Estudo de Jeremias 31:35 – Comentado e Explicado

Eis o que diz o Senhor, que mandou o sol iluminar o dia, ordenou à lua e às estrelas clarearem a noite; que ergue as ondas encapeladas do mar e cujo nome é Javé dos exércitos:
Jeremias 31:35

Comentário de Albert Barnes

Divide … – Antes, agita o mar para que suas ondas rugam.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 31:35 . Que divide o mar quem vibra ou agita o mar. Schultens e Houbigant.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 31: 35-37 . Assim diz o Senhor, que dá luz ao sol durante o dia – Todos os atos aqui mencionados são tais que manifestam o poder divino e onipotente daquele que é o Senhor de todas as hostes da criação. Que divide, ou, quem dividiu, o mar – Nomeadamente, como as palavras são geralmente interpretadas, o Mar Vermelho, para dar passagem aos israelitas. As palavras originais, no entanto, ??? ??? , que ocorrem em Isaías 51:15 , onde são traduzidas como aqui, são feitas pelo bispo Lowth, que acalma o mar, um sentido que concorda melhor com as palavras imediatamente a seguir, quando as ondas rugem. – Ou seja, mesmo quando as ondas são mais tumultuadas e rugem terrivelmente, ele, com infinita facilidade, as acalma e produz uma calma perfeita. Nesse sentido, a mesma palavra é interpretada Jeremias 31: 2 deste capítulo, e também Jeremias 50:34 . Se essas ordenanças – hebraico, ????? , esses compromissos respeitam os corpos celestes e seus movimentos e usos; partir de diante de mim – ser alterado ou suspenso em suas operações; então a semente de Israel deixará de ser uma nação, etc. – Assim, Deus faz da continuação das leis da natureza uma promessa da continuação de Israel como povo. A previsão implica, primeiro, que Deus preservaria um restante deles no país para o qual foram levados cativos e os restauraria em sua própria terra; 2d, Para que exista outro remanescente deles, no início do evangelho, chamado ?? s???µe??? , os salvos ( Atos 2:47 ) que, ao abraçar a fé de Cristo, devem escapar daqueles terríveis julgamentos que devem ser infligidos sobre o corpo principal daquela nação; e 3d, que a providência ainda os preservaria em um corpo distinto de todas as outras pessoas no mundo, para sua conversão no devido tempo de Deus. A este lugar, Paulo, falando da conversão dos judeus nos últimos tempos, parece se referir quando diz: Os dons e o chamado de Deus [aos judeus] não têm arrependimento, Romanos 11:29 . Se o céu acima puder ser medido, etc. – Se a altura e a extensão dela puderem ser determinadas pelos homens, o que é impossível, também expulsarei toda a semente de Israel, etc. – Isto é, nunca rejeitarei todos eles – uma promessa que o apóstolo ( Romanos 11: 1-2 ) prova ter sido feita por Deus, apesar da rejeição do grande corpo daquele povo.

Comentário de E.W. Bullinger

dá o sol, etc. Referência ao Pentateuco ( Gênesis 1:16 ).

ordenanças = estatutos. Referência ao Pentateuco ( Gênesis 8:22 ). Compare Jeremias 33:20 , Jeremias 33:25 .

divide = agita ou excita.

O SENHOR dos Exércitos. Veja nota em Jeremias 6: 6 e 1 Samuel 1: 3 .

Referências Cruzadas

Gênesis 1:14 – Disse Deus: “Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos,

Exodo 14:21 – Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor afastou o mar e o tornou em terra seca, com um forte vento oriental que soprou toda aquela noite. As águas se dividiram,

Deuteronômio 4:19 – E para que, ao erguerem os olhos ao céu e virem o sol, a lua e as estrelas, todos os corpos celestes, vocês não se desviem e se prostrem diante deles, e prestem culto àquilo que o Senhor, o seu Deus, distribuiu a todos os povos debaixo do céu.

Jó 26:12 – Com seu poder agitou violentamente o mar; com sua sabedoria despedaçou Raabe.

Jó 38:10 – quando fixei os seus limites e lhe coloquei portas e barreiras,

Jó 38:33 – Você conhece as leis dos céus? Voce pode determinar o domínio de Deus sobre a terra?

Salmos 19:1 – Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.

Salmos 72:5 – Que ele perdure como o sol e como a lua, por todas as gerações.

Salmos 72:17 – Permaneça para sempre o seu nome e dure a sua fama enquanto o sol brilhar. Sejam abençoadas todas as nações por meio dele, e que elas o chamem bendito.

Salmos 74:13 – Tu dividiste o mar pelo teu poder; quebraste as cabeças das serpentes das águas.

Salmos 74:16 – O dia é teu, e tua também é a noite; estabeleceste o sol e a lua.

Salmos 78:13 – Dividiu o mar para que pudessem passar; fez a água erguer-se como um muro.

Salmos 89:2 – Sei que firme está o teu amor para sempre, e que firmaste nos céus a tua fidelidade.

Salmos 89:36 – que a sua linhagem permanecerá para sempre, e o seu trono durará como o sol;

Salmos 93:3 – As águas se levantaram, Senhor, as águas levantaram a voz; as águas levantaram seu bramido.

Salmos 106:9 – Repreendeu o mar Vermelho, e este secou; ele os conduziu pelas profundezas como por um deserto.

Salmos 107:25 – Deus falou e provocou um vendaval que levantava as ondas.

Salmos 114:3 – O mar olhou e fugiu, o Jordão retrocedeu;

Salmos 119:89 – A tua palavra, Senhor, para sempre está firmada nos céus.

Salmos 136:7 – Àquele que fez os grandes luminares, O seu amor dura para sempre!

Isaías 48:2 – vocês que chamam a si mesmos cidadãos da cidade santa e dependem do Deus de Israel; o Senhor dos Exércitos é o seu nome:

Isaías 51:15 – Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que agito o mar para que suas ondas rujam, o Senhor dos Exércitos é o seu nome.

Isaías 54:5 – Pois o seu Criador é o seu marido, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é seu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.

Isaías 63:12 – que com o seu glorioso braço esteve à mão direita de Moisés, que dividiu as águas diante deles para alcançar renome eterno,

Jeremias 5:22 – Acaso vocês não me temem? “, pergunta o Senhor. “Não tremem diante da minha presença? Porque fui eu que fiz da areia um limite para o mar, um decreto eterno que ele não pode ultrapassar. As ondas podem quebrar, mas não podem prevalecer, podem bramir, mas não podem ultrapassá-lo.

Jeremias 10:16 – Aquele que é a porção de Jacó nem se compara a essas imagens, pois ele é quem forma todas as coisas, e Israel é a tribo de sua propriedade, o Senhor dos Exércitos é o seu nome.

Jeremias 32:18 – Mostras bondade até mil gerações, mas lanças os pecados dos pais sobre os seus filhos. Ó grande e poderoso Deus, cujo nome é o Senhor dos Exércitos,

Jeremias 46:18 – “Juro pela minha vida”, declara o Rei, cujo nome é o Senhor dos Exércitos, “ele virá como o Tabor entre os montes, como o Carmelo junto ao mar.

Jeremias 50:34 – Contudo, o Redentor deles é forte; o Senhor dos Exércitos é o seu nome. Ele mesmo defenderá a causa deles, e trará descanso à terra, mas inquietação aos que vivem na Babilônia.

Jeremias 51:19 – Aquele que é a Porção de Jacó não é como esses, pois ele é quem forma todas as coisas, e Israel é a tribo de sua propriedade; o Senhor dos Exércitos é o seu nome.

Mateus 5:45 – para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

Mateus 8:25 – Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos morrer! “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *