Deus, faça-nos ousados ​​sobre Jesus

Já foi dito que o conteúdo de uma oração molda quem a ora, porque tendemos a orar o que amamos, e o que amamos nos torna quem somos. E isso não é verdade apenas para indivíduos, mas também para igrejas. Como quando a igreja primitiva uma vez orou:

Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente.
Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus”.

Atos 4:29,30

De todas as coisas que eles poderiam ter orado – e de todas as coisas que as igrejas deveriam orar em vários momentos – a igreja nas primeiras páginas de Atos queria que Deus lhes desse ousadia : .”

1 – Palavras cheias de Jesus

Os apóstolos Pedro e João estavam caminhando para o templo uma tarde quando encontraram um homem coxo. Ele era coxo desde o nascimento. O homem estava fazendo o que sempre fazia: pedindo dinheiro às pessoas que passavam. Mas neste dia em particular, algo inesperado aconteceu. O homem que passava respondeu: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, dou a você. Em nome de Jesus Cristo de Nazaré, levante-se e ande!” ( Atos 3:6 ).

Em um instante, o homem foi curado. Ele pulou e começou a andar. Ele entrou no templo “andando, saltando e louvando a Deus” ( At 3:8 ). A cena atraiu uma multidão, então Pedro fez o que Pedro sempre fazia. Ele pregou. Seu sermão estava cheio de testemunhos claros da pessoa e propósito de Jesus. Ele é o Santo e o Justo (versículo 14), o Autor da Vida e aquele a quem Deus ressuscitou dos mortos (versículo 15). Jesus é a razão, a única razão pela qual o coxo foi curado (versículo 17).

Então Pedro passa a mostrar que as Escrituras Hebraicas há muito predisseram Jesus, desde Moisés em Deuteronômio e a promessa de Deus a Abraão em Gênesis, a todos os profetas “desde Samuel e os que vieram depois dele” ( Atos 3:24 ). Sempre foi sobre Jesus, e a resposta das pessoas, agora, deve ser inequivocamente arrepender-se ( Atos 3:19 , 26 ).

2 – Novo Mundo Invadindo

Esses líderes judeus estavam “muito aborrecidos porque [Pedro e João] estavam ensinando o povo e proclamando em Jesus a ressurreição dos mortos” ( Atos 4:2 ).

O problema não era apenas que Pedro e João estavam testemunhando a própria ressurreição de Jesus, mas que eles estavam dizendo que a ressurreição de Jesus levou ao início da era da ressurreição. A ressurreição de Jesus antecipa a ressurreição geral no fim dos tempos e torna disponível agora, para todos aqueles que depositam sua fé nele, as bênçãos dos ‘últimos dias’. ” Isso, de fato, era o que a cura do coxo estava declarando. A nova criação invadiu a velha.

Na ressurreição de Jesus, tudo mudou . Ele é o clímax de todos os propósitos salvíficos de Deus, e não podemos ignorar isso sem consequências eternas. Esta mensagem irritou os líderes judeus, e assim eles prenderam Pedro e João e os julgaram por tudo o que aconteceu naquele dia.

“Com que poder ou com que nome você fez isso?” eles exigiram ( At 4:7 ). Pedro, cheio do Espírito Santo, e novamente com um testemunho cristalino, diz que o coxo foi curado por causa de Jesus. Jesus é o Messias que foi crucificado e ressuscitado, e que foi predito nas Escrituras Hebraicas. Especificamente, Pedro diz que Jesus é a pedra mencionada no Salmo 118:22 , a pedra que seria rejeitada pelos construtores, mas depois se tornaria a pedra angular. As apostas não poderiam ser maiores. Somente em Jesus alguém poderia ser salvo ( Atos 4:12 ).

3 – Superado pelos pescadores

Os líderes judeus ficaram surpresos. Eles não podiam conciliar a ousadia de Pedro e João com o fato de que eles eram “homens incultos e comuns” ( Atos 4:13 ). Não eram nem professores nem alunos, mas pescadores. Pescadores. Isso agitou ainda mais os líderes judeus. Esses caras comuns e inábeis, por assim dizer, estavam ensinando as pessoas! E agora eles se aventuraram a interpretar as Escrituras Hebraicas diante desses hábeis intérpretes judeus, dizendo-lhes quem era Jesus, de acordo com as Escrituras, e quem eles eram, de acordo com as Escrituras.

Esses líderes judeus viram sua “ousadia” ( Atos 4:13 ), mas isso não era meramente uma referência ao seu tom emocional. A ousadia de Pedro e João não era principalmente sobre seu zelo ou comportamento – era sobre o que eles tinham a dizer. Esse tipo de ousadia é repetidamente ligado ao discurso em Atos, tanto que outra maneira de traduzir “ousadia” em muitas passagens seria “falar livremente ou abertamente”. Foi isso que Pedro e João fizeram.

Enquanto observavam isso se desenrolar, até mesmo os líderes judeus começaram a ligar alguns pontos. “Eles reconheceram que tinham estado com Jesus” ( Atos 4:13 ). Então, como esses pescadores inexperientes aprenderam a interpretar as Escrituras assim? Como eles podiam falar com tanta confiança sobre o significado das Escrituras quando nunca haviam sido ensinados? Bem, porque eles foram ensinados – pelo próprio Jesus. Eles haviam estado com Jesus, e por isso eram extraordinariamente ousados. Eles falaram de Jesus claramente, tanto de sua pessoa quanto de sua obra, com base no que as Escrituras dizem, mesmo quando isso pode ter lhes custado a vida.

E se a igreja de Jesus Cristo, em todas as suas manifestações locais, fosse marcada por uma paixão singular de conhecer Jesus e torná-lo conhecido? Esta é a verdadeira prioridade da igreja em todas as épocas e culturas. Somos todos sobre Jesus, e a melhor e mais importante coisa que temos a dizer é o que temos a dizer sobre ele. Nossas falhas em viver de acordo com esse chamado são lembretes de nossa necessidade de reavivamento – de nossa necessidade de implorar a Deus por ousadia. Como a igreja primitiva, que nosso coração bata continuamente para testemunhar a glória de Jesus e o que ele exige do mundo. Igreja, isto é quem somos. Recupere-o, conforme necessário, e viva-o – mesmo que seja a última coisa que nossa sociedade quer ouvir de nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *