Estudo de Atos 15:7 – Comentado e Explicado

Ao fim de uma grande discussão, Pedro levantou-se e lhes disse: Irmãos, vós sabeis que já há muito tempo Deus me escolheu dentre vós, para que da minha boca os pagãos ouvissem a palavra do Evangelho e cressem.
Atos 15:7

Comentário de Albert Barnes

Muita disputa – Ou melhor, muita investigação ou deliberação. Com a nossa disputa de palavras, geralmente conectamos a idéia de calor e raiva. Isso não está necessariamente implícito na palavra usada aqui. Pode ter sido uma investigação calma, solene e deliberada; e não há evidências de que foi conduzido com calor ou raiva indevidos.

Pedro levantou-se e disse: Pedro provavelmente era o mais velho e estava mais acostumado a falar, Atos 2:14, etc .; Atos 3: 6, Atos 3:12. Além disso, havia uma razão específica para ele falar aqui, pois ele havia se envolvido em cenas semelhantes e entendido o caso, e tinha evidências de que Deus havia convertido pecadores sem os ritos mosaicos, e sabia que seria inconveniente ter impôs esses ritos àqueles que haviam sido convertidos.

Há um bom tempo – Veja Mateus 16:18, com Atos 10 .

Que os gentios – Cornélio, e aqueles que estavam reunidos com ele em Cesaréia. Este foi o primeiro caso que ocorreu e, portanto, era importante apelar para ele.

Comentário de E.W. Bullinger

disputando . Igual à disputa, Atos 15: 2 . Muito sentimento seria exibido.

levantou-se . Grego. anistimi. App-178.

Homens e irmãos . Veja nota em Atos 1:16 .

saber . Grego. epistamai. App-132.

há um bom tempo atrás . Literalmente desde os primeiros dias (grego. Archaios) , ou seja, cerca de treze anos antes. App-181.

escolha feita = escolhido. Grego. eklegomai, como em Atos 1: 2 .

por = até. Grego. dia. App-104. Atos 15: 1 . Compare Atos 10: 44-48 .

palavra . Grego. logotipos. App-121.

Comentário de John Calvin

7. E quando houve grande disputa. Embora houvesse escolha feita de homens graves, e como eram os professores públicos da Igreja, eles não poderiam concordar aos poucos. – (93) Pelo que aparece como o Senhor exercitou sua Igreja, mesmo assim, pela enfermidade dos homens, para que ela aprendesse a ser sábia com humildade. Além disso, ele sofreu (mesmo na companhia e assembléia em que era chefe) o ponto principal da doutrina cristã a ser jogado e manuseado de maneira diversa, para que não nos perguntássemos, se a qualquer momento isso acontecer, que homens que são instruídos de outra maneira e piedoso, por inabilidade, caem em erro. Para alguns, não foram tão perspicazes [agudos] que puderam ver completamente a grandeza do assunto. De modo que, quando julgam que a lei deve ser mantida, sendo imprudentemente levada pelo zelo da lei, eles não vêem a que profundidade de labirinto lançam a consciência de outros homens, e a deles também. Eles pensaram que a circuncisão era um símbolo eterno e inviolável da aliança de Deus; a mesma opinião que eles tinham de toda a lei. Portanto, Pedro se apoia principalmente nisso, para mostrar o estado da questão que a maioria deles não conhecia. E sua oração tem dois membros. Pois, primeiro, ele prova pela autoridade de Deus que os gentios não devem ser obrigados a cumprir a lei; segundo, ele ensina que toda a salvação do homem é derrubada, se a consciência for pego nessa armadilha. Portanto, a parte anterior (em que ele declara que foi enviado por Deus para ensinar os gentios e que o Espírito Santo desceu sobre eles) tende para esse fim, que os homens não desanimaram imprudentemente as cerimônias da lei, mas que Deus é o autor desse cancelamento. E assim que a autoridade de Deus é trazida, todas as dúvidas são tiradas, porque esta é toda a nossa sabedoria, para permanecermos sob a autoridade, governo e mandamento de Deus, (94) e prestar mais atenção a Sua prazer e prazer do que por todos os motivos. Agora, é certo que ponderemos as palavras de Pedro, pelas quais ele prova que isso foi concedido aos gentios por Deus, para ser livre do jugo da lei. –

Você sabe. Ele os chama para testemunhar (e para eles apela), para que ninguém pense que ele está prestes a falar de alguma coisa sombria e duvidosa. A história era bem conhecida por todos eles. O que restou, ele mostra que eles eram cegos, mesmo na luz mais clara, sim, porque eles não haviam aprendido há muito tempo o que era mostrado abertamente. Ele chama o início da pregação dos velhos tempos do evangelho, ou dos velhos tempos, como se ele dissesse, atrás, como era desde o primeiro começo da Igreja, depois que Cristo começou a reunir para si qualquer povo. –

Deus escolheu em nós. A palavra escolha significa nomear ou decretar. Embora Pedro compreenda também a livre eleição de Deus, como a escolha pela qual Deus adotou os gentios para ser seu povo; portanto, ele escolheu, isto é, por assim dizer, fazer uma escolha, a fim de mostrar um sinal de sua livre eleição nos gentios; ele desejaria que pela minha boca eles ouvissem a doutrina do evangelho. Essas palavras, em nós, importam tanto quanto à nossa vista, ou sendo testemunhas, ou entre nós. – (95) Pois seu significado é que ele não declara nada além do que eles sabiam muito bem; ou seja, o que foi feito diante de seus olhos. A frase é bastante comum entre os gregos, e também entre os hebretianos, [hebreus], ??a menos que tivéssemos resolvido a mentira como outros fazem, ele me escolheu para fora dessa companhia. –

E acredite. Este foi um selo para confirmar o chamado dos gentios. O ofício de ensino foi ordenado a Pedro por um oráculo; mas o fruto que veio de sua doutrina torna seu ministério nobre e autêntico, como eles o chamam. Pois, visto que os eleitos são iluminados na por uma graça peculiar do Espírito, a doutrina não produzirá frutos, a menos que o Senhor mostre seu poder em seus ministros, ensinando a mente daqueles que interiormente ouvem e atraem. seus corações interiormente. Portanto, vendo o Senhor ordenar que a doutrina do evangelho fosse levada aos gentios, ele os santificou para si mesmo, para que não fossem mais profanos. Mas a consagração solene era então perfeita em todos os pontos, quando ele imprimia em seus corações, pela fé, a marca de sua adoção. A frase que se segue imediatamente deve ser entendida como estabelecida por meio de exposição; – (96) porque Pedro anexa as graças visíveis do Espírito à fé, pois, certamente, elas não eram mais que uma adição delas. Portanto, vendo que os gentios são enxertados no povo de Deus sem circuncisão e cerimônias, Pedro conclui que não foi bem feito impor-lhes qualquer necessidade de cumprir a lei. No entanto, parece ser apenas um argumento fraco para provar sua eleição, porque o Espírito Santo desceu sobre eles. Pois eram tais dons que não podiam raciocinar com os mesmos, que eram contados no número dos piedosos. Mas é somente o Espírito de regeneração que distingue os filhos de Deus dos estranhos. Eu respondo: Embora os homens, que de outra forma fossem vaidosos, fossem dotados de dom de línguas e semelhantes, Pedro ainda aceita algo que todos os homens concedem, o que era conhecido, que Deus selou em Cornélio e seus primos [parentes ] sua livre adoção pela visível graça do Espírito, como se ele apontasse seus filhos com o dedo. –

O conhecedor dos corações. Ele aplica esse complemento a Deus, de acordo com a circunstância do presente assunto; e tem sob ela uma contrariedade secreta, (97) que os homens são mais viciados em pureza externa, porque julgam de acordo com seu sentido e entendimento grosseiro e terreno; mas Deus olha dentro do coração. Portanto, Pedro ensina que eles julgam absurdamente neste assunto, de acordo com a compreensão do homem, visto que somente a pureza interior do coração está aqui para ser estimada, o que não sabemos. – (98) E por este meio ele reprime nossa imprudência, para que, tomando para nós mais do que deveríamos, murmuremos contra o julgamento de Deus. Como se ele dissesse, se você não vê razão para o testemunho que Deus lhes deu, pense consigo mesmo que grande diferença há entre ele e você. Pois tu és segurado com pompa externa de acordo com a tua natureza grosseira, que deve ser abandonada quando chegarmos ao trono de Deus, (99) onde os corações dos homens são conhecidos espiritualmente. Mas, no período intermediário, devemos observar uma doutrina geral, de que os olhos de Deus não olham para a vaidade dos homens, – (100), mas para a integridade do coração dos homens, como está escrito ( Jeremias 5: 3. ) Enquanto o antigo intérprete e Erasmus o traduzem, que Deus conhece os corações, ele não expressa suficientemente o que Lucas diz em grego; pois quando ele chama a Deus ?a?d?a???st?? , ele o põe contra – (101) homens, que julgam na maioria das vezes pela aparência externa; e, portanto, eles podem ser p??s?p????sta? , ou conhecedores da face, se forem comparados com Deus. –

Ne inter eos quidem statim convenire potuit “, nem eles poderiam chegar instantaneamente a um acordo.

Dei imperio aquiescere “, para concordar com o mandamento de Deus.

In medio nostri “, no meio de nós.

Exegetice “, exegeticamente.

Antítese tácita”, uma antítese tácita.

Quae nobis occulta est “, que está escondido de nós.

Ad adeleleste tribunal “, para o tribunal celestial.

Operum “, de obras.

Eum oponente “, ele se opõe a ele ou o contrasta.

Comentário de Adam Clarke

Quando houve muita disputa – Por parte da seita dos fariseus crentes; pois eles defendiam fortemente a circuncisão e, à frente deles, a tradição nos diz que era Cerinthus, um nome famoso na Igreja primitiva, como alguém que trabalhou para unir a lei e o Evangelho, e para fazer a salvação prometida por este último. dependente da realização dos ritos e cerimônias prescritos pelo primeiro. Embora os apóstolos e os anciãos estivessem sob a inspiração do Todo-Poderoso, e por essa inspiração pudessem imediatamente determinar a questão, era altamente necessário que a parte que objetasse fosse autorizada a apresentar-se e alegar suas razões para as doutrinas que pregavam, e que essas razões devem ser razoavelmente atendidas por argumentos, e a coisa provou ser inútil em si mesma, inconveniente no presente caso e não apoiada por nenhuma autoridade expressa de Deus, e que não serve a nenhum propósito para os gentios, que em seu estado incircunciso, por crendo em Cristo Jesus, haviam sido feitos participantes do Espírito Santo.

Peter levantou-se e disse: – Isso foi depois que os assuntos em disputa foram totalmente debatidos; e agora os apóstolos, como juízes, depois de ouvirem conselhos de ambos os lados, procedem a julgar o caso.

Há um bom tempo atrás – ?f?µe??? a??a??? , Desde os tempos antigos: uma frase que simplesmente significa alguns anos atrás; e, se ele aqui se referir à conversão de Cornélio (ver Atos 10: 1-48), ele deve significar cerca de dez anos antes dessa época; mas é mais provável que ele se refira àquele tempo em que Cristo lhe deu as chaves do reino dos céus, para poder abrir a porta da fé aos gentios.

Deus fez escolha entre nós – isto é, ele me escolheu para ser o primeiro apóstolo dos gentios.

Comentário de Thomas Coke

Atos 15: 7 . E quando houve muitas disputas, O debate que surgiu nesta assembléia, pode de fato provar que havia na igreja de Jerusalém alguns que não tinham o devido respeito pela autoridade dos apóstolos; mas não pode permitir nenhum argumento justo contra sua inspiração; pois esta disputa não parece ter estado entre os próprios apóstolos; e, se realmente tivessem debatido o caso há algum tempo, sua decisão poderia finalmente estar sob uma direção infalível. Parece não haver razão para concluir que sua inspiração sempre foi tão instantânea e expressa, a ponto de substituir qualquer deliberação em suas próprias mentes, ou qualquer consulta com cada um deles.

Comentário de Scofield

minha boca

Ver Mateus 16:19 . Pedro usou as chaves primeiro para os judeus no dia de Pentecostes; segundo, na casa de Cornélio para os gentios, Atos 15:14 , mas Paulo era distintamente o apóstolo dos gentios. Gálatas 2: 7 ; Gálatas 2: 8 .

Comentário de John Wesley

E, havendo muitas controvérsias, Pedro levantou-se e disse-lhes: Homens e irmãos, sabeis que, há muito tempo, Deus fez uma escolha entre nós, para que os gentios da minha boca ouvissem a palavra do evangelho, e acreditam.

Depois de muito debate – Não parece que isso estivesse entre os próprios apóstolos. Mas se tivesse, se eles próprios tivessem debatido a princípio, ainda assim sua decisão final seria de uma direção infalível. Por quanto realmente eles foram inspirados, não precisamos supor que sua inspiração sempre foi tão instantânea e expressa, a ponto de substituir qualquer deliberação em suas próprias mentes ou qualquer consulta um com o outro.

Pedro levantou-se – Esta é a última vez que ele é mencionado nos Atos.

Referências Cruzadas

Exodo 4:12 – Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer”.

1 Crônicas 28:4 – “No entanto, o Senhor, o Deus de Israel, escolheu-me dentre toda a minha família para ser rei em Israel, para sempre. Ele escolheu Judá como líder, e da tribo de Judá escolheu minha família, e entre os filhos de meu pai ele quis fazer-me rei de todo o Israel.

Jeremias 1:9 – O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: “Agora ponho em sua boca as minhas palavras.

Mateus 16:18 – E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

João 3:27 – A isso João respondeu: “Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado do céu.

João 15:16 – Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

Atos dos Apóstolos 1:16 – e disse: “Irmãos, era necessário que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse por boca de Davi, a respeito de Judas, que serviu de guia aos que prenderam Jesus.

Atos dos Apóstolos 1:24 – Depois oraram: “Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tens escolhido

Atos dos Apóstolos 3:18 – Mas foi assim que Deus cumpriu o que tinha predito por todos os profetas, dizendo que o seu Cristo haveria de sofrer.

Atos dos Apóstolos 4:25 – Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi: ‘Por que se enfurecem as nações, e os povos conspiram em vão?

Atos dos Apóstolos 9:15 – Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Atos dos Apóstolos 10:5 – Agora, mande alguns homens a Jope para trazerem um certo Simão, também conhecido como Pedro,

Atos dos Apóstolos 10:20 – Portanto, levante-se e desça. Não hesite em ir com eles, pois eu os enviei”.

Atos dos Apóstolos 10:32 – Mande buscar em Jope a Simão, chamado Pedro. Ele está hospedado na casa de Simão, o curtidor de couro, que mora perto do mar’.

Atos dos Apóstolos 11:12 – O Espírito me disse que não hesitasse em ir com eles. Estes seis irmãos também foram comigo, e entramos na casa de um certo homem.

Atos dos Apóstolos 13:2 – Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

Atos dos Apóstolos 15:2 – Isso levou Paulo e Barnabé a uma grande contenda e discussão com eles. Assim, Paulo e Barnabé foram designados, juntamente com outros, para irem a Jerusalém tratar dessa questão com os apóstolos e com os presbíteros.

Atos dos Apóstolos 15:39 – Tiveram um desentendimento tão sério que se separaram. Barnabé, levando consigo Marcos, navegou para Chipre,

Romanos 10:17 – Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

Gálatas 2:7 – Pelo contrário, reconheceram que a mim havia sido confiada a pregação do evangelho aos incircuncisos, assim como a Pedro, aos circuncisos.

Filipenses 2:14 – Façam tudo sem queixas nem discussões,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *