Estudo de João 6:22 – Comentado e Explicado

No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar percebeu que Jesus não tinha subido com seus discípulos na única barca que lá estava, mas que eles tinham partido sozinhos.
João 6:22

Comentário de Albert Barnes

As pessoas que estavam do outro lado do mar – Ou seja, no lado leste, ou no mesmo lado de Jesus. O país era chamado de região além ou no outro lado do mar, porque o escritor e o povo viviam no lado oeste.

Jesus não foi com seus discípulos – ele havia ido a uma montanha para orar sozinho, João 6:15 . Compare Marcos 6:46 .

Comentário de E.W. Bullinger

pessoas = multidão.

o outro lado . O leste. Em João 6:26 , o oeste; Compare João 6:39 .

Nenhum. Grego. ouk. App-105.

outro . App-124.

barco = bote. Grego. ploiarion. Aquele pertencente à ploião de João 6:17 (que havia desaparecido). Ploiarion ocorre apenas aqui, versículos: João 6:23 , João 6:24 , João 21: 8 . João 6: 8 . Marcos 3: 9 ; Marcos 4:36 . Ploion, aqui = smack, é a palavra usual para “navio” ; ploiarion = o bote que pertence a ele.

whereinto = em (grego. eis. Como em João 6: 3 ) qual.

se foram = foram embora.

Comentário de John Calvin

22. dia seguinte. Aqui o evangelista relata circunstâncias das quais a multidão pode concluir que Cristo atravessou pelo poder divino. Havia apenas um navio; eles vêem isso desaparecer sem Cristo; no dia seguinte, navios vêm de outros lugares, pelos quais são transportados para Cafarnaum; e lá eles encontram Cristo. Segue-se que ele deve ter sido transmitido de maneira milagrosa. Há uma complexidade e uma aparente confusão ( ??a???????? ) nas palavras, mas ainda assim o significado delas é suficientemente claro; pois, no versículo 22, João diz que havia apenas um navio , e que todos o viram sair da costa e daquele lugar, e que não tinham Cristo como passageiro; e, no versículo 23, ele acrescenta que os navios vieram de Tiberíades, pelos quais a multidão passou, que permaneceu na praia, bloqueando, por assim dizer, todas as saídas, para que Cristo não pudesse escapar.

Comentário de Adam Clarke

As pessoas que estavam do outro lado – ?????? pe?a? t?? ?a?ass?? , De pé junto ao mar. As pessoas não estavam do outro lado, ou seja, em Peréia, como afirma a nossa versão, mas do lado em que Betsaida estava: veja as notas em Mateus 14:25 , Mateus 14:34 e Marcos 6:45 . A palavra grega pe?a? , diz o bispo Pearce, parece significar nas Escrituras algumas vezes do lado de, e algumas vezes deste lado de: ver Josué 5: 1 ; e 1 Macabeus 9:34. A palavra hebraica ??? abar significa ao lado: Êxodo 28:26 , e é traduzida desse lado em Deuteronômio 4:29 . Tem o mesmo significado na Septuaginta, Deuteronômio 1: 5 ; Deuteronômio 3: 8 ; Deuteronômio 4:46 . pe?a? , diz Vorstius, é o mesmo com pa?a , próximo a. Este é evidentemente o significado da palavra em Mateus 4:15 ; como parece, pelo que se diz da terra de Zabulon e Nepthali, que por pe?a? não se entende além, mas ao lado de; porque essas duas tribos habitavam o lado ocidental do Jordão, que era o lado mais próximo da Judéia e da Galiléia: veja em Mateus 19: 1 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

João 6: 22-24 . No dia seguinte, etc. – Apesar de Jesus ter ordenado que o povo voltasse para casa depois que ele mandara seus discípulos embora, eles não deixaram a montanha desartada. Parece que eles perceberam que nenhum barco havia chegado até lá, mas aquele pertencente aos discípulos; e porque Jesus não foi com eles, eles concluíram que ele não tinha planos de deixar seus criados; portanto, embora, ao se retirar para a montanha, ele recusou modestamente a dignidade que eles lhe haviam oferecido, eles se convenceram de que ele seria obrigado a aceitá-la no dia seguinte, especialmente porque poderiam imaginar que os discípulos fossem despachados para preparar as coisas para esse fim. Nessa esperança, assim que chegou a manhã, o povo voltou, planejando esperar em Jesus; mas, sem encontrá-lo, começaram a pensar que ele partira em um dos barcos pertencentes a Tiberíades, que durante a tempestade se abrigara em um riacho ou outro no sopé da montanha. O mais avançado da multidão, entrando nesses barcos, navegou para Cafarnaum, o lugar conhecido da residência de nosso Senhor, onde o encontraram na sinagoga, ensinando o povo. Ver João 6:59 .

Comentário de Spurgeon

João 6: 22-26 . No dia seguinte, quando as pessoas que estavam do outro lado do mar viram que não havia outro barco ali, exceto aquele em que seus discípulos haviam entrado e que Jesus não foi com seus discípulos para dentro do barco, mas que seus discípulos foram embora sozinhos; (porém vieram outros barcos de Tiberíades até o local onde comeram pão, depois que o Senhor agradeceu) quando o povo viu que Jesus não estava lá nem seus discípulos, eles também embarcaram e vieram para Cafarnaum, procurando por Jesus. E, quando o encontraram do outro lado do mar, disseram-lhe: Rabino, quando chegas aqui? Jesus respondeu-lhes e disse: Em verdade, em verdade vos digo que não me procurais porque viste os milagres, mas porque comestes os pães e fartos.

Motivos mistos unem multidões. Quão verdadeiro nosso Mestre era, quão franco! Ele nunca tentou ganhar um discípulo escondendo a verdade; e muitas vezes ele falava com muita clareza, como nesta ocasião: “Vocês me procuram, não porque viram os milagres, mas porque comeram dos pães e foram cheios”.

João 6:27 . Não trabalhes pela carne que perece, mas pela carne que permanece para a vida eterna, que o Filho do homem vos dará; porque ele selou Deus, o Pai.

Ele pareceu dizer-lhes: “Não me procurem pão e peixe; Eu te dei isso. Venha para algo melhor; Vinde a mim em busca de alimento espiritual, alimento para suas almas, alimento para a eternidade. ” É com esse objetivo que devemos ir à casa de Deus; não para ouvir esse pregador ou aquilo, mas para ouvir a Palavra de Deus, para que possamos viver assim.

João 6:28 . Disseram-lhe então: Que faremos para que façamos as obras de Deus?

“Quais são as melhores obras que podemos fazer? Quais são os mais aceitáveis? ” Eu me pergunto o que eles esperavam que Cristo dissesse. Estou certo de que eles não procuraram a resposta que receberam.

João 6:29 . Jesus respondeu e disse-lhes: Esta é a obra de Deus, que credes naquele que ele enviou.

A maior, melhor e mais aceitável obra de todo o mundo é que você venha e confie em Cristo. Isso economiza você; nada mais o fará: “Esta é a obra de Deus, que credes naquele a quem ele enviou”.

João 6: 30-31 . Disseram-lhe, então: Que sinal mostras então, para que possamos ver e crer em ti? o que você trabalha? Nossos pais comeram maná no deserto; como está escrito, Ele lhes deu pão do céu para comer.

Veja como eles voltaram ao assunto antigo novamente, pão para comer. O Senhor Jesus Cristo pode apontá-los para algo mais alto e melhor; mas suas mentes carnais sempre retornam a esse tópico agradável, algo para comer. O estômago deles era o senhor do coração.

João 6:32 . Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo que Moisés não vos deu esse pão do céu; mas meu Pai te dá o verdadeiro pão do céu.

“Aquilo que realmente irá alimentá-lo e alimentá-lo por toda a eternidade.” Moisés não podia dar ao povo esse pão; o Pai somente pode dar “o verdadeiro pão do céu”.

João 6:33 . Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.

“O pão de Deus é ele.” Que expressão estranha, mas que expressão verdadeira! O pão do céu é o próprio Cristo. Você deve vir e levá-lo para si mesmo, e confiar nele para sua salvação, e dessa maneira se alimentar dele, ou você nunca poderá ter o pão celestial que tanto dá vida quanto sustenta a vida.

João 6: 34-39 . Disseram-lhe, Senhor, que cada vez mais nos desse este pão. E Jesus disse-lhes: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca terá fome; e quem crer em mim nunca terá sede. Mas eu vos disse que também me vistes e não credes. Tudo o que o Pai me der, virá a mim; e aquele que vier a mim, de maneira alguma será expulso. Porque desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade do Pai que me enviou; de tudo o que ele me deu, não devo perder nada, mas ressuscitá-la novamente no último dia.

Veja como a salvação de Cristo chega até o fim de todas as coisas. Você e eu podemos morrer; mas, apesar de estarmos um pouco na sepultura, a salvação de Cristo nos preservará, para nos ressuscitar no último dia. Não haverá osso nem pedaço de osso, de um verdadeiro crente, deixado na terra dos inimigos.

Todo o Israel e tudo o que pertence a Israel sairão deste Egito pelo sangue do Cordeiro; nenhum casco será deixado para trás.

João 6:40 . E esta é a vontade daquele que me enviou para que todo aquele que vê o Filho, e nele crê, tenha vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

Que todos nós vejamos o Filho e cremos nele, para que tenhamos uma vida eterna e que ele nos levante no último dia, por causa do seu querido nome!

Amém.

Essa exposição consistia em leituras dos Salmos 89: 1-37 e João 6: 22-40 .

Comentário de Spurgeon

João 6: 22-24 . No dia seguinte, quando as pessoas que estavam do outro lado do mar viram que não havia outro barco ali, exceto aquele em que seus discípulos haviam entrado e que Jesus não foi com seus discípulos para dentro do barco, mas que os discípulos foram embora sozinhos: (Porém, chegaram outros barcos de Tiberíades até o local onde comiam pão, depois o Senhor agradeceu.) Quando as pessoas viram que Jesus não estava lá, nem os discípulos, também levaram transporte, e chegou a Cafarnaum, procurando por Jesus.

Tudo parecia muito favorável, não? Essas pessoas se colocam em um problema considerável para chegar onde estava o Salvador; eles não estavam satisfeitos em ficar longe dele; eles estavam “procurando por Jesus”.

João 6: 25-26 . E, quando o encontraram do outro lado do mar, disseram-lhe: Rabino, quando chegas aqui? Jesus respondeu-lhes e disse: Em verdade, em verdade vos digo que não me procurais porque viste os milagres, mas porque comestes os pães e fartos.

Ele não agradou a curiosidade deles, dizendo-lhes como ou quando ele chegou lá, pois isso não era motivo de preocupação deles. Nem é o trabalho dos pregadores de Cristo lançar teorias engenhosas sobre o evangelho, nem contar histórias bonitas para divertir seus ouvintes. O negócio deles é lidar fielmente com o coração e a consciência dos homens, como o Mestre fez quando disse a essas pessoas: “Vocês me procuram, não porque viram os milagres”. Eles disseram que a princípio, sem dúvida. Os milagres de Cristo os ofuscaram, de modo que o procuraram para ver mais milagres realizados por ele. Esse não era o motivo mais alto para buscar o Salvador, mas eles haviam encontrado um motivo ainda mais baixo; agora o seguiam porque “comeram dos pães e foram enchidos”. No entanto, o Mestre não os revelou e, assim, ele nos ensina que é melhor segui-lo pelo motivo mais baixo do que não segui-lo. Talvez alguns de nós tenham sido severos demais com certas pessoas. Dissemos que eles vêm ao nosso local de culto por mera curiosidade. E se eles fizerem? É bom que eles venham, então não cortemos nem mesmo a teia de aranha que liga um homem de alguma maneira a Cristo. Essa teia pode crescer em um fio, esse fio em um cordão, esse cordão em um cabo e ainda pode haver uma união inquebrável entre aquele homem e Cristo. Aquilo que começa de maneira inferior pode levar a algo mais alto e melhor. Ainda assim, é aconselhável que as pessoas saibam que não estão enganando a Cristo, mesmo que se enganem quanto ao motivo de procurá-lo. Então ele lhes disse:

João 6:27 . Não trabalhes pela carne que perece, mas pela carne que permanece para a vida eterna, que o Filho do homem vos dará; porque ele selou Deus, o Pai.

Eles trabalharam duro para obter o pão que perece, então Cristo os fez dedicar suas energias a um objetivo melhor. Este é um verso muito extraordinário se considerarmos a letra dele, e não o espírito. Cristo disse a essas pessoas que não trabalhassem por aquilo que só podiam obter por trabalho: “Não trabalhem pela carne que perece”. No entanto, poucos homens recebem seu pão ou carne diariamente sem trabalhar para isso. E então Cristo disse-lhes que trabalhassem naquilo que ninguém consegue ao trabalhar: “Trabalhem pela carne que permanece para a vida eterna”. Este é um exemplo de como a mera letra da Palavra mata. Devemos tomar o espírito disso, e então entendemos que o que o Salvador quis dizer era o seguinte: “Não gaste todas as suas energias para conseguir o que derreterá quando você o conseguir; mas gaste seu tempo e força na busca daquilo que durará por todo o tempo e será seu por toda a eternidade. ”

João 6:28 . Disseram-lhe então: Que faremos para que façamos as obras de Deus?

Eles queriam fazer o melhor de todos os trabalhos; pois, pelas “obras de Deus”, elas evidentemente significaram a mais importante, a mais sublime e a maior de todas: “O que devemos fazer para realizar obras como essas?”

João 6:29 . Jesus respondeu e disse-lhes: Esta é a obra de Deus, que credes naquele que ele enviou.

Esta é uma declaração maravilhosa, que é tão verdadeira agora como quando Cristo a pronunciou em Cafarnaum. O maior e melhor trabalho que qualquer um de vocês pode fazer é crer em Jesus Cristo; embora, em outro sentido, isso não seja uma obra, mas cesse de suas próprias obras e repouse na obra consumada de Jesus Cristo. Mas, se alguém faria o que é mais aceitável para o Deus três vezes santo, que creia em Jesus Cristo, a quem Deus enviou.

João 6:30 . Disseram-lhe, pois, que sinal mostras então, para que possamos ver e crer em ti? o que você trabalha?

Essa era uma pergunta vergonhosa a ser feita a Cristo quando eles haviam sido recentemente alimentados por ele milagrosamente, e assim receberam o melhor sinal de seu poder divino na multiplicação de pães e peixes.

João 6: 31-34 . Nossos pais comeram maná no deserto; como está escrito, ele lhes deu pão do céu para comer. Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo que Moisés não te deu esse pão do céu, mas meu Pai te dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Então disseram-lhe: Senhor, cada vez mais nos dê este pão.

Seria uma boa oração se eles tivessem entendido o significado das palavras do Salvador; mas, como era, era uma oração cega. Eles não sabiam o que Jesus quis dizer quando falou do pão de Deus que desce do céu. Eles estavam pensando no pão que perece, o pão para o corpo, então eles oraram cegamente quando disseram: “Senhor, cada vez mais nos dê este pão”. Você não acha que muitas orações que as crianças ensinam na infância e que homens e mulheres continuam orando por anos podem ser uma oração tão cega quanto esta? Eles não sabem o que perguntam, e a pergunta naturalmente surge sobre se é uma oração.

João 6:35 . E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; quem vem a mim nunca terá fome; e quem crer em mim nunca terá sede. ”

“Afastarei sua necessidade removendo sua fome; Vou tirar a dor dele, removendo sua sede.

João 6:36 . Mas eu vos disse que também me vistes, e não credes.

Veja, então, quão pouco havia vantagem na mera visão de Cristo. Muitos parecem pensar que deve ter sido muito mais fácil para as pessoas acreditarem em Cristo se realmente o viram, mas não era. Havia multidões que o viam, e viam seus milagres, e até comiam o pão que saía de sua mão maravilhosa, mas eles não acreditavam. A não vem dessa maneira, pois não vem pela vista, mas a visão vem pela fé. Ver não é acreditar, mas acreditar é freqüentemente ver; abre os olhos para que eles possam ver o que antes estava escondido deles.

João 6:37 . Tudo o que o Pai me dá virá a mim;

Os eleitos de Deus certamente chegarão a Cristo; todos crerão nele e serão salvos por ele.

João 6:37 . E aquele que vem a mim de maneira alguma será expulso.

“Quem quer que seja que venha, nunca o rejeitarei. Quem quer que seja que me aceite e acredite em mim, ele é meu, e eu nunca o expulsarei de mim.

João 6: 38-44 . Porque desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade do Pai que me enviou; de tudo o que ele me deu, não devo perder nada, mas ressuscitá-la novamente no último dia. E esta é a vontade daquele que me enviou, para que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Os judeus então murmuraram para ele, porque ele disse: eu sou o pão que desceu do céu. E eles disseram: Não é este Jesus, filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? como é que ele diz que desci do céu? Jesus, portanto, respondeu e disse-lhes: Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, exceto o Pai que me enviou a atraí-lo.

“Eu não esperava que você me recebesse; Não imaginei que você acreditasse em mim. Você ainda não foi atraído por mim pelo Pai, então eu sabia que você não viria a mim. Mas quem é atraído pelo Pai virá a Cristo, e Cristo nos diz qual será o seu destino futuro:

João 6: 44-46 . E eu vou levantá-lo no último dia. Está escrito nos profetas, e todos serão ensinados por Deus. Todo homem, portanto, que ouviu e aprendeu do Pai vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai, senão o que é de Deus, ele viu o Pai.

Ele corrige a noção em que eles poderiam ter caído de que podiam ver o Pai como ele próprio o vira. Nessa visão, nenhum de nós pode entrar, pois existe um relacionamento divino peculiar entre Jesus e o Pai que não podemos conhecer.

João 6:47 . Em verdade, em verdade vos digo:

Jesus proferiu esta grande verdade com uma ênfase muito especial: “Em verdade, em verdade vos digo” –

João 6:47 . Quem crê em mim tem a vida eterna.

Esse texto é digno de ser impresso em letras de ouro, e então as letras seriam muito inferiores à própria mensagem. Se estiver escrito em todos os seus corações pelo Espírito Santo, você não precisará de nenhum outro sermão além deste texto divino: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna”.

João 6: 48-51 . Eu sou aquele pão da vida. Seus pais comeram maná no deserto e estão mortos. Este é o pão que desce do céu, para que o homem coma e não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei é a minha carne, que darei pela vida do mundo.

Aqui temos a doutrina do grande sacrifício expiatório pelo qual o pecado é afastado, e isso não é apenas Cristo encarnado, mas Cristo entregando sua vida, morrendo na sala e no lugar e em lugar de pecadores culpados. Essa é a comida da qual, se alguém comer, viverá para sempre.

João 6:52 . Os judeus, portanto, lutaram entre si, dizendo: Como esse homem pode nos dar sua carne para comer?

Esses judeus ainda estavam tropeçando na letra das palavras de Cristo; ainda na carnalidade cega deles não entende Cristo.

João 6: 53-56 . Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e beberdes seu sangue, não tendes vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu vou levantá-lo no último dia. Pois minha carne é carne, e meu sangue é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue habita em mim e eu nele.

Nenhum de vocês interpreta esse ensino de Cristo como os judeus, de maneira carnal, e imagina que literalmente comemos a carne e bebemos o sangue de Cristo quando chegamos à mesa da comunhão. A ceia do Senhor não foi instituída no momento em que nosso Salvador falou essas palavras, e ele estava falando de outro assunto, a recepção espiritual de Cristo, a verdadeira e verdadeira alimentação da fé com nosso espírito no Senhor Jesus Cristo.

João 6: 57-59 . Como o Pai vivo me enviou, e eu vivo pelo Pai: assim quem me come, viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu: não como vossos pais comeram maná e morreram; quem come deste pão viverá para sempre. Essas coisas o disseram na sinagoga, como ele a ensinou em Cafarnaum.

Comentário de John Wesley

No dia seguinte, quando as pessoas que estavam do outro lado do mar viram que não havia outro barco ali, exceto aquele em que seus discípulos foram entrados e que Jesus não foi com seus discípulos para dentro do barco, mas que seus discípulos foram embora sozinhos;

Quem estava do outro lado – Eles foram forçados a ficar um pouco, porque não havia outros navios; e ficaram menos relutantes, porque viram que Jesus não foi embarcado.

Referências Cruzadas

Mateus 14:22 – Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão.

Marcos 6:45 – Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para Betsaida, enquanto ele despedia a multidão.

João 6:16 – Ao anoitecer seus discípulos desceram para o mar,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *