Estudo de Atos 5:9 – Comentado e Explicado

Replicou Pedro: Por que combinastes para pôr à prova o Espírito do Senhor? Estão ali à porta os pés daqueles que sepultaram teu marido. Hão de levar-te também a ti.
Atos 5:9

Comentário de Albert Barnes

Concordaram juntos – conspiraram ou estabeleceram um plano. A partir disso, parece que Safira era tão culpada quanto o marido,

Tentar Tentar; esforçar-se por impor ou enganar; isto é, agir como se o Espírito do Senhor não pudesse detectar o crime. Eles fizeram isso tentando ver se o Espírito de Deus podia detectar hipocrisia.

Na porta – Estão perto da mão. Eles ainda não haviam retornado. Os mortos foram enterrados sem os muros das cidades; e o espaço de três horas, ao que parece, havia decorrido antes que eles retornassem do enterro.

Realizar-te-á – Esta passagem mostra que foi por interposição ou julgamento divino que suas vidas foram tiradas. O julgamento esteve em conexão imediata com o crime e foi concebido como uma expressão do desagrado divino.

Se for perguntado aqui “por que” Ananias e Sapphira foram punidos dessa maneira severa e terrível, uma resposta pode ser encontrada nas seguintes considerações:

(1) Este foi um crime atroz – um ato profundo e terrível de iniqüidade. Foi cometido conscientemente, e sem desculpa, Atos 5: 4 . Era importante que a punição repentina e exemplar a seguisse, porque a sociedade dos cristãos estava então organizada e foi planejada que ela fosse uma sociedade “pura” e deveria ser considerada como um corpo de homens santos. Muito dependia de causar uma “impressão” nas pessoas de que o pecado não poderia ser permitido nesta nova comunidade, mas seria detectado e punido.

(2) Deus sempre mostrou, da maneira mais solene, seu repúdio à hipocrisia e à falta de sinceridade. Por terríveis declarações e julgamentos temerosos, ele declarou seu desagrado por isso. De uma maneira particular, nenhuma parte pequena da pregação do Salvador foi empregada na detecção da hipocrisia dos escribas e fariseus, e na denúncia de pesados ??julgamentos sobre eles. Veja Marcos 12:15 ; Lucas 12: 1 ; 1 Timóteo 4: 2 ; Jó 8:13 ; Jó 13:16 ; Jó 15:34 ; Jó 20: 5 ; Jó 36:13 ; Mateus 7: 5 ; Lucas 11:44 . No começo da igreja cristã, era importante, por um ato decidido e terrível, imprimir na igreja e no mundo o perigo e a culpa da hipocrisia. Bem o Salvador sabia que seria um dos inimigos mais insidiosos e mortais à pureza da igreja; e em seu próprio “limiar”, portanto, ele estabeleceu esse aviso solene para guardá-lo e colocou os corpos de Ananias e Safira no caminho de todo hipócrita que entraria na igreja. Se eles entrarem e forem destruídos, não poderão alegar que não foram totalmente avisados. Se eles praticam iniqüidade “na” igreja, não podem alegar ignorância do fato de que Deus pretende detectá-los e puni-los.

(3) os apóstolos estavam naquele momento estabelecendo sua autoridade. Eles alegaram estar sob a influência da inspiração. Para estabelecer isso, foi necessário mostrar que eles podiam conhecer os pontos de vista e os motivos daqueles que se conectaram à igreja. Se facilmente imposto, seria muito longe destruir sua autoridade e sua reivindicação de infalibilidade. Se eles mostrassem que podiam detectar a hipocrisia, mesmo nos casos mais ocultos, estabeleceria a autoridade divina de sua mensagem. Portanto, no “início” de seu trabalho, eles deram essa prova decisiva e terrível de que estavam sob a orientação de um professor infalível.

(4) esse caso não está sozinho no Novo Testamento. Está claro em outros casos que os apóstolos tinham o poder de punir os pecadores, e que uma violação dos mandamentos de Cristo era acompanhada de julgamentos repentinos e temerosos. Veja 1 Coríntios 11:30 , e o caso de Elias, o feiticeiro, em Atos 13: 8-11 .

(5) esse evento também não é o único na história do mundo. Às vezes, os atos de julgamento ocorrem como repentinos e decididos, na providência de Deus, como neste caso. O homem profano, o bêbado, o ofensor desleixado às vezes é derrubado repentinamente, como neste caso. Casos não são incomuns, onde o blasfemador foi ferido na morte com a maldição nos lábios; e Deus muitas vezes aparece em julgamento para matar os ímpios e para mostrar que existe um Deus que reina na terra. Essa narrativa não pode ser considerada improvável até que “todos” esses casos sejam eliminados, nem essa inflexão possa ser considerada injusta até que todos os casos em que as pessoas morram por remorso de consciência ou pelo julgamento direto do céu sejam “provadas” ser injusto também.

Em vista dessa narrativa, podemos observar:

(1) Que Deus examina o coração e conhece os propósitos da alma. Compare o Salmo 1: 1-6 . 10) Sua “propriedade”, assim como seus corpos e espíritos, eles se dedicaram a ele e professam desejar empregá-la como “ele” deve dirigir e agradar. E, no entanto, não está claro que o pecado de Ananias não tenha cessado na igreja? Quantos cristãos professos existem que dão “nada” realmente a Deus; que nada contribuem para os pobres e necessitados; quem não dedica nada, ou quase nada, a qualquer propósito de benevolência; quem empregaria “milhões” para sua própria gratificação e suas famílias “, mas não um centavo para homenagem” a Deus. O caso de Ananias é, para todos, um caso de alerta mais temível. E em nenhum momento os cristãos deveriam examinar-se com mais fidelidade do que em relação à devoção professada de sua “propriedade” a Deus. Se Deus puniu esse pecado no começo da igreja cristã, ele ainda o fará em seu progresso; e em nada os cristãos professaram mais temer sua ira do que sobre esse mesmo assunto.

(7) os pecadores devem temer e tremer diante de Deus. Ele prende a respiração entre as mãos. Ele pode cortá-los em um instante. O blasfemador ousado, o homem injusto, o mentiroso, o escarnecedor, ele pode destruir em um momento e afundá-los em todos os problemas do inferno. Eles também não têm segurança de que ele não fará isso. O homem profano não tem provas de que viverá para terminar a maldição que iniciou; nem o bêbado que ele novamente ficará sóbrio; nem o sedutor de que Deus não o prenderá em seu ato de maldade e o enviará para o inferno! O pecador caminha sobre o túmulo e sobre o inferno! Em um instante ele pode morrer e ser convocado para o tribunal de Deus! Quão terrível é pecar em um mundo como este; e quão terrível a destruição que “deve” logo ultrapassa os ímpios!

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

até. Grego. profissionais. App-104. Como = Por quê.

concordaram juntos = foram acordados juntos. Grego. sumphoneo. Aqui, Atos 15:15 , e quatro vezes nos Evangelhos. Compare Engl, “sinfonia” .

Espírito. App-101.

ver. App-133. Figura do discurso Asterismos. App-6.

marido. App-123.

às. App-104.

deve = eles devem.

Comentário de John Calvin

9. Para tentar o Espírito. Ele pronuncia a mesma coisa em outras palavras que ele havia dito antes; ou seja, eles zombavam de Deus de maneira irreverente e desprezível. Mas ele disse que eles tentaram o Espírito, porque astuciosamente haviam embalado suas fraudes, como se o Espírito de Deus não fosse o conhecedor dos corações. Pois era um ponto de muito descuido, ver um tornar o outro a par da sua iniquidade, fazer a correspondência entre si, tendo, por assim dizer, excluído Deus. Para as Escrituras diz que Deus é tentado quando seu poder lhe é tirado, ou o conhecimento de todas as coisas lhe é negado. Além disso, ele quer dizer aquele Espírito que governava a Igreja pelos apóstolos. Pois quando Cristo diz: Quando o Espírito vier, ele julgará o mundo; ele não tem outro tipo de autoridade além da que exerce pelo ministério da Igreja.

Comentário de Adam Clarke

Para tentar o Espírito do Senhor? Portanto, o Espírito Santo, Deus e o Espírito do Senhor, são a mesma pessoa.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:9 – Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você? “

Exodo 17:2 – Por essa razão queixaram-se a Moisés e exigiram: “Dê-nos água para beber”. Ele respondeu: “Por que se queixam a mim? Por que colocam o Senhor à prova? “

Exodo 17:7 – E chamou aquele lugar Massá e Meribá, porque ali os israelitas reclamaram e puseram o Senhor à prova, dizendo: “O Senhor está entre nós, ou não? “

Números 14:22 – que nenhum dos que viram a minha glória e os sinais miraculosos que realizei no Egito e no deserto, e me puseram à prova e me desobedeceram dez vezes —

Deuteronômio 13:6 – Se o seu próprio irmão ou filho ou filha, ou a mulher que você ama ou o seu amigo mais chegado secretamente instigá-lo, dizendo: “Vamos adorar outros deuses! ” — deuses que nem você nem os seus antepassados conheceram,

2 Reis 6:32 – Ora, Eliseu estava sentado em sua casa, reunido com as autoridades de Israel. O rei havia mandado um mensageiro à sua frente, mas, antes que ele chegasse, Eliseu disse às autoridades: “Aquele assassino mandou alguém para cortar-me a cabeça? Quando o mensageiro chegar, fechem a porta e mantenham-na trancada. Vocês não estão ouvindo os passos do seu senhor que vem atrás dele? “

Salmos 50:18 – Você vê um ladrão, e já se torna seu cúmplice, e com adúlteros se mistura.

Salmos 78:18 – Deliberadamente puseram Deus à prova, exigindo o que desejavam comer.

Salmos 78:40 – Quantas vezes mostraram-se rebeldes contra ele no deserto e o entristeceram na terra solitária!

Salmos 78:56 – Mas eles puseram Deus à prova e foram rebeldes contra o Altíssimo; não obedeceram aos seus testemunhos.

Salmos 95:8 – não endureçam o coração, como em Meribá, como aquele dia em Massá, no deserto,

Provérbios 11:21 – Esteja certo de que os ímpios não ficarão sem castigo, mas os justos serão poupados.

Provérbios 16:5 – O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos.

Miquéias 7:3 – Com as mãos prontas para fazer o mal, o governante exige presentes, o juiz aceita suborno, os poderosos impõem o que querem; todos tramam em conjunto.

Mateus 4:7 – Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’”.

Lucas 16:2 – Então ele o chamou e lhe perguntou: ‘Que é isso que estou ouvindo a seu respeito? Preste contas da sua administração, porque você não pode continuar sendo o administrador’.

Atos dos Apóstolos 5:3 – Então perguntou Pedro: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?

Atos dos Apóstolos 5:6 – Então os moços vieram, envolveram seu corpo, levaram-no para fora e o sepultaram.

Atos dos Apóstolos 23:20 – Ele respondeu: “Os judeus planejaram pedir-te que apresentes Paulo ao Sinédrio amanhã, sob pretexto de buscar informações mais exatas a respeito dele.

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 10:15 – E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! “

1 Coríntios 10:9 – Não devemos pôr o Senhor à prova, como alguns deles fizeram — e foram mortos por serpentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *