Estudo de Atos 13:1 – Comentado e Explicado

Havia então na Igreja de Antioquia profetas e doutores, entre eles Barnabé, Simão, apelidado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, companheiro de infância do tetrarca Herodes, e Saulo.
Atos 13:1

Comentário de Albert Barnes

A igreja que estava em Antioquia – Veja as notas em Atos 11:20 .

Certos profetas – Veja as notas em Atos 11:27 .

E professores – Os professores são mencionados várias vezes no Novo Testamento como uma ordem de ministros, 1 Coríntios 12: 28-29 ; Efésios 4:11 ; 2 Pedro 2: 1 . Sua posição e dever precisos não são conhecidos. É provável que aqueles mencionados aqui como profetas fossem as mesmas pessoas que os professores. Eles podem dispensar os dois escritórios, prevendo eventos futuros e instruindo as pessoas.

Como Barnabé – Barnabé era um pregador Atos 4: 35-36 ; Atos 9:27 ; Atos 11:22 , Atos 11:26 ; e não é improvável que os nomes “profetas e professores” aqui simplesmente designem os pregadores do evangelho.

Simeão que foi chamado Níger – “Níger” é um nome latino que significa “preto”. Por que o nome foi dado não é conhecido. Nada mais se sabe sobre ele do que é mencionado aqui.

Lúcio de Cirene – Cirene estava na África. Veja as notas em Mateus 27:32 . Lucius é mencionado posteriormente como o apóstolo Paulo quando escreveu a Epístola aos Romanos, Apocalipse 16:21 .

E Manaen – Ele não é mencionado em nenhum outro lugar do Novo Testamento.

Que havia sido criado com Herodes, o tetrarca – Herodes Antipas, não Herodes Agripa. Herodes era o tetrarca da Galiléia, Lucas 3: 1 . A palavra traduzida aqui como “que foi criada”, s??t??f?? suntrophosdenotes “alguém que é educado ou nutrido ao mesmo tempo com outro”. Não é usado em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Ele poderia estar conectado com a família real e, tendo quase a mesma idade, foi educado pelo pai de Herodes Antipas. Ele era, portanto, um homem de classe e educação, e sua conversão mostra que o evangelho não estava confinado inteiramente em sua influência para os pobres.

E Saul – Saul era um apóstolo; e, no entanto, ele é mencionado aqui entre os “profetas e mestres”, mostrando que essas palavras denotam “ministros do evangelho” em geral, sem referência a qualquer ordem ou categoria específica.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

igreja . App-186.

at = in. grego. en . App-104.

Antioquia . Veja nota em Atos 11:19 .

certo . Os textos são omitidos.

profetas . App-189.

professores . Grego. didaskalos. Ocorre quarenta e oito vezes nos Evangelhos, traduzido como “Mestre”, exceto em Lucas 2:46 (médico) e João 3: 2 (professor). Somente aqui em Atos. Sempre “professor” nas Epístolas, exceto Tiago 3: 1 (mestre).

que tinha sido criado com = irmão adotivo de. Suntrophos gregos . Só aqui.

Herodes . Herodes Antipas. App-109.

tetrarca . Ver Mateus 14: 1 . Lucas 3:19 ; Lucas 9: 7 .

Comentário de John Calvin

Aqui segue uma história, não apenas digna de ser lembrada, mas também muito proveitosa de ser conhecida, como Paulo foi nomeado o professor dos gentios; pois seu chamado era, por assim dizer, uma chave pela qual Deus nos abriu o reino dos céus. Sabemos que a aliança da vida eterna foi devidamente concluída com os judeus, de modo que não tínhamos nada a ver com a herança de Deus, pois éramos estranhos ( Efésios 2:12 😉 e o muro de separação era entre eles, o que distinguia os da casa de estranhos. Portanto, nada nos beneficiou, que Cristo trouxe a salvação ao mundo, a menos que, tirando o desacordo, houvesse alguma entrada feita para nós na Igreja. Os apóstolos já haviam recebido mandamentos tocando a pregação do evangelho em todo o mundo ( Marcos 16:16 ), mas eles se mantiveram até esse momento dentro dos limites da Judéia. Quando Pedro foi enviado a Cornélio, era algo tão novo e estranho que quase se considerou um monstro, [prodígio]. Em segundo lugar, isso pode parecer um privilégio concedido a alguns homens extraordinariamente; mas agora, se Deus designa clara e abertamente Paulo e Barnabé como apóstolos dos gentios, com isso ele os torna iguais aos judeus; para que o evangelho comece a ser comum, tanto para um como para o outro. E agora o muro de separação foi retirado, para que tanto os que estavam longe como os que estavam à mão possam se reconciliar com Deus; e que, reunidos sob uma cabeça, eles podem crescer juntos para formar um corpo. Portanto, o chamado de Paulo não deve ter menos peso entre nós do que se Deus clamasse do céu aos ouvidos de todos os homens, para que a salvação prometida em tempos passados ??a Abraão e à semente de Abraão ( Gênesis 22:17). ) não nos pertence menos neste dia do que se tivéssemos saído dos lombos de Abraão. Por esta causa é que Paulo trabalha tanto (772) em defesa e atestando seu chamado ( Gálatas 1:17 😉 que os gentios podem certamente convencer a si mesmos de que a doutrina do evangelho não lhes foi trazida por acaso, nem pela aspereza do homem, mas, primeiro, pelo maravilhoso conselho de Deus; em segundo lugar, por mandamento expresso, enquanto ele fez aquilo conhecido aos homens que havia decretado consigo mesmo.

1 Havia na igreja. Declarei no quarto aos Efésios ( Efésios 4:11 ) e no décimo segundo do Primeiro aos Coríntios ( 1 Coríntios 12:28 ) que diferença há (pelo menos no meu julgamento) entre médicos e profetas . Pode ser que eles estejam neste lugar synonyma, [sinônimo] (ou que signifiquem ambas uma coisa), de modo que este é o significado de Lucas, que havia muitos homens naquela igreja dotados de graça singular do Espírito para ensinar. Certamente não consigo ver como isso pode se unir, para entender pelos profetas aqueles que receberam o dom de predizer coisas; mas penso que isso significa excelentes intérpretes das Escrituras. E esses tinham o ofício de ensinar e exortar, como Paulo testifica no décimo quarto da Primeira aos Coríntios ( 1 Coríntios 45:37 ). Devemos marcar a deriva de Lucas: Paulo e Barnabé eram ministros da igreja de Antioquia; Deus os chama dali agora para outro lugar. Para que nenhum homem pense que aquela igreja era destituída de ministros bons e adequados, para que Deus provesse a perda de outras igrejas, Lucas evita isso e diz que havia esse estoque ali, que, embora ajudasse outros , ainda permaneceu suficiente para a sua utilização; pelo que parece quão abundantemente Deus havia derramado sua graça sobre a Igreja, de onde os rios, por assim dizer, podiam ser deduzidos e transportados para diversos lugares.

Assim, mesmo em nossos dias, Deus enriquece mais certas igrejas do que outras, para que sejam seminários para difundir a doutrina do evangelho. Deve ser necessário que Manaen, criado com Herodes, tenha alguma família nobre. E esse Lucas recita de propósito que ele possa nos mostrar sua piedade que, desprezando a pompa mundana, se unira ao rebanho simples e desprezado de Cristo. Ele poderia, de fato, ter sido um cortesão principal se tivesse sido governado por ambição; mas, para que ele se vicie totalmente em Cristo, ele se recusa a não mudar esses fumos de honra com reprovação e ignomínia. Pois se considerarmos em que estado a Igreja se encontrava na época, ele não poderia dar seu nome ao evangelho, a menos que se sujeitasse (773) à infâmia comum. Portanto, o Senhor pretendeu nos ensinar, por seu exemplo, a desprezar o mundo, para que aqueles que aprendam com uma mente valiosa e elevada desprezem o mundo, que de outra forma não podem ser verdadeiros cristãos, a menos que joguem fora as coisas que são preciosas para o mundo. carne, como feridas e impedimentos.

Comentário de Adam Clarke

Certos profetas e professores – ???f?ta? ?a? d?das?a??? . É provável que estes não fossem escritórios distintos; ambos podem ser investidos nas mesmas pessoas. Pelos profetas, devemos entender, quando a palavra é usada de maneira simples, pessoas que freqüentemente foram inspiradas a prever eventos futuros e, pelos professores, pessoas cujo ofício comum era instruir as pessoas na doutrina cristã. Estes também, para serem adequadamente qualificados para o ofício, devem ter sido dotados da influência do Espírito Santo; pois, como uma porção muito pequena das Escrituras do Novo Testamento ainda não havia sido dada, era necessário que os professores derivassem grande parte de seu próprio ensino por revelação imediata de Deus. Sobre profetas e professores, veja a nota em Atos 11:27 .

Barnabé – De quem já viu antes, Atos 11: 22-24 .

Simeão-Níger – ou Simeão, o Negro, por causa de sua pele ou cabelo. Foi por razões desse tipo que sobrenomes, sobrenomes, nome sobre nome foram impostos pela primeira vez. Deste Simeão, nada mais se sabe.

Lúcio de Cirene – Veja Atos 11:20 .

Manaen, que foi criada com Herodes – Nossa margem deu o significado apropriado da palavra original s??t??f?? , um irmão adotivo; Manaen era o filho da mulher que cuidou de Herodes Antipas; e também o filho, cujo leite o jovem Herodes dividia. De uma pessoa cujo nome era Manaen ou Menahem, e que estava na corte de Herodes, lemos várias coisas nos escritores judeus. Eles dizem que este homem tinha o dom de profecia e que ele disse a Herodes, quando ele era apenas uma criança, que ele seria rei. Quando Herodes se tornou rei, ele o chamou para sua corte e o manteve em grande estima. Pode ter sido o filho desse Menaém de quem São Lucas fala aqui. Dr. Lightfoot mostrou que isso é pelo menos possível.

Comentário de Thomas Coke

Atos 13: 1 . Agora havia na igreja – em Antioquia o último versículo do capítulo anterior deveria ter sido o primeiro disso; para ch. Atos 12:24 termina a história da morte de Herodes e os efeitos que ela teve sobre a igreja cristã; e então, Atos 13:25, uma nova história é iniciada, a qual é continuada no presente capítulo. Alguns conjeturaram que Níger mencionado neste versículo era Simão, o cireniano, pai de Alexandre e Rufus, que foi obrigado a carregar a cruz depois de Cristo; pois é muito provável que ele tenha sido chamado de Níger, como uma pele morena ou negra , como geralmente são os africanos. A única objeção a isso é que Lucius, que é mencionado a seguir, é chamado de cireniano por distinção do outro, como se ele fosse o único cireniano presente. Mas esse Simon, chamado Níger, pode ser nativo de alguma outra parte da África. Quem quer que fosse, os romanos provavelmente o deram o sobrenome do Níger. Este é um exemplo dentre muitos, da latinização de São Lucas, onde ele preserva até a terminação latina. Manaen, provavelmente, pelas circunstâncias mencionadas aqui, era uma pessoa de algum nível e condição. Josefo menciona um Manaen, um essênio, que havia predito a Herodes, o Grande, quando menino, que ele deveria ser um rei, e que depois foi muito favorável a ele; e alguns pensaram que este era seu filho.

Comentário de Scofield

Herodes

Veja a margem ref. (Veja Scofield “ Mateus 14: 1 “) .

Comentário de John Wesley

Manaen, criado com Herodes – seu irmão adotivo, agora livre das tentações de um tribunal.

Referências Cruzadas

Mateus 14:1 – Por aquele tempo Herodes, o tetrarca, ouviu os relatos a respeito de Jesus

Lucas 3:1 – No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia; Herodes, tetrarca da Galiléia; seu irmão Filipe, tetrarca da Ituréia e Traconites; e Lisânias, tetrarca de Abilene;

Lucas 3:19 – Todavia, quando João repreendeu Herodes, o tetrarca, por causa de Herodias, mulher do próprio irmão de Herodes, e por todas as outras coisas más que ele tinha feito,

Lucas 13:31 – Naquela mesma hora alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: “Saia e vá embora daqui, pois Herodes quer matá-lo”.

Lucas 23:7 – Quando ficou sabendo que ele era da jurisdição de Herodes, enviou-o a Herodes, que também estava em Jerusalém naqueles dias.

Atos dos Apóstolos 4:36 – José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa encorajador,

Atos dos Apóstolos 8:1 – E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria.

Atos dos Apóstolos 9:1 – Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,

Atos dos Apóstolos 11:20 – Alguns deles, todavia, cipriotas e cireneus, foram a Antioquia e começaram a falar também aos gregos, contando-lhes as boas novas a respeito do Senhor Jesus.

Atos dos Apóstolos 11:22 – Notícias desse fato chegaram aos ouvidos da igreja em Jerusalém, e eles enviaram Barnabé a Antioquia.

Atos dos Apóstolos 11:22 – Notícias desse fato chegaram aos ouvidos da igreja em Jerusalém, e eles enviaram Barnabé a Antioquia.

Atos dos Apóstolos 11:25 – Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo

Atos dos Apóstolos 11:30 – E o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo.

Atos dos Apóstolos 12:25 – Tendo terminado sua missão, Barnabé e Saulo voltaram de Jerusalém, levando consigo João, também chamado Marcos.

Atos dos Apóstolos 13:9 – Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse:

Atos dos Apóstolos 14:26 – De Atália navegaram de volta a Antioquia, onde tinham sido recomendados à graça de Deus para a missão que agora haviam completado.

Atos dos Apóstolos 15:35 – Mas Paulo e Barnabé permaneceram em Antioquia, onde, com muitos outros ensinavam e pregavam a palavra do Senhor.

Romanos 12:6 – Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.

Romanos 16:21 – Timóteo, meu cooperador, envia-lhes saudações, bem como Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes.

1 Coríntios 9:6 – Ou será que apenas eu e Barnabé não temos o direito de deixar de trabalhar para termos sustento?

1 Coríntios 12:28 – Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.

1 Coríntios 14:24 – Mas se entrar algum descrente ou não instruído quando todos estiverem profetizando, ele por todos será convencido de que é pecador e por todos será julgado,

Gálatas 2:9 – Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos.

Gálatas 2:13 – Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia, de modo que até Barnabé se deixou levar.

Efésios 4:11 – E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,

Filipenses 4:22 – Todos os santos lhes enviam saudações, especialmente os que estão no palácio de César.

1 Tessalonicenses 5:20 – Não tratem com desprezo as profecias,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *