Deixe suas imperfeições com Deus

Para um povo perdoado, ainda podemos ser terrivelmente ruins em lidar com nossa imperfeição. Posso ser terrivelmente ruim em lidar com o fato de que, embora redimido, ainda sou profundamente imperfeito.

Minhas imperfeições restantes, mesmo diariamente, perturbam e corrompem meus pensamentos, decisões e conversas. Como você reage quando é forçado a ver os mesmos pecados no espelho novamente – aqueles que você confessou, lutou e até mesmo superou – apenas para ter que se levantar, confessar e lutar novamente? Ao traçar nossos caminhos estreitos para a glória, Deus escolheu que a imperfeição seria nossa companheira constante (e indesejada).

Quando digo imperfeição, não estou falando de pecado impenitente . “Quem pratica o pecado é do diabo. . . . Ninguém nascido de Deus pratica o pecado, pois a semente de Deus permanece nele; e não pode continuar pecando, porque é nascido de Deus” ( 1 João 3:8-9 ). O pecado impenitente deve nos perturbar até que nos arrependamos genuinamente e recebamos misericórdia. Deve nos enervar o suficiente para nos manter acordados à noite. Deveria arruinar nossa saúde mental. Deus não habitará em nenhuma alma onde o pecado ainda reina.

Ele, no entanto, vive em almas onde o pecado permanece . Na verdade, cada pessoa que ele escolhe ainda está obscurecida por alguma imperfeição. Nosso pecado remanescente é perdoado e expira – o dia em que morrermos será o último dia em que pecaremos – mas nosso pecado remanescente ainda é muito real, poderoso e feio. Quase insuportavelmente feio às vezes. Como esse egoísmo, impaciência, luxúria, preguiça ou inveja poderia ainda me envolver?

1 – Bem familiarizado com a imperfeição

Então, como é uma vida piedosa de imperfeição?

O apóstolo Paulo estava ciente de sua própria imperfeição. “Não que eu já tenha obtido isso” – a ressurreição de seu corpo glorificado – “ou já sou perfeito. . . ” ( Filipenses 3:12 ). Mesmo como apóstolo, ele tinha plena consciência de como ainda não era. Ele sabia que era um trabalho em processo incondicionalmente eleito, irresistivelmente amado, comprado com sangue e cheio do Espírito . Um apóstolo inacabado. Paulo tinha plena consciência de que ainda não era o que logo seria.

Ele estava ciente de suas imperfeições, mas não paralisado por elas. “Não que eu já tenha obtido isso ou já seja perfeito, mas prossigo para torná-lo meu , porque Cristo Jesus me fez seu” ( Filipenses 3:12 ). Ele não apenas se sentou e esperou que sua ressurreição viesse, mas pressionou para torná-la sua, de um grau de glória para outro ( 2 Coríntios 3:18 ). Sabendo que um dia Deus o tornaria plenamente justo na ressurreição, ele estava ainda mais faminto para crescer em justiça até aquele dia. Ele operou sua salvação – ele realmente trabalhou diligentemente , com temor e tremor – pois ele sabia que Deus estava trabalhando – realmente trabalhando – nele ( Filipenses 2:12-13 ).

2 – Imperfeição ambiciosa

Nos próximos dois versículos, o apóstolo nos leva mais longe em sua busca sincera, focada e imperfeita da santidade:

Irmãos, não considero que o tenha feito meu. [Não sou o homem glorificado que quero ser.] Mas uma coisa faço : esquecendo o que fica para trás e avançando para o que está à frente, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. ( Filipenses 3:13-14 )

O que ele faz diante de todas as suas muitas imperfeições? Ele pressiona. “Esquecendo o que está para trás e avançando para o que está à frente, sigo em frente.” Esta é uma imagem da imperfeição piedosa e ambiciosa em Cristo – não se apegando a um senso de justiça própria ou chafurdando no poço da autopiedade, mas pressionando para conhecer mais de Cristo, desfrutar mais de Cristo, viver mais como Cristo.

Pressionar é inevitavelmente desconfortável. Significa encontrar e superar a resistência. A mesma palavra é usada (no mesmo capítulo) para perseguição ( Filipenses 3:6 ). Essa busca da santidade é uma busca constante e às vezes agressiva, uma busca resiliente, uma busca determinada.

3 – Esquecimento Disciplinado

Não costumamos associar esquecimento com fidelidade. No entanto, Paulo diz que segue em frente, “ esquecendo-se do que fica para trás e avançando para o que está à frente”. A palavra para esquecer é a mesma palavra usada em Mateus 16 , quando os discípulos se esqueceram de levar pão em uma de suas viagens com Jesus ( Mateus 16:5 ). O esquecimento de Paulo, no entanto, não é acidental; é deliberado.

Então, o que Paulo deliberadamente esquece? No início do capítulo, ele cataloga suas orgulhosas tentativas de justiça própria, as maneiras pelas quais ele zombou de Deus tentando agradar a Deus por conta própria ( Filipenses 3: 5-6 ). Ele sabe o quão pecador ele já foi: “Eu era um blasfemador, perseguidor e oponente insolente” ( 1 Timóteo 1:13 ). Mas a graça rompeu sua dureza, interrompeu seu desafio e o levou a Jesus ( 1 Timóteo 1:13-15 ). Então, o que ele faria agora com o mal que havia feito? Ele conscientemente deixa para trás.

Todo mundo perdoado por Deus carrega a memória de um pecado terrível e vergonhoso. Nosso passado separado de Cristo, qualquer que seja o passado que tenhamos, é sombrio o suficiente para fazer qualquer um de nós se desesperar. E Satanás luta muito para ver que isso acontece. Ele é um acusador por vocação ( Apocalipse 12:10 ). Ele quer que esqueçamos tudo o que elevaria e satisfaria nossas almas – e que nos lembremos de qualquer coisa que nos faça questionar o amor de Deus por nós. E cada um de nós lhe dá muito com que trabalhar.

4 – Desejo Focado

Uma maneira de esquecer os arrependimentos que nos desfariam é focar no que Deus prometeu àqueles que ele perdoou em Cristo. “Uma coisa eu faço: esquecendo o que fica para trás e avançando para o que está à frente , prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

O que está à frente do imperfeito, mas perdoado? Qual é o prêmio da chamada ascendente de Deus? O apóstolo ainda não perfeito nos diz no início do capítulo: “Considero tudo como perda, por causa da excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor” ( Filipenses 3:8 ). Conhecer Jesus é o fogo ardente sob a busca persistente de santidade de Paulo. Todos os outros prêmios empalidecem ao lado de tê-lo. O próprio Cristo é o prêmio da vida cristã, a única recompensa que vale toda a nossa obediência e sacrifício, nossa pérola de grande valor.

Uma terceira mentalidade de mudança de vida, e a mais crucial, está escondida no versículo 14: “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus ”. Dois versículos antes, ele diz: “Prossigo para torná-lo meu, porque Cristo Jesus me fez seu ”.

Podemos continuar nos esforçando para conquistar a santidade apenas porque sabemos que a própria Santidade se apoderou de nós – e ele nunca nos deixará. Se você pertence a ele, suas imperfeições são imperfeições compradas e purificadas pelo sangue de Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *