Estudo de Atos 12:5 – Comentado e Explicado

Pedro estava assim encerrado na prisão, mas a Igreja orava sem cessar por ele a Deus.
Atos 12:5

Comentário de Albert Barnes

Mas a oração foi feita – A igreja foi informada de sua prisão e perigo, e não tinha outro recurso senão aplicar a Deus pela oração. Em cenas de perigo, não há outro refúgio; e o resultado mostra que, mesmo nas circunstâncias mais desencorajadoras, Deus pode ouvir a oração. Dificilmente nada poderia parecer mais desesperador do que a idéia de resgatar Pedro das mãos de Herodes, da prisão e da custódia de dezesseis homens, pela oração. Mas a oração da era predominante em Deus.

Sem cessar – oração intensa, constante e ardente. A palavra usada aqui ??te??? ektenesis encontrada em apenas um outro lugar no Novo Testamento, 1 Pedro 4: 8 , “Tenham fervorosa caridade entre vocês”. A palavra tem mais a idéia de que a oração deles era fervorosa e fervorosa do que constante.

Da igreja – Pela igreja.

Comentário de E.W. Bullinger

portanto = então de fato.

oração Grego. proseuche. App-134.

sem cessar = intenso, grego. ektenes. Ocorre em outro lugar apenas em 1 Pedro 4: 8 . O comparativo apenas em Lucas 22:44 , e o advérbio em 1 Pedro 1:22 . Os textos aqui leem o advérbio, ektenos.

de = por. Grego. hupo. App-104.

for = em nome de. Grego. huper. App-104., Mas os textos são lidos peri , a respeito.

Comentário de John Calvin

5. Mas orações foram feitas. Lucas ensina aqui que os fiéis não previram, no período médio, [negligenciam] seu dever; Pedro ficou na frente (754) sozinho; mas todo o resto lutou com suas orações junto com ele, e eles o ajudaram o máximo que podiam. Nisto também reunimos que eles não foram desencorajados, pois pela oração eles testemunham que persistem tanto quanto são capazes de defender a causa, pela qual Pedro está em perigo de vida. Este lugar ensina, primeiro, como devemos ser afetados quando vemos nossos irmãos perseguidos pelos iníquos pelo testemunho do evangelho, pois se somos preguiçosos e se não somos tocados interiormente por seus perigos, não apenas desafiamos e eles do devido dever de amar, mas também abandonam com traição a confissão de nossa fé; e, certamente, se a causa é comum, sim, se eles lutam por nossa segurança e salvação, nós não apenas os abandonamos, mas também a Cristo e a nós mesmos; e a necessidade atual exige que sejam muito mais fervorosos na oração do que normalmente são, quem quer que seja considerado cristão. Vemos alguns de nossos irmãos (sendo levados à extrema pobreza) vivendo no exílio, outros que vemos presos, muitos lançados em masmorras fedorentas, muitos consumidos pelo fogo, sim, vemos novos tormentos muitas vezes inventados, sendo que por muito tempo atormentados, eles podem sentir a morte . A menos que essas provocações aumentem nosso desejo de orar, seremos mais do que obstrutivos; portanto, assim que surgir qualquer perseguição, vamos rezando e orando.

Além disso, é provável que a Igreja tenha pensado mais na vida de Pedro, porque eles deveriam ter sofrido grandes perdas se ele tivesse partido. (755) Lucas também não diz mal que a oração foi feita; mas ele acrescenta também que foi sincero e contínuo, pelo qual nos dá a entender que os fiéis não oravam friamente ou sobre campos; (756) mas enquanto Pedro estava em conflito, os fiéis faziam o possível para ajudá-lo, e isso sem cansaço. Sempre devemos entender o nome de Deus, que é aqui expresso, sempre que se faz menção de oração nas Escrituras, pois esse é um dos princípios mais importantes e primordiais da fé, que devemos dirigir nossas orações somente a Deus, como ele desafia a si mesmo esse culto peculiar: “Invoque-me no dia da tribulação” ( Salmos 50:15 .)

Comentário de Adam Clarke

A oração foi feita sem cessar – A palavra grega e?te??? significa tanto fervor quanto sinceridade, além de perseverança. Essas orações da Igreja produziram a interferência milagrosa mencionada abaixo e sem a qual Pedro não poderia ter escapado das mãos desse rei cruel.

Comentário de Thomas Coke

Atos 12: 5 . Sem cessar A palavra original ‘ ??te??? significa não apenas continuidade, mas também seriedade, importância e veemência.

Comentário de Scofield

oração

Ou, oração instantânea e sincera foi feita. 2 Coríntios 1:11 ; Efésios 6:18 .

Comentário de John Wesley

Pedro, portanto, foi mantido na prisão; mas a oração foi feita sem cessar a igreja para Deus por ele.

A oração contínua foi feita por ele – No entanto, quando a oração foi respondida, eles mal podiam acreditar, Atos 12:15 . Mas por que eles não haviam orado por St. James também? Porque ele foi morto assim que foi apreendido.

Referências Cruzadas

Isaías 62:6 – Coloquei sentinelas em seus muros, ó Jerusalém; jamais descansarão, dia e noite. Vocês que clamam pelo Senhor, não se entreguem ao repouso,

Mateus 18:19 – “Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus.

Lucas 18:1 – Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Atos dos Apóstolos 12:12 – Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muita gente se havia reunido e estava orando.

1 Coríntios 12:26 – Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.

2 Coríntios 1:11 – enquanto vocês nos ajudam com as suas orações. Assim muitos darão graças por nossa causa, pelo favor a nós concedido em resposta às orações de muitos.

Efésios 6:18 – Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

1 Tessalonicenses 5:17 – Orem continuamente.

Hebreus 13:3 – Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se fossem vocês mesmos que o estivessem sofrendo no corpo.

Tiago 5:16 – Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *