Estudo de Atos 12:24 – Comentado e Explicado

Entretanto, a palavra de Deus crescia e se espalhava sempre mais.
Atos 12:24

Comentário de Albert Barnes

Mas a palavra de Deus cresceu … – Houve grande sucesso. As perseguições haviam cessado agora; e apesar de todas as tentativas feitas para esmagá-lo, a igreja aumentou e floresceu. A libertação de Pedro e a morte de Herodes contribuiriam para estendê-la. Era uma nova evidência de interposição divina em nome da igreja; aumentaria o zelo dos cristãos; seria. humilhar seus inimigos, e encheria aqueles com medo que tentaram se opor e esmagar a igreja de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

palavra . Grego. logotipos. App-121.

cresceu = aumentou.

multiplicado . Grego. plethuno. Veja Mateus 24:12 .

Comentário de John Calvin

24. E a palavra de Deus. Quando o tirano foi tirado do caminho, a Igreja foi repentinamente libertada, por assim dizer, das mandíbulas do lobo. Portanto, embora os fiéis sejam considerados como ovelhas designadas para serem mortas ( Salmos 44:23 ), a Igreja sempre sobrevive aos seus inimigos; e embora a palavra de Deus muitas vezes pareça ser oprimida com a tirania perversa dos homens, ela levanta a cabeça novamente aos poucos ( Romanos 8:37 ). Pois Lucas determinou (771) não apenas o que havia acontecido depois daquele Herodes. estava morto, mas também por este exemplo para nos encorajar, para que possamos ter certeza de que Deus fará isso, em todas as eras, o que ele fez então, até o fim, o evangelho poderá finalmente romper todos os impedimentos dos inimigos, e que quanto mais a Igreja é diminuída, mais ela pode aumentar através da bênção celestial.

Comentário de Adam Clarke

Mas a palavra de Deus – a doutrina cristã pregada pelos apóstolos cresceu e se multiplicou – tornou-se mais evidente e teve acessos diários; pois o espírito de revelação repousava sobre esses homens, e Deus era acrescentado diariamente a essa palavra conforme as circunstâncias exigissem, a fim de completar o testemunho dele que agora encontramos contido no Novo Testamento. Como existe no original uma alusão à vegetação de grãos ( ???a?e , ela cresceu à medida que o milho cresce, o caule e a espiga; ?a? ep?????et? , foi multiplicada, pois o milho está na espiga cheia), provavelmente há uma referência à parábola do semeador e sua semente; pois a semente é a palavra de Deus e a doutrina do reino. Foi semeado liberalmente; cresceu vigorosamente e se tornou muito multiplicado. E porque? Porque era a palavra, a doutrina de Deus – não havia corrupção nela; e porque Deus a regou com o orvalho do céu do alto.

Comentário de Thomas Coke

Atos 12:24 . Cresceu e multiplicou. As expressões aqui usadas se referem adequadamente aos vegetais e podem significar que o crescimento do evangelho, isto é, sua prevalência na mente e na vida de alguns, foi, por assim dizer, o meio de semear a semente divina nos corações de muitos mais. Veja Marcos 4:26 ; Marcos 4:41 .

Referências Cruzadas

Provérbios 28:28 – Quando os ímpios sobem ao poder, o povo se esconde; mas, quando eles sucumbem, os justos florescem.

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Isaías 54:14 – Em retidão você será estabelecida: A tirania estará distante; você não terá nada a temer. O pavor estará removido para longe; ele não se aproximará de você.

Isaías 55:10 – Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come,

Daniel 2:24 – Então Daniel foi falar com Arioque, a quem o rei tinha nomeado para executar os sábios da Babilônia, e lhe disse: “Não execute os sábios. Leve-me ao rei, e eu interpretarei para ele o sonho que teve”.

Daniel 2:44 – “Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos esses reinos e os exterminará, mas esse reino durará para sempre.

Mateus 16:18 – E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

Atos dos Apóstolos 5:39 – se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus”.

Atos dos Apóstolos 6:7 – Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé.

Atos dos Apóstolos 11:21 – A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor.

Atos dos Apóstolos 19:20 – Dessa maneira a palavra do Senhor muito se difundia e se fortalecia.

Colossenses 1:6 – que chegou até vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade.

2 Tessalonicenses 3:1 – Finalmente, irmãos, orem por nós, para que a palavra do Senhor se propague rapidamente e receba a hora merecida, como aconteceu entre vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *