Estudo de Lucas 12:51 – Comentado e Explicado

Julgais que vim trazer paz à terra? Não, digo-vos, mas separação.
Lucas 12:51

Comentário de Albert Barnes

Veja as notas em Mateus 10: 34-36 .

Comentário de E.W. Bullinger

Eu vim = Tornei- me presente, como em Atos 21:18 .

para dar paz. Este foi o objetivo de Sua vinda ( Isaías 9: 6 , Isaías 9: 7 ): mas o efeito de Sua presença traria guerra. Ele não veio para julgar ( João 12:47 ) quanto a esse objetivo, mas o efeito de Sua vinda foi o julgamento ( João 9:39 ).

on = in. grego. en. App-104.

terra = a terra. App-129.

Não. Grego. ouchi. Veja App-105.

divisão = desunião. Ocorre apenas aqui.

Comentário de John Calvin

12:51 . Você acha que eu vim para enviar paz à terra? O que Cristo agora exigiu de seus discípulos que qualquer um deles considerasse fácil dar, se o mundo inteiro, com um consentimento, adotasse a doutrina do Evangelho. Mas como uma parte considerável do mundo não apenas se opõe, mas luta intensamente contra ele, não podemos confessar Cristo sem encontrar a resistência e o ódio de muitos. Portanto, Cristo adverte seus seguidores a se prepararem para a batalha, pois eles devem necessariamente lutar pelo testemunho da verdade. E aqui ele encontra duas pedras de tropeço, que de outra forma teriam angustiado muito as mentes fracas. Os profetas em todos os lugares prometem que haverá paz e tranquilidade sob o reino de Cristo. O que então seus discípulos poderiam esperar, mas que, onde quer que fossem, tudo estaria instantaneamente em paz? Agora, como Cristo é chamado de nossa paz ( Efésios 2:14 ), e como o Evangelho nos reconcilia com Deus, segue-se que ele também estabelece uma harmonia fraternal entre nós. O acendimento das guerras e contendas no mundo em que o Evangelho é pregado não parece concordar com as previsões dos profetas, e menos ainda com o ofício de Cristo e com a natureza do Evangelho.

Mas aquela paz que os profetas descrevem em termos elevados, está associada à fé e não existe senão entre os sinceros adoradores de Deus e nas consciências dos piedosos. Para os incrédulos, isso não vem, embora seja oferecido a eles; antes, eles não podem suportar a reconciliação com Deus; e a conseqüência é que a mensagem de paz excita neles um tumulto maior do que antes. Como Satanás, que detém um poder real sobre os réprobos, fica furioso com o nome de Cristo, assim que a doutrina do Evangelho lhes é proclamada, sua impiedade, que antes dormia, adquire novo vigor. Assim, Cristo, que propriamente falando, é o autor da paz, torna-se ocasião de distúrbios em conseqüência da maldade dos homens.

Vamos, portanto, aprender o quão grande é a depravação da natureza corrupta, que não apenas suja um presente tão inestimável, mas o transforma em um mal extremamente destrutivo. Enquanto isso, se surgirem tumultos no início do reinado de Cristo, não devemos nos alarmar com isso, como se fosse estranho ou incomum: pois ele compara seu evangelho a uma espada e diz que é d?aµe??sµ?? , separação. Alguns pensam que isto se destina a descrever o castigo infligido aos desprezadores do Evangelho, por terem crescido em hostilidade um contra o outro. Mas o contexto mostra que Cristo está aqui exortando seus discípulos à perseverança, embora boa parte do mundo deva estar em desacordo com eles, e embora sua voz deva ser como uma trombeta de guerra para chamar inúmeros inimigos às armas.

Comentário de Adam Clarke

Para dar paz – Veja Mateus 10:34 .

Comentário de Thomas Coke

12:51 . Suponha que você, etc. – Subjugando todas as nações do mundo em uma grande monarquia, sob os judeus? Eu digo para você não. Existem tantas profecias sobre o estado pacífico do reino do Messias, que é difícil dizer como Cristo poderia responder completamente ao caráter do Messias, se ele nunca deveria dar paz à Terra. Mas o erro dos judeus estava em supor que ele deveria cumpri-lo imediatamente; considerando que as profecias do Novo Testamento, especialmente no livro do Apocalipse, mostram e as do Antigo Testamento mais intimamente íntimas, de que esse próspero estado de seu reino não era apenas precedido por seus próprios sofrimentos, mas por uma variedade de de perseguições, provações e sofrimentos, que em diferentes graus atenderiam a seus seguidores, antes que os reinos da terra se tornassem, por uma conversão geral, os reinos do Senhor e de seu Cristo. Ver Apocalipse 11:15 .

Comentário de John Wesley

Suponha que eu vim dar paz na terra? Eu lhe digo, não; mas sim divisão:

Suponha que eu vim enviar paz à terra – que a paz universal será o efeito imediato da minha vinda? Não é assim, mas muito pelo contrário. Mateus 10:34 .

Referências Cruzadas

Zacarias 11:7 – Eu me tornei pastor do rebanho destinado à matança, os oprimidos do rebanho. Então peguei duas varas e chamei a uma Favor e à outra União, e com elas pastoreei o rebanho.

Zacarias 11:10 – Então peguei a vara chamada Favor e a quebrei, cancelando a aliança que tinha feito com todas as nações.

Zacarias 11:14 – Depois disso, quebrei minha segunda vara, chamada União, rompendo a relação de irmãos entre Judá e Israel.

Mateus 10:34 – “Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.

Mateus 24:7Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares.

Lucas 12:49 – “Vim trazer fogo à terra, e como gostaria que já estivesse aceso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *