu irei ao templo para celebrar seus louvores lá;” isto é, trarei a lembrança de seus poderosos atos lá como fundamento do louvor. Então o professor Alexander explica isso. Parece-me, no entanto, que nossa tradução expressou a verdadeira idéia de que ele iria na força de Deus; que ele não confiaria em nenhum outro; que ele não mencionaria outra. Velhice, provações, dificuldades, deveres árduos estavam diante dele; e em tudo isso ele não confiaria em nenhuma outra força senão a do Todo-Poderoso.

Farei menção da tua justiça, mesmo que só tua – do teu caráter justo e santo. Não aludirei a mais nada; Não confiarei em mais nada como fundamento da minha esperança e como encorajamento nos deveres e provações da vida.

Comentário de E.W. Bullinger

força = pontos fortes. Plural de majestade = grande força.

Comentário de Adam Clarke

Eu irei – ???? abo , entrarei, ie, no tabernáculo, na força ou poder de Adonai Jeová, o Deus supremo, que é meu suporte, permanência e apoio.

Farei menção de tua justiça – gravarei e celebrarei continuamente os atos de tua misericórdia e bondade. Eles são sem número ( Salmo 71:15 ;), e somente destes falarei.

Comentário de John Calvin

16. Eu irei na força do Senhor Jeová! Isso também pode ser traduzido muito apropriadamente; irei para os pontos fortes; e essa interpretação não é menos provável que a outra. À medida que o medo e a tristeza tomam posse de nossas mentes em tempos de perigo, não refletimos com a profunda e sincera atenção que nos torna sobre o poder de Deus; então o único remédio para aliviar nossa tristeza em nossas aflições é entrar nas forças de Deus, para que elas possam nos cercar e nos defender por todos os lados. Mas a outra leitura, que é geralmente recebida, achei adequada reter, porque ela também é muito adequada, embora os intérpretes sejam diferentes quanto ao seu significado. Alguns explicam isso: irei para a batalha dependendo do poder de Deus. Mas isso é muito restrito. Ir é equivalente a permanecer em um estado estável, estabelecido e permanente. Verdadeiros crentes, deve de fato ser concedido, tão longe de estender suas energias sem dificuldade e de voar com entusiasmo em seu curso celestial, e gemer de cansaço; mas, como eles superam com coragem invencível todos os obstáculos e dificuldades, sem recuar ou declinar da maneira correta, ou pelo menos sem fracassar no desespero, é por isso que se diz que avançam até que cheguem ao final do curso. . Em resumo, Davi se vangloria de que nunca ficará desapontado com a ajuda de Deus até alcançar a marca. E como nada é mais raro ou difícil no atual estado de fraqueza e enfermidade do que continuar perseverando, ele reúne todos os seus pensamentos para confiar com total confiança exclusivamente na justiça de Deus. Quando ele diz que SOMENTE se preocupará com isso , o significado é que, abandonando todas as confidências corruptas com as quais quase todo o mundo é conduzido, ele dependerá totalmente da proteção de Deus, não se permitindo vagar atrás de si mesmo. imaginação, ou ser atraído de um lado para outro pelos objetos circundantes.

Agostinho cita este texto mais de cem vezes como um argumento para derrubar o mérito das obras e se opõe de maneira plausível à justiça que Deus concede gratuitamente à justiça meritória dos homens. No entanto, deve-se confessar que ele exprime as palavras de Davi e lhes dá um sentido estranho ao seu significado genuíno, que é simplesmente o fato de ele não confiar em sua própria sabedoria, nem em sua própria habilidade, nem em sua força própria, nem sobre as riquezas que possuía, como base para alimentar a esperança confiante de salvação, mas que o único fundamento sobre o qual repousa essa esperança é que, como Deus é justo, é impossível que Deus o abandone. A justiça de Deus, como acabamos de observar agora, não denota aqui o dom gratuito pelo qual ele reconcilia os homens consigo mesmo, ou pelo qual os regenera à novidade de vida; mas sua fidelidade em cumprir suas promessas, com as quais ele pretende mostrar que é justo, reto e verdadeiro em relação a seus servos. Agora, o salmista declara que somente a justiça de Deus estará continuamente diante de seus olhos e em sua memória; pois, a menos que mantenhamos nossas mentes fixadas somente nisso, Satanás, que possui meios maravilhosos para atrair, conseguirá nos desviar da vaidade. Assim que as esperanças de diferentes quadrantes começam a se insinuar em nossas mentes, não há nada do que corremos mais perigo do que cair. E quem não se contentar apenas com a graça de Deus, buscar em outro lugar o menor socorro, certamente cairá e, assim, servirá de exemplo para ensinar aos outros como é inútil tentar misturar as estadas do mundo com a ajuda de Deus. . Se Davi, em relação à sua mera condição externa na vida, pudesse permanecer estável e seguro apenas renunciando a todas as outras confidências e lançando-se sobre a justiça de Deus; que estabilidade, peço-lhe que considere, é provável que tenhamos, quando a referência for à vida espiritual e eterna, se cairmos, que nunca seja tão pouco, da nossa dependência da graça de Deus? É, portanto, inegável que a doutrina inventada pelos papistas, que divide a obra da perseverança em santidade entre o livre arbítrio do homem e a graça de Deus, (114) precipita almas miseráveis ??na destruição.

Comentário de John Wesley

Eu irei na força do Senhor DEUS; farei menção da tua justiça, somente da tua.

Faça menção – Para me apoiar e me confortar com a lembrança disso.

Justiça – Da tua fidelidade em cumprir todas as tuas promessas.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 33:25 – Sejam de ferro e bronze as trancas das suas portas, e dure a sua força como os seus dias.

Salmos 29:11 – O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor dá a seu povo a bênção da paz.

Salmos 51:14 – Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação! E a minha língua aclamará à tua justiça.

Salmos 71:2 – Resgata-me e livra-me por tua justiça; inclina o teu ouvido para mim e salva-me.

Salmos 71:15 – A minha boca falará sem cessar da tua justiça e dos teus incontáveis atos de salvação.

Salmos 71:19 – Tua justiça chega até as alturas, ó Deus, tu, que tens feito coisas grandiosas. Quem se compara a ti, ó Deus?

Salmos 71:24 – Também a minha língua sempre falará dos teus atos de justiça, pois os que queriam prejudicar-me foram humilhados e ficaram frustrados.

Isaías 26:13 – Ó Senhor nosso Deus, outros senhores além de ti nos tem dominado, mas só ao teu nome honramos.

Isaías 40:31 – mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

Isaías 45:24 – Dirão a meu respeito: ‘Somente no Senhor estão a justiça e a força’. ” Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados.

Isaías 63:7 – Falarei da bondade do Senhor, dos seus gloriosos feitos, por tudo o que o Senhor fez por nós, sim, de quanto bem ele fez à nação de Israel, conforme a sua compaixão e a grandeza da sua bondade.

Zacarias 10:12 – Eu os fortalecerei no Senhor, em meu nome marcharão”, diz o Senhor.

Mateus 6:33 – Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Romanos 1:17 – Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

Romanos 3:21 – Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,

Romanos 10:3 – Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.

Efésios 3:16 – Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,

Efésios 6:10 – Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

2 Tessalonicenses 1:6 – É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação,

2 Timóteo 2:1 – Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *