Estudo de Atos 13:13 – Comentado e Explicado

Paulo e os seus companheiros navegaram de Pafos e chegaram a Perge, na Panfília, de onde João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.
Atos 13:13

Comentário de Albert Barnes

Paulo e sua companhia – aqueles que estavam com ele – Barnabé e João – e talvez outros que haviam sido convertidos em Paphos; pois era comum que muitos dos convertidos ao cristianismo participassem dos apóstolos em suas viagens. Ver Atos 9: 3 O.

Afrouxado de Paphos – Partiu de Paphos. Veja as notas em Atos 13: 6 .

Eles chegaram a Perga na Panfília – a Panfília era uma província da Ásia Menor, deitada contra Chipre, tendo a Cilícia a leste, a Lycia a oeste, a Pisídia ao norte e o sul do Mediterrâneo. Perga era a metrópole de Panfília, e estava situada não no litoral, mas no rio Cestus, a alguma distância de sua foz. Havia em uma montanha perto dela um famoso templo de Diana.

E João se afastando deles … – Por que ele se afastou deles é desconhecido. Pode ter sido por medo do perigo; ou de alarme ao viajar tão longe para regiões desconhecidas. Mas está claro em Atos 15:38 , que foi por alguma causa que foi considerada culpada, e que sua conduta agora era de tal modo que Paulo não estava disposto a novamente tê-lo como companheiro.

Comentário de E.W. Bullinger

Paul e sua empresa . Literalmente Aqueles sobre (grego. Por.) Paulo. Um idioma grego.

solto = pesado (âncora). Grego. anago. Usado nesse sentido uma vez em Lucas ( Atos 8:22 ) e treze vezes em Atos ( Atos 16:11 ; Atos 18:21 , etc.).

Perga . A capital da Panfília. Algumas milhas acima do Cestrus, que deságua na baía de Attalia. Agora uma ruína. A partida de João pode ter sido devido a alguma diferença quanto à mudança de plano, e o processo desde as planícies da Panfília até o alto de Antioquia pode ter sido devido à doença de Paulo, à qual ele se refere em Gálatas 1 Gálatas 1:13 .

in = de.

partida = tendo se retirado. Grego. apochoreo. Somente aqui, Mateus 7:23 . Lucas 9:39 .

Comentário de John Calvin

13. Aqui está estabelecida outra estação de Paulo; pois, partindo de Paphos, quando chegou a Antioquia da Pisídia, fez ali um sermão digno (791) , que Lucas recitará, juntamente com o sucesso; mas, antes de chegar a esse ponto, fala a propósito da partida de João, porque depois disso foi uma causa de triste discordância. Quando ele diz que os companheiros de Paulo se separaram de Paphos, ele quer dizer, em primeiro lugar, o próprio Paulo; segundo, o outro, exceto um. De modo que, ao observar sua suavidade, ele elogia outros que seguiram Paulo com grande (792) constância.

Comentário de Adam Clarke

Paul e sua companhia saíram de Paphos – Eles partiram desta ilha, partindo, presume-se, Elymas, um penitente sincero e profundamente humilhado; e Sérgio Paulo, um crente completo e feliz na doutrina de Cristo.

Antes dessa época, São Lucas sempre menciona Barnabé antes de Paulo; mas depois disso ele menciona Paulo sempre primeiro; provavelmente depois de ver como Deus o havia distinguido nos procedimentos tardios em Chipre; agora tanto do Espírito Santo repousava sobre ele.

Eles chegaram a Perga na Panfília – como Pérgola não era uma cidade marítima, é suposto que os apóstolos navegaram pelo rio Cestrus, a fim de chegar a este lugar que, segundo Strabo, estava situado a cerca de sessenta léguas nesse rio, e perto do qual havia um famoso templo dedicado a Diana. Para a Panfília, veja Atos 2:10 .

E João partindo deles – Por que João Marcos deixou seus irmãos neste lugar, não somos informados; provavelmente ele foi visitar sua mãe piedosa Maria em Jerusalém e ver Pedro, a quem ele deveria estar muito ligado. Certamente não foi com a aprovação de Paulo que ele os deixou neste lugar, como aprendemos em Atos 15:38 ; contudo, sua partida não parece ter merecido o descontentamento de Barnabé; por João Marcos ter encontrado esses apóstolos em Antioquia, quando Paulo pretendeu revisitar os vários lugares onde eles haviam plantado a palavra de Deus, Barnabé estava disposto a levá-lo com eles; mas Paulo não consentiu, porque se afastou deles da Panfília e não foi com eles para o trabalho, Atos 15: 35-39 , e isso ocasionou uma separação entre Barnabé e Paulo. Não parece que John Mark tivesse qualquer obrigação de acompanhá-los por mais tempo ou mais longe do que desejava. Ele parece ter sido pouco mais que seu servo, e certamente não foi divinamente designado para este trabalho, como eles eram; e, consequentemente, poderia deixá-los inocentemente, embora não gentil, se não pudessem suprir prontamente seu lugar. A esse respeito, John Mark pode ser o culpado; mas Barnabé, cujo sobrinho ele era, podia examinar essa falha mais facilmente do que Paulo, que não conseguia encontrar esses motivos para passar pelo que era repreensível em sua conduta, que a afeição natural poderia fornecer ao seu irmão apóstolo.

Comentário de Thomas Coke

Atos 13:13 . Agora, quando Paulo e sua companhia É observável que, a partir desse período, São Lucas geralmente menciona Paulo antes de Barnabé, enquanto ele até agora sempre o mencionara pela última vez: não, ao calcular os cinco, que eram profetas e professores na igreja em Antioquia, ele colocou Barnabé o primeiro e Saul o último; porque muito provavelmente Barnabé era um dos mais antigos, e Saulo, o mais jovem, se converteu entre eles: mas agora, quando ele se tornou um apóstolo tão eminente, para não ficar atrás do chefe dos apóstolos, ele é mencionado o primeiro, como principal. pessoa da história e a mais honrada de todas. Perdendo com o resto de sua companhia de Paphos, eles navegaram, muito provavelmente, pelo rio Cestrus, até Perga, uma cidade de Panfília, não muito longe da costa da Ásia Menor, perto da qual havia um templo dedicado a Diana. Parece não ter havido uma sinagoga judaica, nem proseucha naquela cidade; pois não lemos nada sobre a tentativa de pregar o evangelho naquele momento. Mas foi aí que João Marcos os deixou e voltou para Jerusalém; como supondo, talvez, que São Pedro, em cuja companhia ele parece ter mais gostado, possa voltar para lá; especialmente quando o rei Herodes estava morto, que tentara a vida desse apóstolo. Se Marcos fez qualquer escrúpulo em receber os gentios idólatras na igreja cristã ou ficou desanimado com os perigos e dificuldades de tal tentativa; ou prevaleceu sobre retornar apenas por sua extraordinária consideração e afeição por São Pedro, agora não pode ser determinado com certeza.

Comentário de Spurgeon

Atos 13:13 . Ora, quando Paulo e sua companhia se retiraram de Paphos, chegaram a Perga, na Panfília; e João, partindo deles, voltou a Jerusalém.

“João” – ou seja, João Marcos, como vemos no capítulo 15. versículo 37 .

Atos 13: 14-15 . Porém, quando partiram de Perga, chegaram a Antioquia, na Pisídia, e entraram na sinagoga no sábado, e sentaram-se. E, depois da leitura da lei e dos profetas, os príncipes da sinagoga foram a eles, dizendo: Homens e irmãos, se tiverem alguma palavra de exortação ao povo, digam.

Os governantes da sinagoga os notaram como estranhos chegando e perceberam que eram judeus, provavelmente por usarem o mesmo tipo de roupa que outros judeus.

Atos 13:16 . Então Paulo se levantou e, acenando com a mão, disse: Homens de Israel, e vós que temeis a Deus, dai ouvidos.

Ou melhor, “e vós gentios prosélitos, dê audiência”.

Atos 13:17 . O Deus deste povo de Israel escolheu nossos pais e exaltou o povo quando eles habitaram como estrangeiros na terra do Egito, e com um braço alto o trouxe para lá.

É sempre bom começar com nossos ouvintes em um terreno comum. Assim, desejando convencer essas pessoas a receber o Senhor Jesus como o Messias prometido, Paulo começa com o que sempre foi atraente para seus ouvidos – a história de sua nação, com uma menção especial ao favor peculiar que Deus havia demonstrado a Seu povo escolhido Israel em trazê-los para fora da terra do Egito e da casa da servidão.

Atos 13: 18-21 . E por volta dos quarenta anos sofreu suas maneiras no deserto. E quando destruiu sete nações na terra de Chanaan, dividiu-lhes a terra deles. E depois disso, ele lhes deu juízes sobre o espaço de quatrocentos e cinquenta anos, até o profeta Samuel. E depois desejaram um rei; e Deus lhes deu Saul, filho de Cis, homem da tribo de Benjamim, pelo espaço de quarenta anos.

Você às vezes não ouve pessoas falarem depreciativamente sobre certas partes das escrituras e diz: “Oh, essa é a parte histórica”? Queridos amigos, nunca caiam no erro de pensar menos em uma parte da Escritura do que em outra, mas lembre-se de que “toda a Escritura é dada por inspiração de Deus e é proveitosa para a doutrina, para a reprovação, para a correção, para a instrução da justiça: para que os homens de Deus sejam perfeitos, perfeitamente mobilizados para todas as boas obras. ” Este sermão, de Paulo, é um ensaio da história do Antigo Testamento; e ele não teria falado sem proveito; você pode depender disso. Exorto você a protestar contra o método, que parece estar surgindo hoje em dia, de dizer: “Essa parte da Bíblia é para os judeus; “Ou” Essa Epístola em particular “- pois eles falam assim mesmo do Novo Testamento -” não é para nós. ” É tudo para nós, e devemos buscar lucrar com cada palavra, orando ao Espírito Santo para aplicá-lo em nossos corações.

Atos 13: 22-25 . E, quando o removeu, ele lhes levantou Davi para ser seu rei; a quem também deu testemunho e disse: Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que cumprirá toda a minha vontade. Da descendência deste homem, Deus, segundo sua promessa, levantou a Israel um Salvador, Jesus: quando João pregou pela primeira vez antes de sua vinda, o batismo de arrependimento a todo o povo de Israel. E, quando João cumpriu seu curso, disse: Quem pensais que eu sou? Eu não sou ele Mas eis que vem um após mim, cujos sapatos de seus pés não sou digno de perder.

Paulo continuou com sua narrativa até a história de Saul e Davi, e assim ele cumprimentou o filho maior de Davi, o Senhor Jesus Cristo. Ele veio por meio da história do Antigo Testamento para Cristo, e por meio de João Batista para Cristo; e é assim que o pregador do evangelho deve viajar. Em qualquer caminho que ele percorra, seu término deve ser Cristo. O lema de todos os verdadeiros servos de Deus deve ser: “Pregamos a Cristo; e ele crucificado. ” Um sermão sem Cristo é como um pedaço de pão sem farinha. Não há Cristo em seu sermão, senhor? Então vá para casa e nunca pregue novamente até ter algo que valha a pena pregar.

Atos 13:26 . Homens e irmãos, filhos do rebanho de Abraão, e qualquer um de vós teme a Deus,

Ou “é um prosélito de Deus”.

Atos 13: 26-27 . Para você é enviada a palavra desta salvação. Pois os que habitam em Jerusalém e seus governantes, porque não o conheciam, nem as vozes do profeta que são lidas todos os sábados, cumpriram-no ao condená-lo.

Veja como é fácil para as pessoas ouvirem a Bíblia lida e ainda assim saberem muito pouco sobre o que ela contém. Eles podem ter as lições lidas todos os dias de sábado em sua audição, e, no entanto, podem não entender o que há neles. Eles podem até tornar-se grandes leitores das Escrituras, mas ainda assim não vêm a Cristo, como foi com aqueles a quem o Senhor Jesus disse: “Vós procuras as Escrituras, pois nelas pensais ter a vida eterna; e são eles que testificam. de mim. Mas não quereis vir a mim para ter vida. Se você se contenta apenas em ler ou ouvir as Escrituras, e não vem ao próprio Cristo, você fica aquém da salvação; sim, você permanece em uma posição em que pode ser capaz do pecado mais grave, como eram essas pessoas em Antioquia, na Pisídia.

Atos 13: 28-37 . E, embora não encontrassem nele causa de morte, ainda assim desejavam que Pilatos fosse morto. E, cumprindo tudo o que estava escrito dele, o tiraram da árvore e o deitaram em um sepulcro. Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos; e ele foi visto muitos dias depois que subiram com ele da Galiléia a Jerusalém, que são suas testemunhas para o povo. E declaramos a vocês boas-novas, como que a promessa que foi feita aos pais, Deus cumpriu o mesmo conosco seus filhos, na medida em que ressuscitou Jesus; como também está escrito no segundo salmo: Tu és meu filho, hoje te gerei. E, com relação ao fato de que ele o ressuscitou dentre os mortos, agora não mais para voltar à corrupção, ele disse dessa maneira: darei a você as misericórdias de Davi. Portanto ele diz também em outro salmo: Não permitirás que o teu Santo veja corrupção. Pois Davi, depois de ter servido sua própria geração pela vontade de Deus, dormiu, foi posto em seu pai e viu a corrupção; mas ele, a quem Deus ressuscitou, não viu corrupção.

Observe como Paulo se mantém nas escrituras. Um apóstolo inspirado, ele apelou ao Antigo Testamento para apoiar seu caso. Esse era o melhor argumento que ele poderia usar com os judeus; e, freqüentemente, será o melhor que podemos usar com os gentios.

Atos 13: 38-42 . Fiquem sabendo, homens e irmãos, que através deste homem é pregado a você o perdão dos pecados; e por ele todos os que crêem são justificados de todas as coisas, das quais não pudemos ser justificados pela lei de Moisés. Cuidado, pois, para que não venha sobre você, o que é mencionado nos profetas; Eis que desprezadores, e admirais, e perecemos; porque eu trabalho nos vossos dias, obra em que de modo algum crerás, ainda que um homem vos declare. E quando os judeus saíram da sinagoga, os gentios imploraram que essas palavras lhes fossem pregadas no próximo sábado.

Eles não se importavam em ouvir sermões duas vezes naqueles dias. Muitas vezes não nos pedem para pregar o mesmo sermão novamente. Mas essas pessoas queriam saber a verdade; e, portanto, pediram para repetir. Se nosso povo não receber o evangelho na primeira vez em que o pregamos, devemos contar a eles repetidamente. Com o martelo da Palavra, devemos ferir a mesma unha na cabeça novamente e novamente. Mesmo que não proferamos as mesmas palavras, deve haver sempre o mesmo assunto sábado a sábado, e semana após semana.

Atos 13: 43-46 . Agora, quando a congregação foi dividida, muitos judeus e prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé: quem, falando com eles, os persuadiu a continuar na graça de Deus. E no dia seguinte do sábado, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus. Mas quando os judeus viram as multidões, ficaram cheios de inveja e falaram contra essas coisas que foram ditas por Paulo, contradizendo e blasfemando. Então Paulo e Barnabé se tornaram ousados,

Embora os próprios judeus, eles não suportariam ver o fanatismo de sua nação.

Atos 13:46 . E disse: Era necessário que a palavra de Deus lhe fosse primeiro dita; mas, vendo-a de você e julgando-se indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios.

E uma virada abençoada foi para vocês, queridos amigos e para mim.

Atos 13: 47-49 . Pois assim nos ordenou o Senhor, dizendo: Eu te pus para luz dos gentios, para que sejas para salvação até os confins da terra. E quando os gentios ouviram isso, ficaram satisfeitos e glorificaram a palavra do Senhor: e todos os que foram ordenados para a vida eterna creram. E a palavra do Senhor foi publicada em toda a região.

Comentário de John Wesley

Ora, quando Paulo e sua companhia se retiraram de Paphos, chegaram a Perga, na Panfília; e João, partindo deles, voltou a Jerusalém.

John se retirando deles voltou – Cansado com o cansaço, ou encolhendo do perigo.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 2:10 – Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma,

Atos dos Apóstolos 13:5 – Chegando em Salamina, proclamaram a palavra de Deus nas sinagogas judaicas. João estava com eles como auxiliar.

Atos dos Apóstolos 13:6 – Viajaram por toda a ilha, até que chegaram a Pafos. Ali encontraram um judeu, chamado Barjesus, que praticava magia e era falso profeta.

Atos dos Apóstolos 14:24 – Passando pela Pisídia, chegaram à Panfília

Atos dos Apóstolos 15:38 – Mas Paulo não achava prudente levá-lo, pois ele, abandonando-os na Panfília, não permanecera com eles no trabalho.

Atos dos Apóstolos 27:5 – Tendo atravessado o mar aberto ao longo da Cilícia e da Panfília, ancoramos em Mirra, na Lícia.

Atos dos Apóstolos 27:13 – Começando a soprar suavemente o vento sul, eles pensaram que haviam obtido o que desejavam; por isso levantaram âncoras e foram navegando ao longo da costa de Creta.

Colossenses 4:10 – Aristarco, meu companheiro de prisão, envia-lhes saudações, bem como Marcos, primo de Barnabé. Vocês receberam instruções a respeito de Marcos, e se ele for visitá-los, recebam-no.

2 Timóteo 4:11 – Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *