Estudo de Salmos 89:4 – Comentado e Explicado

Conservarei tua linhagem para sempre, manterei teu trono em todas as gerações.
Salmos 89:4

Comentário de Albert Barnes

Tua semente estabelecerei para sempre – Teus filhos; tua posteridade. A referência é a seus sucessores no trono. A promessa era que não deveria haver um em seu trono; isto é, que sua dinastia nunca deve se extinguir. Veja 2 Samuel 7:16 : “E tua casa e teu reino serão estabelecidos para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre.” Compare também 1 Reis 2: 4 . A palavra traduzida como “estabelecer” significa adequar-se; então, para firmar; para colocar em uma base sólida.

E edifica teu trono – Ele será mantido; deve ser como um edifício que está constantemente progredindo em direção à conclusão. O significado é que isso não falharia. Ele não começaria o trabalho e depois o abandonaria. A dinastia, o reino, o trono, seriam completos e perpétuos.

Para todas as gerações – Enquanto o mundo permanecer. Isso pode ter sido conseguido apenas pelo Messias ocupando em sentido espiritual o trono de “seu pai Davi”. Compare Lucas 1: 32-33 .

Comentário de Adam Clarke

A tua descendência estabelecerei para sempre e edificarei o teu trono para todas as gerações – E este pacto tinha incontestavelmente Jesus Cristo em vista. Esta é a semente, ou posteridade, que deve sentar-se no trono e reinar para todo o sempre. David e sua família estão há muito extintos; ninguém da sua raça está no trono judaico há mais de dois mil anos; mas o Cristo reinou invariavelmente desde aquela época e reinará até que todos os seus inimigos sejam postos sob seus pés; e para isso o salmista diz Selá. Será assim, é assim; e não pode ser de outra maneira; pois o Senhor jurou que ele terá um reino eterno, como ele tem um sacerdócio eterno.

Comentário de John Wesley

A tua descendência estabelecerei para sempre, e edificarei o teu trono para todas as gerações. / * Selah * /.

Edifique – eu perpetuarei o reino à tua posteridade; que foi prometido mediante condição e foi literalmente cumprido em Cristo.

Referências Cruzadas

2 Samuel 7:12 – Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele.

2 Samuel 7:29 – Agora, por tua bondade, abençoa a família de teu servo, para que ela continue para sempre na tua presença. Tu, ó Soberano Senhor, o prometeste! E, abençoada por ti, bendita será para sempre a família de teu servo”.

1 Reis 9:5 – firmarei para sempre sobre Israel o seu trono, conforme prometi a Davi, seu pai, quando lhe disse: Você nunca deixará de ter um descendente para governar Israel.

1 Crônicas 17:10 – e têm feito desde a época em que nomeei juízes sobre meu povo Israel. Também subjugarei todos os seus inimigos. Saiba também que eu, o Senhor, lhe estabelecerei uma dinastia.

1 Crônicas 22:10 – É ele que vai construir um templo em honra do meu nome. Eu serei seu pai e ele será meu filho. E eu firmarei para sempre o trono do reinado dele sobre Israel’.

Salmos 72:17 – Permaneça para sempre o seu nome e dure a sua fama enquanto o sol brilhar. Sejam abençoadas todas as nações por meio dele, e que elas o chamem bendito.

Salmos 89:1 – Cantarei para sempre o amor do Senhor; com minha boca anunciarei a tua fidelidade por todas as gerações.

Salmos 89:29 – Firmarei a sua linhagem para sempre, o seu trono durará enquanto existirem céus.

Salmos 89:36 – que a sua linhagem permanecerá para sempre, e o seu trono durará como o sol;

Salmos 132:12 – Se os seus filhos forem fiéis à minha aliança e aos testemunhos que eu lhes ensino, também os filhos deles o sucederão no trono para sempre”.

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Zacarias 12:8 – Naquele dia o Senhor protegerá os que vivem em Jerusalém, de forma que o mais fraco dentre eles será como Davi, e a família de Davi será como Deus, como o anjo do Senhor que vai adiante deles.

Lucas 1:32 – Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,

Lucas 20:41 – Então Jesus lhes perguntou: “Como dizem que o Cristo é Filho de Davi?

Atos dos Apóstolos 13:32 – “Nós lhes anunciamos as boas novas: o que Deus prometeu a nossos antepassados

Romanos 1:3 – acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi,

Romanos 15:12 – E Isaías também diz: “Brotará a raiz de Jessé, aquele que se levantará para reinar sobre os gentios; estes colocarão nele a sua esperança”.

Filipenses 2:9 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

Apocalipse 22:16 – “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *