Estudo de Provérbios 19:23 – Comentado e Explicado

O temor do Senhor conduz à vida; {o que o possui} é saciado: passará a noite sem a visita da desgraça.
Provérbios 19:23

Comentário de Albert Barnes

Permanecerá satisfeito – Melhor, aquele que está satisfeito tem um lugar certo para permanecer. A palavra “permanecer” tem, provavelmente, aqui e em outros lugares, seu sentido original de “passar a noite”. Mesmo na hora da escuridão ele estará livre do medo.

Comentário de Thomas Coke

Provérbios 19:23 . O temor do Senhor tende à vida O temor do Senhor tende à vida; quem está cheio dela dormirá, ou passará as noites livre de todo o mal. Houbigant. Schultens, a quem o Dr. Grey segue, declara: O medo de Jeová é de fato a vida; mas quem dorme em segurança carnal não estará livre do mal. Ver Deuteronômio 32:15 . A LXX dizia: O temor do Senhor é para a vida de um homem; mas aquele que não tem medo, a saber, de Deus, deve permanecer em lugares onde não há conhecimento para governá-lo; isto é, deve correr cegamente em todos os tipos de travessuras.

Comentário de E.W. Bullinger

O temor do SENHOR . Veja nota em Provérbios 1: 7 .

vida. Hebraico, plural implicando ressurreição e vida eterna.

mal. Hebraico. ra “a”. App-44.

Comentário de John Wesley

O temor do SENHOR tende a viver; e quem o tem deve ficar satisfeito; ele não será visitado com o mal.

Satisfeito – Deve estar totalmente satisfeito com o favor e as bênçãos de Deus.

Referências Cruzadas

Salmos 19:9 – O temor do Senhor é puro, e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas.

Salmos 33:18 – Mas o Senhor protege aqueles que o temem, e os que firmam a esperança no seu amor,

Salmos 34:9 – Temam o Senhor, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem.

Salmos 85:9 – Perto está a salvação que ele trará aos que o temem, e a sua glória habitará em nossa terra.

Salmos 90:14 – Satisfaze-nos pela manhã com o teu amor leal, e todos os nossos dias cantaremos felizes.

Salmos 91:16 – Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação. “

Salmos 103:17 – Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno está com os que o temem, e a sua justiça com os filhos dos seus filhos,

Salmos 145:18 – O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade.

Provérbios 10:27 – O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada.

Provérbios 12:21 – Nenhum mal atingirá o justo, mas os ímpios estão cobertos de problemas.

Provérbios 14:26 – Aquele que teme ao Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos.

Isaías 58:10 – se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia.

Malaquias 3:16 – Depois aqueles que temiam ao Senhor conversaram uns com os outros, e o Senhor os ouviu com atenção. Foi escrito um livro como memorial na sua presença acerca dos que temiam ao Senhor e honravam o seu nome.

Malaquias 4:2 – Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral.

Mateus 5:6 – Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.

Atos dos Apóstolos 9:31 – A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Filipenses 4:11 – Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.

1 Timóteo 4:8 – O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.

1 Timóteo 6:6 – De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro,

2 Timóteo 4:18 – O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.

Hebreus 13:5 – Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *