Estudo de Amós 5:4 – Comentado e Explicado

Eis o que diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me e vivereis!
Amós 5:4

Comentário de Albert Barnes

Busquem-me e viverão – literalmente: “busquem-me; e viva.” Maravilhosa concisão da palavra de Deus, que, em duas palavras, compreende todo o dever da criatura e suas esperanças, seu tempo e sua eternidade. O profeta utiliza os dois imperativos, unindo ambos, o dever do homem e sua recompensa. Ele não fala deles, como causa e efeito, mas como um. Onde um está, existe o outro. Buscar a Deus é viver. Pois buscar a Deus é encontrá-Lo, e Deus é a Vida e a Fonte da vida. Perdão, graça, vida, entram na alma de uma só vez. Mas a busca é diligente: “Não é de qualquer maneira buscar a Deus, mas como é certo e satisfatório que Ele deva ser procurado, almejado, orado por quem é tão grande, um Bem, constantemente, fervorosamente, sim, ao nosso poder, o mais constante e fervorosamente, como um Bem Infinito, é mais desejável, mais amado do que todo o bem criado. ” O objetivo da busca é o próprio Deus. “Me busque”, isto é, busque a Deus por si mesmo, não por nada dele, nem por seus dons, nem por algo a ser amado com ele. Isso não é para buscá-Lo puramente. Tudo é encontrado nele, mas buscando-o primeiro e depois amando-o em tudo e tudo nele. “E vivereis”, primeiro pela vida do corpo, escapando do inimigo; então, pela vida de graça agora e pela vida de glória a seguir, como na do salmista, “viverá o teu coração, que busque a Deus” Salmo 69:32 .

Comentário de Joseph Benson

Amós 5: 4-5 . Pois – ou melhor, não obstante, procure-me, e viverá Ou seja, sereis prósperos novamente; pois a vida, na linguagem das Escrituras, é usada para expressar prosperidade ou felicidade. Isso mostra que o que foi dito no versículo 2, de terem caído para não subir mais, deve ser tomado como está explicado; a saber, caso não se arrependessem, mas continuassem em sua iniquidade. Mas não busque Beth-el, nem entre em Gilgal, etc. – Os lugares aqui mencionados, é provável, eram todos lugares de culto idólatra. O sentido do versículo, portanto, é que, se eles continuassem em suas idolatrias, certamente seriam levados para o cativeiro e nada seriam alcançados – pois era apenas retornando e buscando o favor de Deus pelo verdadeiro arrependimento e humilhação, e cessando o seu idolatria, que eles poderiam ser salvos da ruína.

Comentário de John Wesley

Pois assim diz o Senhor à casa de Israel: Busca-me, e vivereis:

Vivereis – Estará bem contigo.

Comentário de Adam Clarke

Busca-me, e vivereis – Cessa a tua rebelião contra mim; volta para mim com todo o teu coração; e, embora entregues à morte, sereis resgatados e viveremos. Por mais deplorável que seja o seu caso, não é de todo desesperado.

Comentário de E.W. Bullinger

assim diz. Observe a fórmula profética (consulte App-82), introduzindo a exortação e enfatizando-a.

o senhor . Hebraico. Jeová. App-4.

Busquem-me, etc.

Observe esta palavra “procurar” nas várias exortações. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 12: 5 ). App-92. Como nos Salmos 9:10 . Isaías 9:13 . Jeremias 10:21 . Oséias 10:12 . Sofonias 1: 6 .

vós vivereis. Referência ao Pentateuco ( Levítico 18: 5 , veja nota lá. Deuteronômio 30:19 ). App-92. Compare Isaías 55: 3 .

Comentário de John Wesley

Pois assim diz o Senhor à casa de Israel: Busca-me, e vivereis:

Vivereis – Estará bem contigo.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 30:1 – Quando todas essas bênçãos e maldições que coloquei diante de vocês lhes sobrevierem, e elas os atingirem onde quer que o Senhor, o seu Deus, os dispersar entre as nações,

1 Crônicas 28:9 – “E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre.

2 Crônicas 15:2 – Ele saiu para encontrar-se com Asa e lhe disse: “Escutem-me, Asa e todo o povo de Judá e de Benjamim. O Senhor está com vocês quando vocês estão com ele. Se o buscarem, ele deixará que o encontrem, mas, se o abandonarem, ele os abandonará.

2 Crônicas 20:3 – Alarmado, Josafá decidiu consultar o Senhor e proclamou um jejum em todo o reino de Judá.

2 Crônicas 34:3 – No oitavo ano do seu reinado, sendo ainda bem jovem, ele começou a buscar o Deus de Davi, seu predecessor. No décimo segundo ano, começou a purificar Judá e Jerusalém dos altares idólatras, dos postes sagrados, das imagens esculpidas e dos ídolos de metal.

Salmos 14:2 – O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus.

Salmos 22:26 – Os pobres comerão até ficarem satisfeitos; aqueles que buscam o Senhor o louvarão! Que vocês tenham vida longa!

Salmos 27:8 – A teu respeito diz o meu coração: “Busque a minha face! ” A tua face, Senhor, buscarei.

Salmos 69:32 – Os necessitados o verão e se alegrarão; a vocês que buscam a Deus, vida ao seu coração!

Salmos 105:3 – Gloriem-se no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor.

Isaías 55:3 – Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.

Isaías 55:6 – Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Jeremias 29:12 – Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.

Lamentações 3:25 – O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam;

Amós 5:6 – Busquem o SENHOR e terão vida, do contrário, ele irromperá como um fogo entre os descendentes de José, e a devastará, e não haverá ninguém em Betel para apagá-lo.

Sofonias 2:3 – Busquem o Senhor, todos vocês humildes do país, vocês que fazem o que ele ordena. Busquem a justiça, busquem a humildade; talvez vocês tenham abrigo no dia da ira do Senhor.

Mateus 7:8 – Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *