Estudo de Salmos 99:1 – Comentado e Explicado

O Senhor reina, tremem os povos; seu trono está sobre os querubins: vacila a terra.
Salmos 99:1

Comentário de Albert Barnes

O Senhor reina – O Senhor, o Senhor, é rei. Ver Salmo 93: 1 .

Deixe o povo tremer – a Septuaginta e a Vulgata Latina traduzem isso: “Deixe o povo se enfurecer” – ou fique zangado: como se a idéia fosse que Deus reinasse, embora o povo estivesse enfurecido e se opusesse a ele. O verdadeiro significado da palavra usada aqui, no entanto, é “tremer”, significando apropriadamente ser movido, perturbado, inquieto, jogado em comoção; e então pode significar ser movido de raiva, Provérbios 29: 9 ; Isaías 28:21 ; ou com tristeza, 2 Samuel 18:33 ; ou com medo, Salmo 4: 4 ; ou com alegria, Jeremias 33: 9 . Portanto, significa ser agitado ou movido com medo ou reverência; e refere-se aqui à reverência ou reverência que se tem na presença consciente de Deus.

Ele está sentado entre os querubins – Veja as notas no Salmo 80: 1 .

Deixe a terra ser movida – Margem, “cambaleie”. A palavra significa mover-se ou tremer. Não ocorre em nenhum outro lugar. Compare as notas no Salmo 18: 7 . Veja também Habacuque 3: 6 , Habacuque 3:10 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 99.

Os profetas que estabelecem o reino de Deus em Sião exortam todos, pelo exemplo de seus antepassados, a adorar a Deus em sua santa colina.

Esse salmo também é atribuído a Davi pelo LXX e pela maioria das outras versões antigas. Parece se relacionar com seu estabelecimento quieto em seu trono. O título siríaco nos diz que trata principalmente do massacre dos midianitas e que, em seu sentido secundário, é uma previsão da glória do reino de Cristo.

Salmos 99: 1 . Deixe o povo tremer O sentido literal parece ser: “Deus agora estabeleceu Davi no trono e estabeleceu o reino sobre ele, apesar de todas as sentenças ou tumultos de rebeldes ou outros adversários”. A outra expressão é no mesmo sentido: mova a terra; isto é, foi realizado, apesar de todas as comoções e tumultos do povo da terra. Mudge apresenta ambas as cláusulas no futuro: O povo tremerá; a terra será movida.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 99: 1-3 . O Senhor reina, treme o povo – Nomeadamente, aqueles que são inimigos de Deus e de sua verdade. Ele está sentado entre os querubins – Sobre a arca; isto é, ele está presente com seu povo, para protegê-lo e punir seus inimigos. Deixe a terra – Ou seja, as pessoas da terra; ser movido – Com medo e tremor. O Senhor é grande em Sião – hebraico, o Senhor em Sião (isto é, quem habita em Sião) é grande. Ele está acima de todas as pessoas – Acima de todas as pessoas da terra que se exaltam contra ele. Deixe-os – Ou seja, todas as pessoas mencionadas pela última vez; louve o teu grande e terrível nome – E te dê a glória que lhe é devida; pois é santo – além de grande e, portanto, digno de ser louvado. A santidade do nome de Deus torna verdadeiramente grande para seus amigos e terrível para seus inimigos.

Comentário de E.W. Bullinger

O Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

reina = tomou um reino. Veja nota no Salmo 93: 1 .

pessoas = povos.

querubins. Veja App-41. O Salmo foi, portanto, escrito enquanto a Arca existia.

a Terra. O assunto do livro IV. Veja notas na p. 809

Comentário de Adam Clarke

O Senhor reina – Veja a nota no Salmo 97: 1 .

Deixe o povo tremer – Ele estabelecerá seu reino, apesar de seus inimigos; aqueles que se opõem a ele tremem pelas consequências.

Ele está sentado entre os querubins – isto é em referência à arca, em cada extremidade da qual havia um querubim de glória; e a shechiná, ou símbolo da Presença Divina, apareceu na tampa da arca, também chamada de propiciatório, entre os querubins. Sentar-se entre os querubins implica a graça e a misericórdia de Deus. Enquanto então, em seu reinado, ele era terrível para os pecadores, ele está no trono da graça para todos os que temem o amor e lhe obedecem. Embora esse símbolo não estivesse no segundo templo, ainda assim o Ser Divino poderia muito bem ser denominado, porque se tornara um de seus títulos, tendo assim aparecido sob o tabernáculo e o primeiro templo.

Comentário de John Calvin

1 Jeová reina O povo, que antes era chamado para se alegrar, agora está ordenado a tremer. Pois, como os judeus eram cercados por inimigos, era da maior importância que o poder de Deus fosse aumentado entre eles, para que eles soubessem que, embora sob sua tutela, estivessem constantemente e completamente a salvo do ódio e da fúria de todos os inimigos. . A palavra hebraica ??? , ragaz, como já vimos em outros lugares, às vezes significa tremer, outras vezes, estar zangada e, em suma, denota qualquer emoção forte resultante da raiva ou do medo. (115) Por conseguinte, o profeta aqui pretende que Deus, na emancipação de seu povo escolhido, dê uma demonstração tão palpável de seu poder, que golpearia todas as nações com consternação e faria com que sentissem quão loucamente haviam se precipitado sobre seus própria destruição. Pois é com relação aos homens que se diz que Deus reinará, quando ele se exaltar pelas magníficas exibições que ele dá de seu poder; porque, enquanto o auxílio que ele lhes dá permanece invisível, os incrédulos desempenham uma parte mais presunçosa, como se não houvesse Deus.

Comentário de John Wesley

O Senhor reina; o povo treme; ele está sentado entre os querubins; deixe a terra ser movida.

Pessoas – Como são inimigos de Deus e de seu povo.

Sitteth – Sobre a arca. Ele está presente com seu povo.

Terra – As pessoas da terra.

Movido – Com medo e tremor.

Referências Cruzadas

Exodo 25:22 – Ali, sobre a tampa, no meio dos dois querubins que se encontram sobre a arca da aliança, eu me encontrarei com você e lhe darei todos os meus mandamentos destinados aos israelitas.

Salmos 2:6 – “Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte”.

Salmos 2:11 – Adorem ao Senhor com temor; exultem com tremor.

Salmos 18:10 – Montou um querubim e voou, deslizando sobre as asas do vento.

Salmos 21:8 – Tua mão alcançará todos os teus inimigos; tua mão direita atingirá todos os que te odeiam.

Salmos 80:1 – Escuta-nos, Pastor de Israel, tu, que conduzes a José como a um rebanho; tu, que tens o teu trono sobre os querubins, manifesta o teu esplendor

Salmos 82:5 – Nada sabem, nada entendem. Vagueiam pelas trevas; todos os fundamentos da terra estão abalados.

Salmos 93:1 – O Senhor reina! Vestiu-se de majestade; de majestade vestiu-se o Senhor e armou-se de poder! O mundo está firme e não se abalará.

Salmos 96:10 – Digam entre as nações: “O Senhor reina! ” Por isso firme está o mundo, e não se abalará, e ele julgará os povos com justiça.

Salmos 97:1 – O Senhor reina! Exulte a terra e alegrem-se as regiões costeiras distantes.

Salmos 97:4 – Seus relâmpagos iluminam o mundo; a terra os vê e estremece.

Isaías 19:14 – O Senhor derramou dentro deles um espírito que os deixou desorientados; eles levam o Egito a cambalear em tudo quanto faz, como cambaleia o bêbado em volta do seu vômito.

Isaías 24:19 – A terra foi despedaçada, está destruída, totalmente abalada!

Jeremias 4:24 – Olhei para os montes e eles estavam tremendo; todas as colinas estavam oscilando.

Jeremias 5:22 – Acaso vocês não me temem? “, pergunta o Senhor. “Não tremem diante da minha presença? Porque fui eu que fiz da areia um limite para o mar, um decreto eterno que ele não pode ultrapassar. As ondas podem quebrar, mas não podem prevalecer, podem bramir, mas não podem ultrapassá-lo.

Jeremias 49:21 – Ao som de sua queda a terra tremerá; o grito deles ressoará até o mar Vermelho.

Jeremias 50:46 – Ao som da tomada da Babilônia a terra tremerá; o grito deles ressoará entre as nações.

Ezequiel 10:1 – Olhei e vi algo semelhante a um trono de safira sobre a abóbada que estava por cima das cabeças dos querubins.

Lucas 19:12 – Ele disse: “Um homem de nobre nascimento foi para uma terra distante para ser coroado rei e depois voltar.

Lucas 19:14 – “Mas os seus súditos o odiavam e depois enviaram uma delegação para lhe dizer: ‘Não queremos que este homem seja nosso rei’.

Lucas 19:27 – E aqueles inimigos meus, que não queriam que eu reinasse sobre eles, tragam-nos aqui e matem-nos na minha frente! ’ “

Filipenses 2:12 – Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor,

Apocalipse 6:14 – O céu foi se recolhendo como se enrola um pergaminho, e todas as montanhas e ilhas foram removidas de seus lugares.

Apocalipse 11:17 – dizendo: “Graças te damos, Senhor Deus todo-poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e começaste a reinar.

Apocalipse 20:11 – Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *